Navegando por Palavras-chave "Non-Formal Environmental Education"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Atividades promotoras de percepção ambiental ministradas por organização do terceiro setor em uma E.M. de Juquitiba como forma de preparação para estudos do meio(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-11) Sousa, Rafael Lino Maenza de; Neiman, Zysman [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/6435341856481082; http://lattes.cnpq.br/5227832110383885O relato de experiência descreve uma ação de educação ambiental realizada com estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Juquitiba, promovida por uma ONG promotora do ecoturismo sediada no município e chancelada oficialmente enquanto Sala Verde do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. As atividades realizadas foram aplicadas em um único dia e dentro de sala de aula, com 60 crianças de 10 a 12 anos, divididas em quatro turmas nos períodos da manhã e tarde, e tinham como objetivo introduzir o conceito de “percepção” através de práticas de estímulo sensorial, com a função prepará-las para um estudo do meio em área natural pertencente à instituição proponente em período posterior a ação em sala de aula. Concluímos que foi possível alcançar os objetivos relacionados à introdução do tema proposto, ainda que com limitações relacionadas diante do tempo disponível para a realização, visto que, durante as atividades de estudo do meio, falas atrelando o uso dos sentidos humano foram evocadas pelos participantes quando questionados sobre o termo, além de que as atividades de preparação facilitaram a retomada de conteúdo abordado e a interação com os estudantes por conta da familiaridade com a equipe ministrante, e também estreitaram as relações institucionais de confiança entre a escola, a secretária municipal de educação e a ONG proponente.