Navegando por Palavras-chave "Neonatologia"
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- ItemSomente MetadadadosEfeito do tratamento neonatal com glutimato monossódico sobre o metabolismo lipídico e proteico em ratos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1992) Marmo, Maria Regina [UNIFESP]; Dolnikoff, Miriam Sterman [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)O estágio de neonatologia na graduação de enfermagem num contexto de mudanças(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Gesteira, Elaine Cristina Rodrigues [UNIFESP]; Goldenberg, Paulete [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O estágio se constitui numa peça fundamental do treinamento profissional diante do hiato entre as disciplinas básicas e profissionalizantes na configuração do ensino da enfermagem em nível superior e de seu movimento em direção à crescente especialização. Situado na área de ambivalência entre a Saúde da Mulher e a Pediatria, o presente trabalho tem como proposta avaliar a estrutura e o desenvolvimento do estágio disciplinar de Neonatologia, na perspectiva dos alunos, vislumbrando subsidiar seu aprimoramento. O estudo focalizou duas instituições - numa delas, o estágio se inseria na área de Saúde da Mulher; na outra, na disciplina de Neonatologia, na área da Pediatria – e comportou dois movimentos. A partir da análise documental e de entrevistas com os coordenadores de curso e docentes, num primeiro movimento, o levantamento se voltou à caracterização do estágio de neonatologia, em âmbito institucional. Num segundo movimento, objetivando a identificação do estágio na perspectiva dos alunos, utilizou-se a aplicação de questionários e a realização de grupos focais junto a estes alunos. Quanto aos conteúdos contemplados no estágio, os alunos apontaram como foco o RN normal e, secundariamente, o RN de baixo e médio risco. Maior deficiência foi referenciada aos recursos humanos e às condições materiais, constituintes do cenário de aprendizagem, particularmente, na ausência de campos próprios de estágio. Ressaltando-se limitações relativas ao exercício da SAE, a formação generalista esteve presente em seus relatos associada à noção de uma etapa para a escolha da especialização. O reconhecimento de que o mercado incorpora egressos sem a devida especialização, enquanto fonte de ansiedade, aponta o desencontro de suas expectativas em relação ao ensino da graduação, centrado no RN normal. Os alunos, em geral, manifestaram satisfação em relação ao estágio. A despeito disto, considerando graus variados de opiniões, eles sugeriram o aumento da carga horária, tendo em vista maior aproximação junto ao RN de risco. O estudo levantou como questão a necessidade de refletir sobre os cuidados com o recém-nascido, incluindo os de risco, no âmbito da atenção primária.
- ItemSomente MetadadadosEstresse ocupacional, Saúde mental e qualidade de vida de médicos e enfermeiros intensivistas pediátricos e neonatais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008) Fogaça, Monalisa de Cássia [UNIFESP]; Nogueira-Martins, Luiz Antonio [UNIFESP]Nos últimos anos, houve mudanças no mundo do trabalho, sobre tudo em seu desenho, tipo "1 exigências, e estudos sobre estresse ocupacional, saúde mental e qualidade de vida passaram a ser um tema de grande interesse no âmbito da Saúde do Trabalhador. 0 estresse ocupacional, a saúde mental e a qualidade de vida de médicos e enfermeiros, têm destaque na literatura cientifica nacional e intencional. Estes profissionais por sua vez, parecem sofrer tensões especificas de estresse ocupacional. Ha. um preceito de que eles enfrentam altos níveis de estresse no trabalho, níveis estes que se elevam em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal. Médicos e enfermeiros que trabalham nesses setores podem apresentar níveis de burnout, excessivas carga de trabalho, diminuição na satisfação do trabalho, alem de alterações psicol6gicas e na qualidade de vida. Dentro desta realidade, o presente estudo objetivou avaliar 0 estresse ocupacional, a saúde mental e a qualidade de vida de médicos e enfermeiros intensivistas pirelétricos e neonatais. Foi realizado um estudo transversal composto de 57 profissionais, de ambos os sexos, 37 médicos e 20 enfermeiros, do Hospital São Paulo (UNIFESP). Os instrumentos utilizados foram 0 Job Content Questionnarie (JCQ), 0 Effort-Reward Imbalance (ERI), 0 Questionario de Saúde Geral de Goldberg (QSG), 0 WHOQOL 100 e 0 Questionario S6cio-Ocupacional. Analises estatísticas apropriadas aos dados (teste Mann-Whitney U e coeficiente de correlação de Spearman) foram realizadas, utilizando-se nível de significância menor ou igual a 0,05. 0 estudo verificou que ambas as unidades apresentam ausência de distúrbios psiquiátricos e identificou fatores que interferem na dinâmica de trabalho e nas relações entre membros da equipe e familiares, alem da preocupação frente a fatores ocupacionais presentes nestas unidades. 0 ambiente de trabalho das respectivas unidades apresenta alta demanda psicol6gica e baixo controle sobre 0 trabalho, gerando tensão no ambiente organizacional. O ambiente organizacional da UTI Neonatal mostrou-se mais exigente para os médicos, determinando maior comprometimento com 0 trabalho, enquanto que para os enfermeiros de ambas as unidades a demanda pareceu ser a mesma. A avaliação da qualidade de vida de médicos e enfermeiros intensivistas pediátricos e neonatais, mostrou-se abaixo dos escores encontrados na literatura cientifica, quando comparados com estudos que avaliaram pacientes com dores crônicas e com prejuízos na saúde mental. A relação entre condições de trabalho e qualidade de vida dos profissionais avaliados mostrou-se prejudicada. Tanto médicos como enfermeiros apresentaram altos esforços, demandas psicol6gicas, físicas e insegurança no trabalho que repercutiram na qualidade de vida no trabalho. Nosso estudo ressalta a necessidade de realizar estudos longitudinais a fim de avaliar as condições de trabalho e suas repercussões sobre a qualidade de vida de médicos e enfermeiros intensivistas pediátricos e neonatais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A formação do neonatologista e os paradigmas implicados na relação com os pais dos bebês na unidade de terapia intensiva neonatal(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-09-28) Battikha, Ethel Cukierkorn [UNIFESP]; Kopelman, Benjamin Israel [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study aims to analyze and interpret the psychic effects on neonatologists in training generated by parents of newborns entering and staying over at neonatal intensive care units. Therefore, I have conducted a study with an approach based on the psychoanalytic theory interlocking with methods employed in qualitative surveys in the health field. Twenty neonatology students or residents from the institutions listed below participated in a single semi-structured interview: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Faculdade Estadual Paulista Campus de Botucatu - Faculdade de Medicina - UNESP; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP; Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Médicas - UNICAMP e do Hospital Municipal e Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva - Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha. Based on readings of the material provided by the residents, and focusing on the sum and substance, whose presence would be significant to my object of analysis (Bardin, 1977; Patton, 1990), I have selected six categories for analysis and interpretation: parents staying over at neonatal intensive care units and its effects on the professional practice of neonatologists; communication of the diagnosis/what parents should know; deadlocks between parents and doctors when diagnosis is being communicated; identification with the parents; communicating the death of a child; and participating in the interview/helplessness and ideals. The interpretation of these categories has provided a framework in understanding the psychic mechanisms surfaced in doctors when relating to the parents of children under treatment. The recurrent theme in the final considerations of this study is the feeling of anguish and pain of residents when providing care and also during training, and the fact they lack psychic anchoring to handle these feelings, which entails a need for proposals and intervention.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A importância de um questionário de avaliação de unidade curricular(Associação Brasileira de Educação Médica, 2014-06-01) Santos, Maristela Reis dos [UNIFESP]; Goulart, Ana Lucia [UNIFESP]; Miyoshi, Milton Harumi [UNIFESP]; Dos Santos, Amelia Miyashiro [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The objective of this study was to evaluate the reliability and validity of a satisfaction questionnaire prospectively applied to the 6th year medical students of a public university who attended the neonatology course from 2000 to 2011. Of the 1,349 students, 1,314 (97.4%) answered the questionnaire. Cronbach coefficient was 0.7. The factorial analysis determined four domains: performance of professors, care at delivery room, number of neonates cared and number of classes that explained 18%, 16%, 14% and 9%, respectively of total item variance. The total score was 89.3 ± 7.6% of the maximum. The number of neonates assisted at delivery room was and 4.7 ± 3.3 and pre-test and post-test scores were 5.3 ± 0.9 and 8.8 ± 0.5, respectively. Pearson correlation between total score and post-test score was 0.7 (p = 0.010) . A positive correlation was observed between total score and quality of classes, assistance at the delivery room, performance of the neonatologist in duty and professors, assistance of neonates and hospital with conditions for education. In conclusion, the questionnaire showed adequa-te reliability and validity and student´s satisfaction score was high.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Preliminary study about occupational stress of physicians and nurses in pediatric and neonatal intensive care units: the balance between effort and reward(Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, 2010-02-01) Fogaça, Monalisa de Cássia [UNIFESP]; Carvalho, Werther Brunow de [UNIFESP]; Citero, Vanessa de Albuquerque [UNIFESP]; Nogueira-Martins, Luiz Antonio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study compared the balance between effort (E) and reward (R) among physicians and nurses working in pediatric (PED) and neonatal (NEO) Intensive Care Units. This descriptive cross-sectional study was carried out with 37 physicians and 20 nurses. The Effort-Reward Imbalance Questionnaire was used. Statistically significant differences were not found among physicians (p>0.05) or nurses from PED and NEO in relation to E and R (p>0.05). No statistically significant differences were found between physicians and nurses in PED in the several studied variables. Comparison between the professionals working in NEO revealed that physicians presented more over-commitment than nurses (p=0.01). The organizational setting of NEO proved to be more demanding for physicians, exacting a greater commitment to their work, while demands presented in both units seemed to be the same for nurses.
- ItemSomente MetadadadosPromovendo o bem-estar e o cuidado do recém-nascido prematuro por meio do toque a vivência das auxiliares e técnicas de enfermagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Caniatto, Carla [UNIFESP]; Ribeiro, Circéa Amália [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)O recem-nascido com dor: atuacao da equipe de enfermagem(Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013-09-01) Caetano, Edilaine Assuncao; Lemos, Natalia Romana Ferreira; Cordeiro, Samara Macedo; Pereira, Fernanda Maria Vieira; Moreira, Denis Da Silva; Buchhorn, Soraia Matilde Marques; Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Federal de Alfenas Escola de Enfermagem Programa de Pos-graduacao em Enfermagem; Universidade Federal de Alfenas Escola de Enfermagem; Programa de Pos-graduacao em Enfermagem Programa de Pos-graduacao em Enfermagem; Escola de Enfermagem Escola de EnfermagemIt's a quantitative, descriptive and cross study conducted with the nurse team working in the field of neonatology at the three hospitals, Alfenas-MG. Aimed to describe the forms of pain assessment of the newborn used by nurse team and analyze the practice of nursing as pain management of neonates. Data were collected through a semi-structured formulary, from August to September 2008, of 42 nurses working. The analyze was performed using SPSS software using descriptive statistics and correlation test. It was observed that the respondents recognize that the newborn is capable of feeling pain and evaluated by physiological and behavioral changes and that there isn't pain assessment scales standardized in the institutions. For the management, carry out pharmacological and nonpharmacological interventions. There is need to train professionals contributing to the assessment and management of pain, promoting of holistic care of the neonate.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O ruído da unidade de terapia intensiva neonatal após a implementação de programa educativo(Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, 2012-12-01) Tsunemi, Miriam Harumi; Kakehashi, Tereza Yoshiko; Pinheiro, Eliana Moreira [UNIFESP]; Universidade Estadual Paulista (UNESP); Escola de Terapias Orientais de São Paulo; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The present study verified the sound pressure levels inside incubators and at the Neonatal Intensive Care Unit, six months after the implementation of an educational program. Quantitative and descriptive study carried out at the Neonatal Intensive Care Unit and inside the incubators of a hospital. It was registered 151 hours and 30 minutes of sound pressure levels at the Neonatal Intensive Care Unit and inside the incubators, in January 2009 and 2010. The highest and lowest mean Leq before the educational program at the Neonatal Intensive Care Unit were 71.0 dBA and 59.0 dBA, respectively. After the intervention, it was registered at the Neonatal Intensive Care Unit the mean Leq between 80.4 and 52.6 dBA. Inside the incubators, values varied from 79.2 and 40.0 dBA to 79.1 and 45.4dBA post intervention, remaining above the recommended values. It was verified that there was no reduction of sound pressure level after the intervention. Some strategies are suggested to sensitize the staff, preparation of a guideline, architectural changes, renovation and/or preventive maintenance of equipments.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tocando o prematuro: significado para auxiliares e técnicas de enfermagem(Associação Brasileira de Enfermagem, 2011-10-01) Perencin, Carla Caniatto; Ribeiro, Circéa Amália [UNIFESP]; Universidade Nove de Julho; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study aimed to understand the meaning of touching the premature, in the nursing care, for nursing aides and technicians. The Symbolic Interaction was used as theoretical reference and the Grounded Theory as methodological reference. Data were collected through observation and semi-structured interviews, carried out with three nursing aides and two technicians. Data analysis was carried out until leading to the identification of the conceptual category Enhancing the baby's welfare and care through touch, representing the meaning of touching the premature for the nursing aides and technicians, who consider touch as the basis of caring, recognising it as part of the daily care and performing the action of touching as a way to enhance the baby's welfare.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Validade interna de um questionário de avaliação da Unidade Curricular de Pediatria Neonatal da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Santos, Maristela Reis dos [UNIFESP]; Dos Santos, Amelia Miyashiro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9925075057283150; http://lattes.cnpq.br/1503507963615320; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo primario: Verificar a confiabilidade e a validade interna de um questionario de avaliacao de Unidade Curricular de Pediatria Neonatal. Objetivos secundarios: descrever a avaliacao dos alunos do 6o ano medico sobre a Unidade e analisar os fatores associados ao desfecho oestagio otimoo de neonatologia. Metodos: Analise retrospectiva de dados coletados prospectivamente por meio de um questionario de avaliacao da Unidade Curricular de Pediatria Neonatal ministrada pela Disciplina de Pediatria Neonatal aos alunos do 6o ano de Medicina da EPMu UNIFESP, de 2000 a 2011. Foram incluidos todos os questionarios preenchidos pelos alunos. Nao houve criterios de exclusao. O questionario continha 12 perguntas com respostas em escala tipo Likert e uma pergunta aberta sobre numero de recem-nascidos recepcionados na sala de parto. A confiabilidade foi avaliada pelo coeficiente de Cronbach e a validade interna pela analise de conteudo, de criterio e de construcao por analise fatorial. Para comparacao das variaveis foram utilizadas: teste t ou Mann-Whitney (duas medias), ANOVA e teste de Bonferroni (tres ou mais medias), variaveis categoricas (χ2) e correlacao de Pearson para medidas de correlacao. Os fatores associados a estagio otimo de neonatologia foram analisados por regressao logistica. As analises estatisticas foram realizadas no programa SPSS, considerando-se significante p<0,05. Resultados: De 1349 alunos que frequentaram a Unidade Curricular, 1314 (97,4%) responderam ao questionario. O coeficiente alfa de Cronbach foi 0,659. A correlacao de Pearson entre o escore total da escala Likert e a nota do pos-teste foi 0,728 (p=0,010). Na analise fatorial todas as perguntas contribuiram para a validade do questionario e foram divididas em quatro dominios: (1) atuacao do docente/preceptor; (2) assistencia na sala de parto; (3) numero de recem-nascidos assistidos e (4) numero de aulas teoricas, explicando 18%, 16%, 14% e 9% da variancia total dos itens do questionario, respectivamente. A somatoria dos escores obtidos nas 12 perguntas foi 89,5 ± 7,6% do escore maximo possivel. O numero de recem-nascidos recepcionados na sala de parto por aluno foi 4,7 ± 3,3. As medias das notas do pre-teste e do pos-teste foram 5,3 ± 0,9 e 8,8 ± 0,5 (p <0,001), respectivamente. Os fatores associados ao estagio otimo foram: aulas teoricas otimas (OR) (5,176), aproveitamento na sala de parto otimo (2,594), atuacao do plantonista otima (2,156) discussao no alojamento conjunto otima (2,435), leitos no bercario de medio risco satisfatorio (1,902), discussao no bercario de medio risco otima (2,993), objetivo de atendimento de recem-nascido normal alcancado (2,889), hospital com condicoes de ensino (2,014), numero de recem-nascido recepcionado na sala de parto (1,134) e nota do pos-teste (1,375). Conclusoes: Os dados obtidos apresentaram confiabilidade e validade interna adequadas. O escore de avaliacao dos alunos em relacao a Unidade Curricular foi elevado. O aproveitamento do aluno durante o estagio, a opiniao sobre a atuacao dos docentes, preceptores e plantonistas e estrutura do hospital se associaram ao desfecho - estagio otimo de neonatologia