Navegando por Palavras-chave "Memória semântica"
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- ItemRestritoEstudo da memória semântica em jovens, adultos e idosos saudáveis: influência da idade e escolaridade na compreensão oral de palavras(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-16) Gomes, Giovanna Bonfante [UNIFESP]; Siqueira, Marcela Lima Silagi de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4075733951952655; http://lattes.cnpq.br/2331138391726986Objetivo: Verificar o desempenho de jovens, adultos e idosos cognitivamente saudáveis na tarefa de compreensão oral de palavras de diferentes categorias semânticas da Bateria Semântica de Cambridge, analisando-se os efeitos da idade, da escolaridade e das diferentes categorias semânticas nessa tarefa, além da influência das diferentes funções cognitivas nesta tarefa. Métodos: Estudo observacional de corte transversal. A amostra foi composta por 69 indivíduos sem alteração cognitiva, de ambos os sexos. Os sujeitos foram divididos em seis grupos considerando-se a idade (jovens: 20 a 39 anos; adultos: 40 a 59 anos e idosos: 60 anos ou mais) e escolaridade (baixa escolaridade: de 0 a 8 anos de ensino formal; e alta escolaridade: 9 ou mais anos de ensino formal). O instrumento utilizado foi o subteste de compreensão de categorias da Bateria Semântica de Cambridge (ADLAM et al., 2010), composto por 64 palavras, divididas em oito campos semânticos (animais domésticos, animais selvagens, aves, frutas, veículos, utensílios domésticos pequenos, utensílios domésticos grandes, ferramentas). Ao ouvir o nome da palavra, o sujeito foi instruído a apontar para a figura correspondente, em um conjunto de oito figuras. O desempenho foi avaliado quanto ao número de acertos em cada categoria, pontuação total e tempo de execução do teste. O desempenho dos grupos foi comparado por meio do teste ANOVA, com post-hoc t de student, considerando-se nível de diferença estatística de 5%. Resultados: Em relação ao efeito da idade, os jovens apresentaram melhor desempenho que os adultos e os idosos nas categorias frutas, utensílios domésticos pequenos e no total do teste. No tempo de execução do teste, todos os grupos se diferenciaram, sendo que conforme o aumento da idade, maior o tempo de latência para a resposta. Quanto à influência da escolaridade, os sujeitos com alta escolaridade apresentaram maior pontuação em todas as categorias semânticas, além de apresentarem menor tempo de latência para as respostas que os sujeitos de baixa escolaridade. Conclusão: A idade e a escolaridade afetam a compreensão de palavras, sendo que sujeitos mais jovens e mais escolarizados apresentam melhor desempenho nesta habilidade. A compreensão é influenciada por todas as habilidades cognitivas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Habilidade de nomeação no envelhecimento saudável: influência da idade e escolaridade na nomeação de figuras de diferentes categorias semânticas em jovens, adultos e idosos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-17) Silva, Damiana Sthefani da [UNIFESP]; Siqueira, Marcela Lima Silagi de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4075733951952655; http://lattes.cnpq.br/4990091919254198Introdução: A nomeação constitui uma das habilidades mais importantes no processamento da linguagem e exige acesso e recuperação de informações fonológicas e semânticas, organizadas em diferentes sistemas de memória. Objetivo: Diante da escassez de testes no Brasil que avaliam a nomeação considerando-se as diferentes categorias semânticas e o impacto do envelhecimento e da escolaridade, este estudo tem como objetivo verificar o desempenho de jovens, adultos e idosos cognitivamente saudáveis na tarefa de nomeação de figuras de diferentes categorias semânticas da Bateria Semântica de Cambridge, analisando-se os efeitos da idade, da escolaridade e das diferentes categorias semânticas nessa tarefa, além da influência das funções cognitivas. Métodos: Foram avaliados 69 sujeitos distribuídos em seis grupos considerando-se a idade (jovens: 20 a 39 anos; adultos: 40 a 59 anos e idosos: 60 ou mais anos) e escolaridade (baixa escolaridade: de 0 a 4 anos de ensino formal) e alta escolaridade (9 ou mais anos de ensino formal). O instrumento utilizado foi o subteste de nomeação de categorias da Bateria Semântica de Cambridge, composto por 64 palavras, divididas em oito campos semânticos: animais domésticos, animais selvagens, aves, frutas, veículos, utensílios domésticos grandes, utensílios domésticos pequenos e ferramentas. O desempenho foi avaliado de forma quantitativa e qualitativa, por meio do número de acertos em cada categoria e pontuação total, e quanto aos tipos de erros, sendo: parafasia fonêmica, parafasia formal, parafasia verbal, parafasia semântica, paráfrase, anomia e erro visual. Resultados: Em relação ao efeito da idade, os jovens apresentaram melhor desempenho que os adultos na nomeação de aves e melhor desempenho que os adultos e idosos na categoria frutas. Não houve diferenças no tempo de execução da tarefa entre os grupos Quanto ao efeito da escolaridade, os sujeitos com alta escolaridade apresentaram melhor desempenho que os sujeitos de baixa escolaridade em todas as categorias semânticas e na pontuação total, além de executarem a tarefa em menor tempo, demonstrando menor latência para o acesso lexical. Quanto à análise qualitativa, os tipos de erros mais frequentes foram a parafasia semântica, a anomia e erro visual, havendo influência da escolaridade. Considerando a influência das diferentes habilidades cognitivas na nomeação, houve correlação positiva entre a pontuação de todas as habilidades (atenção, memória, linguagem, habilidades visuoespaciais) e a pontuação na tarefa de nomeação. Conclusão: A idade afeta parcialmente a habilidade de nomeação, havendo diferença de desempenho em categorias menos frequentes, com melhor desempenho dos jovens. A escolaridade afeta a nomeação em todas as categorias semânticas, com melhor desempenho dos sujeitos mais escolarizados. A nomeação é influenciada pelas funções cognitivas de atenção, memória, linguagem e habilidades visuoespaciais.