Navegando por Palavras-chave "Modelo ADDIE"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Quando escuto, me comunico melhor: contribuições do design educacional na elaboração de um e-book sobre comunicação não-violenta.(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-29) Pereira, Ana Caroliny Lopes do Nascimento [UNIFESP]; Garbe, Gisele Grinevicius; http://lattes.cnpq.br/7084237172958537; http://lattes.cnpq.br/0009905498268752Apesar de as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICS) possibilitarem a ampliação no compartilhamento de informações e das relações humanas, no século XXI, a forma como os indivíduos se comunica é ainda truncada e permeada por ruídos, desentendimentos e violência. Pensando nisso, a pesquisa foi realizada a partir do método Design Science Research, que tem como objetivo a elaboração de um artefato. Dessa forma, este trabalho de conclusão de curso propõe a elaboração de conteúdo sobre comunicação não violenta (CNV), por meio do protótipo de um e-book “Quando escuto, me comunico melhor”, cujo planejamento foi apoiado pelo design educacional, a partir do modelo ADDIE (Analyze - Análise, Design - Desenho, Develop - Desenvolvimento, Implement - Implementação e Evaluate – Avaliação), que estabelece algumas etapas no planejamento do processo de ensino e aprendizagem, bem como estabelecimento de intencionalidade pedagógica ao e-book. Na etapa de análise contextual foi identificado o público interessado no tema abordado, bem como suas preferências de aprendizagem. Assim, foi possível propor uma solução adequada aos aprendizes. Nas etapas de design e desenvolvimento foram definidos os aspectos pedagógicos, que conferem intencionalidade pedagógica ao planejamento do e-book, bem como ferramentas de gestão e tecnologias empregadas na elaboração do protótipo. Nas etapas de implementação e avaliação foram indicados de que forma aconteceria a disponibilização do e-book e como seriam realizadas as avaliações relativas ao protótipo. Portanto, esse trabalho mostra as contribuições do design educacional, por meio do planejamento de um possível recurso educacional sobre (CNV).