Navegando por Palavras-chave "Messianismo"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)História e experiência: a crítica do "materialismo histórico" de Walter Benjamin(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-06-03) Maestro, Samuel Carlos [UNIFESP]; Melo, Rurion Soares [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This thesis aims to analyze the Theses ?On The Concept of History?, by Walter Benjamin, defending the idea that it there is a necessary link between materialism and messianic elements. We will see that Benjamin makes a critical reformulation of historical materialism that seeks to overcome the limitations caused by the assumptions of technical progress and positivism. Without the messianic element, materialism loses its critical potential of the history and would not have support where practical and emancipatory purposes that characterized. However, the mere theology doesn?t interest Benjamin if not rescued what should be critical in the apprehension of history. Show that messianism serves as a methodological resource to overcome the ideology of progress and also allow making ?leaps? in history in order to respond to calls by human messianic redemption. Redemption, as we have seen, must be understood in a broad sense, it refers to an open history, consisting of experiences and cultural properties, even the most ordinary, where you can find sparks of freedom of needy historical actions to overcome the domination. Redemption, as we have seen, must be understood in a broad sense, it refers to an open history, consisting of experiences and cultural property, even the most ordinary, where you can find sparks of freedom of needy historical actions to overcome the domination. Finally, we will undertake a critical interpretation of the reading that Michael Löwy offers the Thesis, I argue that Benjamin refers to revolutionary action, but also back to the critical behavior that needs to be rooted in remembrance. With this, toys, photos, fashion or the city streets make up the scope to be embraced by the critical historian look. This would be the successful outcome of the theology of articulation with the materialistic attitude.
- ItemRestritoO MESSIANISMO NOS ESCRITOS DE PLÍNIO SALGADO: DA LITERATURA À PRÁTICA POLÍTICA (1918 - 1937)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-19) Oliveira, Victor Alexandre Lopes de [UNIFESP]; Toledo, Edilene Teresinha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8399485670405275A história do Brasil é permeada pela relação entre política e religião. A partir deste encontro, algumas figuras souberam usar a religião para ganharem destaque político. Dentro desta análise, o messianismo também se fez presente no Brasil em experiências localizadas no final do século XIX e início do XX. O objetivo deste trabalho é investigar se o conceito de messianismo pode ser expandido para outros fenômenos, para além daqueles consolidados pela historiografia. Nesse sentido, investigarei como Plínio Salgado, o líder da Ação Integralista Brasileira, se valeu da religiosidade para ganhar capital político para, enfim, investigar se ele manteve uma postura messiânica durante seus anos de atuação na AIB. Para isso, analisaremos um de seus romances e alguns textos teóricos publicados nos primeiros anos da década de 1930.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Nostalgia do Reino: revelação e redenção em Franz Rosenzweig(Universidade Federal de São Paulo, 2021-05-27) Silva, Cicero Lourenço da; Matos, Olgária Chain Féres; lattes.cnpq.br/3457051894936314; https://lattes.cnpq.br/8156631898804360O judaísmo moderno, iniciado sob o ímpeto do projeto civilizatório iluminista, caracterizou-se por uma reformulação de importantes ensinamentos da tradição, dentre os quais os de messianismo e redenção. Presentes na obra do filósofo judeu alemão Franz Rosenzweig (1886–1929), ambos os conceitos serão repensados após o filósofo haver abandonado sua herança idealista, sob o pano de fundo daqueles acontecimentos históricos do início de século XX – período marcado principalmente pela Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa. Não obstante, o judaísmo que lemos em Rosenzweig é um judaísmo renovado, enriquecido por um certo estranhamento com a experiência moderna, que o filósofo vivencia ambiguamente, e por isso a ressalva. Sua filosofia constrói-se a partir de um processo de desassimilação e mostra-se, por conseguinte, bastante crítica da onda iluminista que a precede, ainda que não apele a um retorno conservador à tradição. Após explicitarmos o momento histórico refratário ao pensamento filosófico-religioso consolidado pela Ilustração, veremos de que forma Rosenzweig se lhe opõe, na construção de um filosofar sob uma chave judaica a que chamou de novo pensamento. Este novo fundamento filosófico emerge após as rupturas que empreende em seu itinerário intelectual: o abandono do idealismo e teodicéia hegelianos, sua reconversão ao judaísmo, sua recusa da teologia liberal. O resultado é a construção de uma filosofia da redenção, em cuja economia se destaca a ação missionária cristã a articular-se com a particularidade judaica. A visão da redenção que fecha sua magnum opus explicita de que forma o filosofar de Rosenzweig lança mão de categorias místico-teológicas no seu sistema, e assim consolida uma contribuição original para a renovação da filosofia judaica. As considerações finais sublinham a pertinência acadêmica e existencial da problemática fé e razão de filosofias como a de Franz Rosenzweig.