Navegando por Palavras-chave "Multimídia"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de um vídeo educativo sobre direitos sociais do paciente com câncer: relato de experiência.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-10-17) Maciel, Gabriel Silva [UNIFESP]; Marcacine, Karla Oliveira [UNIFESP]; Pinto, Vânia Lopes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8078552208250536; http://lattes.cnpq.br/8215365139117330Objetivo: descrever a construção de um vídeo estilo animação em quadro branco acerca dos direitos sociais do paciente com câncer, e sua aplicação dentro de uma ação educativa em um hospital universitário. Metodologia: a ideia do tema e a construção do vídeo surgiu com a identificação da fragilidade social e financeira dos pacientes. Foi realizado um levantamento bibliográfico, formulação e gravação do roteiro, edição do vídeo, confecção do cartaz de divulgação e a execução da ação educativa. Resultados: o vídeo com duração de seis minutos abordando 10 domínios foi apresentado aos pacientes por meio da ação educativa em três dias durante o plantão da tarde e para os profissionais organizou-se antes ou após a troca de plantão. Conclusão: a elaboração desta ferramenta proporcionou uma experiência positiva tanto para os autores quanto para a população alvo, além de fortalecer as habilidades no manejo de novas tecnologias na educação em saúde
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento e avaliação de um programa multimídia de computador para ensino de drenagem pleural(Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, 2008-07-01) Perfeito, João Aléssio Juliano [UNIFESP]; Forte, Vicente [UNIFESP]; Giudici, Roseli [UNIFESP]; Succi, José Ernesto [UNIFESP]; Lee, Jae Min [UNIFESP]; Sigulem, Daniel [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: To develop a multimedia educational computer program designed to teach pleural drainage techniques to health professionals, as well as to evaluate its efficacy. METHODS: We planned and developed a program, which was evaluated by 35 medical students, randomized into two groups. Group 1 comprised 18 students who studied using the program, and group 2 comprised 17 students who attended a traditional theoretical class given by an experienced teacher. Group 1 students were submitted to two subjective evaluations using questionnaires, and both groups took an objective theoretical test with multiple choice questions and descriptive questions. The results of the theoretical test were compared using the Mann-Whitney test. RESULTS: The subjective evaluation of the technological aspects and content of the program ranged from excellent to very good and good. The software was considered highly instructive by 16 students (88.9%), and 17 students (94.4%) thought it might partially substitute for traditional classes. Between the two groups, there was no significant difference in the multiple choice test results, although there was such a difference in the descriptive question results (p < 0.001), group 1 students scoring higher than did those in group 2. CONCLUSIONS: The computer program developed at the Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Escola Paulista de Medicina (EPM) proved to be a feasible means of teaching pleural drainage techniques. The subjective evaluation of this new teaching method revealed a high level of student satisfaction, and the objective evaluation showed that the program was as efficacious as is traditional instruction.
- ItemSomente MetadadadosDesenvolvimento e validacao de programa multimidia aplicado ao ensino do cancer da prostata(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2000) Seabra, Daniel Damiao Gomes [UNIFESP]O modelo atual de ensino medico em nivel de graduacao esta em debate, ja que os niveis de retencao de conhecimento e o interesse dos alunos parecem estar declinando nos ultimos anos. Para entender melhor esse o fenomeno, desenvolvemos um programa multimidia sobre cancer da prostata com a intencao de avaliar o seu papel como um instrumento de ensino da Urologia em nivel de graduacao. Sessenta estudantes do terceiro ano medico foram divididos em dois grupos: Grupo I, com 31 estudantes, que foram expostos ao programa multimidia sobre cancer da prostata; Grupo II, com 29 alunos, que assistiram a uma aula expositiva sobre o mesmo assunto. No final, o nivel de aquisicao de conhecimento de ambos os grupos foi avaliado atraves de uma prova com testes de multipla escolha. Adicionalmente, os componentes do Grupo I responderam a um questionario sobre suas opinioes no ensino baseado na Informática. As notas obtidas pelos membros dos Grupos I e II foram similares (60 por cento versus 62 por cento, p>O,O5). Por outro lado, a maioria dos estudantes (23/31) expostos ao programa multimidia, mencionaram que o professor nao pode ser substituido pelo programa e que a interacao com o professor ainda e relevante. De acordo com os dados do presente estudo, programas multimidia ja podem ser utilizados como instrumento de ensino de graduacao em Medicina, desde que adicionalmente seja oferecido um contato com o professor
- ItemAcesso aberto (Open Access)Eficácia de um simulador multimídia no ensino de técnicas básicas de videocirurgia para alunos do curso de graduação em medicina(Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 2007-08-01) Oliveira, Eymard Francisco Brito de; Azevedo, João Luiz Moreira Coutinho [UNIFESP]; Azevedo, Otávio Cansanção [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Hospital do Servidor Público do Estado de São PauloBACKGROUD: The search for new pedagogical tools is unremitting in every phase of the history of Mankind. The Information Technology has come to join the collection of resources that educators can rely on. METHODS: The purpose of this task was to develop a computer educational program, with multimedia resources, and review its efficiency as a teaching aid for students in their second year of Medical School. This was a double-blind, randomized, prospective trial. An educational interactive multimedia program on Basic Videosurgery Techniques was developed for this research. Twelve students were selected to take part in the experiment and randomly divided into two groups of six. Group I students were instructed to individually use the multimedia simulator for 60 minutes, while Group II students were invited to watch a one-hour theoretical class with Data-show as a teaching aid. Group I were also asked to carry out, through a questionnaire, a subjective validation of the program. RESULTS: he Mann- Whitney test was used for the statistics analyses . 16.7% of the students in Group I performed 6 of the procedures correctly , 50.0% got 9 procedures 33.3% performed 10 procedures correctly, with an average score of 9.2 + 0.72 correct answers, whereas in Group II, 50% of the students performed 9 procedures and 50.0% performed 10 procedures correctly, with an average score of 9.5 + 0.55 correct answers. Statically, there was no significant differences between groups regarding the number of correct answers (p=0.423), but as for the subjective evolution about the multimedia program, 83.0% agreed that the program can be easily handled; 83.4% found the program nice to use; 50.0% agreed they had an immediate feedback; 100% declared the program educational and reassured their intention to have access to programs like that for other subjects. Finally, 50,0% disagree that the program proved itself can replace the teacher. CONCLUSION: It was reckoned that the educational multimedia program proved itself effective in the learning of basic videosurgery techniques for the students in their second year of medical school but that the students agree that such programs are not enough to replace the teacher.
- ItemSomente MetadadadosUma nova ferramenta para o estudo da cefalometria radiografica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Ferreira Junior, Cleber de Jesus [UNIFESP]Cefalometria e um metodo de diagnostico e planejamento utilizado na Ortodontia, que estuda o fracionamento do complexo dento-cranio-facial, relacionando cada uma das partes entre si. Atualmente, o ensino dessa modalidade de diagnostico e planejamento nas faculdades de odontologia, se da com a utilizacao de livros-texto que, alem de nao abrangerem todo o conteudo necessario para a transmissao do conhecimento, nao conjugam a pratica a teoria. Estas caracteristicas dificultam o ensino da materia. Para o estudo da cefalometria, e necessaria a aprendizagem da elaboracao da analise cefalometrica, que define, em valores numericos, o relacionamento entre as diferentes partes da cabeca, atraves de medidas lineares e angulares. O material principal da analise cefalometrica e a radiografia lateral do cranio do individuo. A fim de facilitar a compreensao da materia pelo aluno, faz-se necessaria a combinacao de aulas teoricas e praticas. Nestas ultimas, a radiografia lateral e colocada sobre uma mesa de luz para que seja analisada. Este projeto possibilita a interacao entre o aprendizado pratico e teorico, na medida em que oferece todo o conteudo necessario, encontrado em livros-texto de diversas disciplinas e validado por profissionais especialistas na area, bem como exercicios, de forma a estimular a exploracao do programa, favorecendo a iniciativa do aluno. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de aplicativo computacional, valendo-se da hipermidia com recurso de ensino aprendizagem, de modo a possibilitar uma navegacao nao linear e interativa das informacoes, com caracteristicas motivadoras de aprendizagem, baseadas em buscas e associacoes veiculadas em diferentes midias
- ItemSomente MetadadadosUso da rede mundial de computadores no ensino de broncoscopia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009) Mata, Caio Augusto Sterse da [UNIFESP]