Navegando por Palavras-chave "Method"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da função e qualidade de vida em pacientes submetidos a artroplastia de ressecção tipo Girdlestone(Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, 2007-01-01) Yamamoto, Priscila Akemi [UNIFESP]; Lahoz, Gisele Landim [UNIFESP]; Takata, Edmilson Takehiro [UNIFESP]; Masiero, Danilo [UNIFESP]; Chamlian, Therezinha Rosane [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVES: To evaluate function and quality of life of patients submitted to Girdlestone's arthroplasty, and to compare outcomes between unilateral Girdlestone's group with the group with contralateral total hip prosthesis. METHODS: Cross-sectional study where 9 patients were evaluated with unilateral Girdlestone's and 3 with Girdlestone's in one hip and contralateral total hip prosthesis. The evaluation consisted in filling in a generic questionnaire on quality of life SF-36 and a specific questionnaire for hip function Harris Hip Score (HHS). The comparison between groups was made by using the Student's t-test and the Fisher's test. RESULTS: The patients of the unilateral Girdlestone's group presented a higher number of SF-36 domains classified as high, although 77.8% of these showed poor results on the HHS. All patients had a leg-length discrepancy and positive Trendelenburg's test, which led to limping gait in 11 of 12 patients evaluated. Of these, only 6 underwent physiotherapy after surgery. CONCLUSION: Girdlestone's postoperative quality of life and function in a Brazilian population still requires further studies, because these outcomes are indicative of study variables' behavior and cannot be regarded as definite.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O método da astronomia segundo Kepler(Universidade de São Paulo, Departamento de Filosofia, 2010-09-01) Tossato, Claudemir Roque [UNIFESP]; Mariconda, Pablo Rubén; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade de São Paulo (USP)This article deals with the methodological procedures employed by Johannes Kepler, particularly those used in the process of elaboration of the two first laws of planetary movements. Its aim is to show that the astronomical practice of Kepler is linked with the proposal of (physical and mathematical) hypothesis and with valuing precision in observational data, with the goal of obtaining, by means of rigorous procedures, the (mathematically expressed) regularities of planetary motions. It was only afterwards that Kepler looked for an explanation of the regularities (laws) discovered, formulating the hypothesis of the magnetic action exerted by the Sun, which is located at the physical center of the system. In the Astronomia nova, he modifies the methodological status of astronomical hypotheses in the beginning of 17th century (present in Ptolemy, Copernicus and Brahe), promoting the passage from a mathematical descriptive astronomy to a physical-mathematical explicative astronomy.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Pesquisa qualitativa no campo da saúde: a ilusão da unidade e a perspectiva de pesquisadoras do campo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-25) Silva, Alexandro da [UNIFESP]; Silva, Carlos Roberto de Castro e [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0357820757162104; https://lattes.cnpq.br/8546302234838231; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho discute as mediações discursivas que historicamente vão configurar práticas, sentidos e significados ligados às formas de fazer ciência. Tomando como ponto de apoio a noção de pesquisa qualitativa, investiga as múltiplas ancoragens que posicionam esta noção de forma heterogênea na historiografia da ciência e em particular no interior da ciência moderna. Como método de investigação, utiliza-se o Materialismo Histórico Dialético de Marx e Engels, a partir do qual se desdobra a política de evidência que estabelece a versão do método e o movimento de análise que posteriormente vai amparar a constituição da metodologia. Nesta, como procedimentos de levantamento de informação, utilizamos tanto o cotejamento à literatura técnico científica, no aprofundamento da discussão sobre ciência, pesquisa qualitativa e pesquisa qualitativa no campo da saúde, quanto também utilizamos entrevistas com pesquisadoras que realizam pesquisa qualitativa no campo da saúde; como procedimento de análise das informações, utilizamos a disciplina da análise de discurso a partir da qual sínteses foram progressivamente sendo desenvolvidas até a formulação final, fazendo a conexão entre os elementos empíricos, o material previamente coligido por meio da literatura técnica e o reconhecimento das ancoragens dessas referências assim como sua flutuação. Como resultados, temos que a pesquisa qualitativa no campo da saúde, no contexto brasileiro traduzido pelos textos e entrevistadas, tem sua ancoragem no modelo hegemônico de ciência moderna. A partir deste modelo, outra referência fundante são as epistemologias do norte, em particular às formulações americanas e europeias desenvolvidas pelas ciências sociais, a partir das quais fundam uma contraposição às ciências da natureza cujo desdobramento se caracteriza teórico e metodologicamente como lógica oposicional. Enquanto tal, as afirmações que se constituem a partir desse movimento vão trabalhar teoricamente e metodologicamente de forma oposicional tanto seus objetos quanto as metodologias com as quais esses objetos serão cotejados. A criação dessa referência oposicional, sobretudo à lógica formal da ciência moderna, cria um ambiente intelectual no qual os cientistas têm dificuldades de reconhecer as armadilhas na qual se engendram ao não reconhecer os pontos de fuga desse tipo de debate. Na história da ciência, a qualidade e a forma não necessariamente são compreendidas em oposição à quantidade e ao conteúdo; mesmo nas ciências da natureza. Entretanto, os teóricos do movimento da pesquisa qualitativa, ao produzirem uma generalização ampla a partir de uma política de evidência específica da ciência moderna, criaram um contexto de discussão no qual se assume a oposição e a partir dela todo um desdobramento técnico-científico é legitimado no campo da ciência. Em particular, nas ciências da saúde, observamos que tanto as referências técnico-científicas quanto os discursos de pesquisadores reverberam essa condição, seja do ponto de vista de uma oposição em relação à natureza dos objetos seja em relação à oposição das técnicas em termos de uma suposta especificidade da pesquisa qualitativa. Nesse sentido, observamos que processos formativos são fundamentais à superação de dicotomias que impõem limites ao fazer científico. Compreensões ligadas à historiografia da ciência e cultura científica de forma geral podem contribuir sobremaneira à apropriação posicionada e reflexiva quanto a esses processos. Por fim, a permeabilidade com a Filosofia precisa ser revista no campo da ciência, sobretudo a partir da clivagem operada entre ambas a partir do estabelecimento da ciência moderna.
- ItemSomente MetadadadosQuestionário de histórico linguístico de crianças bilíngues: adaptação, tradução e estudo piloto(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Santos, Esther Simonato Dos [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandao De [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloGoal: To adapt and translate a language history questionnaire for brazilian bilingual children and conduct a pilot study in order to investigate the adequacy and applicability of the material. Method: The questionnaire was developed, subjected to the translation process and pretested with 05 parents of bilingual children, enrolled at international schools in Sao Paulo. Parental feedback was collected, to assess the adequacy of the material and, having identified the necessary adjustments, the final instrument was produced. Results: Parental feedback revealed limitations of the questionnaire in relation to the investigated languages (Portuguese and English). The need for further instructions and clarity in the material was also identified, especially in the investigation of the daily interaction time between child and family, as well as the television viewing habits of bilingual children. Conclusion: This study produced versions of the questionnaire applicable in both languages (English and Portuguese). Both final versions, consisting of 34 items, were conceptually equivalent and demonstrated effectiveness in collecting most of the essential information about the history of language acquisition and usage by bilingual children.