Navegando por Palavras-chave "Memória operacional"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Deficiência auditiva, restrição de participação e cognição: um estudo em idosos(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Luz, Vivian Baptista [UNIFESP]; Martinelli, Maria Cecília [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1333051805628540; http://lattes.cnpq.br/9716746751194199Objetivos: Estudou-se a relação entre a cognição, restrições de participação em atividades de vida diária e solidão em idosos com perdas auditivas não tratadas. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, transversal com amostra por conveniência. Foram selecionados 50 idosos, 25 do sexo feminino e 25 do masculino, com idade de 61 a 86 anos, com perda auditiva neurossensorial bilateral simétrica adquirida de grau leve e moderado relacionada ao envelhecimento. O protocolo de pesquisa constituiu-se de avaliação audiologica básica, questionário de autoavaliação Hearing Handicap Inventory for the Elderly (HHIE), Escala Brasileira de solidão UCLA-BR, triagem cognitiva CASI-S e Span de dígitos direto e inverso. Realizou-se a análise dos dados por meio do software Statistical Package for Social Science (SPSS), versão 28.0. Para a investigação da influência do grau da perda auditiva, sexo, escolaridade e escore do CASI-S na sensação de solidão e na autopercepção de restrição de participação em atividades de vida diária, foram elaborados modelos de regressão linear múltipla. O valor de significância estatística foi igual a 5% (p ≤ 0,05). Resultados: Não houve diferença quanto ao sexo para nenhuma das variáveis analisadas. Quanto maior a perda auditiva, maior a autopercepção de restrição de participação (escore HHIE social, emocional e total) e maior a solidão reportada. Quanto maior a idade menor a pontuação no Span de dígitos para ordem direta e inversa. Quanto maior o nível socioeconômico, maior a pontuação no Span de dígitos em ordem direta e inversa, melhor o desempenho cognitivo (maiores escores no CASI-S) e menor a autopercepção de restrição de participação na escala social e escore total. As variâncias das pontuações do CASI e HHIE foram capazes de explicar, respectivamente, 3,3% e 30,8% da variância da pontuação da UCLA-BR. A variância da pontuação da UCLA-BR foi capaz de explicar 33,9% da variância da pontuação do HHIE. Conclusão: Quanto maior a perda auditiva, maior a restrição de participação em atividades de vida diária e maior a solidão reportadas; as variâncias das pontuações do HHIE foram capazes de explicar um terço da pontuação da UCLA-BR e a variância da pontuação da UCLA-BR foi capaz de explicar um terço da variância da pontuação do HHIE.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeito da memória operaciona nas habilidades auditivas de localização e ordenação temporal após reconto de histórias(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Faria, Sônia Aparecida [UNIFESP]; Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0546134611213515; http://lattes.cnpq.br/3471770720070663Objetivo: o presente estudo se propõe a elaborar e aplicar um programa de intervenção auditiva em crianças de oito anos de idade, e analisar o seu efeito na memória operacional, nas habilidades auditivas de localização e ordenação temporal, bem como na percepção do comportamento auditivo do dia a dia relatado por seus pais e professores. Métodos: Este estudo foi desenvolvido no Núcleo de Investigação em Neuroaudiologia (NINA) do Departamento de Fonoaudiologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. Os dados foram coletados numa escola municipal da cidade de São Paulo. Todos os cuidados éticos foram tomados (protocolo de envio CAAE 36192920.2.0000.5505) e o estudo foi iniciado somente após a aprovação do Comitê de Ética Institucional - conforme parecer número 5.384.402. Os 31 participantes, com 8 anos de idade, sendo 18 crianças do sexo biológico feminino e 13 do masculino foram selecionados dentre os 57 matriculados no 3º ano do ensino Fundamental. Essas crianças foram reunidas em grupos: o grupo estudo (GE) com 15 crianças, e o grupo comparação (GC) com 16 crianças. Esse agrupamento foi feito por sorteio realizado juntamente com os professores. Foram tomados cuidados para que não ocorressem desistências. A fase de intervenção foi realizada com o GE em subgrupos de cinco em cinco crianças que foram submetidas por três meses, a um programa denominada PERH de escuto e reconto de histórias, elaborado para este estudo. Para esse programa PERH foram selecionadas 12 histórias do livro Fábula de Esopo ilustradas para apresentação visual e gravadas para apresentação auditiva. As crianças do GC também passaram pelo mesmo programa após a coleta de dados Todas as crianças de ambos os grupos passaram pela fase de avaliação comportamental psicológica e por uma triagem do processamento auditivo. Para o GE ocorreu a intervenção e para o GC ocorreu um tempo de espera sem essa intervenção. Os testes selecionados para avaliação psicológica foram: Raven para avaliar a inteligência não verbal, e o Span de Dígitos para avaliar a memória operacional. Os testes de triagem do processamento auditivo foram: Avaliação simplificada do processamento auditivo (ASPAC) e o questionário SAB de relato de pais/responsáveis e docentes sobre o comportamento auditivo do dia a dia, e somente os pais responderam um questionário de nível socioeconômico (NSE/ CRITÉRIO BRASIL). Ocorreu avaliação em dois momentos, denominados momento PRÉ e PÓS tendo intervalo de três meses entre esses dois momentos, utilizando-se os procedimentos de avaliação auditiva e de memória operacional. Os demais procedimentos caracterizaram a amostra. Para participar desta pesquisa as crianças precisaram se ausentar da sala de aula regular durante o período escolar. Quando uma criança faltava, a pesquisadora usava um dia da semana para repor as faltas em atendimento individualizado. Resultados: cada história foi gravada com a voz da pesquisadora, e com dois tipos de distorção da mensagem, sendo uma dela um ruído e a outra uma música clássica. Um programa de psicoeducação foi elaborado para os pais e professores contendo informações sobre memoria operacional e processamento auditivo. Foram duas horas distribuídas em dois encontros presencias com os professores e online com o grupo de pais. Em relação ao nível socioeconômico dos pais foi possível verificar que a maioria (74,19%) são famílias de médio poder aquisitivo. Em relação à caracterização da inteligência não verbal da amostra foi verificado que as crianças mostraram um desempenho médio em habilidades de raciocínio não verbal de acordo com a população de referência do teste. Isso significa que essas crianças possuem habilidades típicas para sua faixa etária quando necessitam fazer conexões logicas com informações visuais, bem como resolver problemas básicos que envolvam figuras e padrões. Em relação às avaliações comportamentais de cada grupo de crianças e dois momentos PRÉ E PÓS destacam-se os seguintes resultados: na análise inferencial em memória operacional para todos os desfechos, os valores do momento pós, foram superiores aos do momento pré; houve diferença estatisticamente significante no grupo estudo para percentil de dígitos ordem direta (p= 0.005) e pontuação bruta de dígito ordem inversa (p<0.001) e percentil de digito ordem inversa (p 0.005); no grupo comparação ocorreu melhora significante em dígitos ordem direta (p<0,001); para a variável dígitos ordem direta spam foi observado efeito significativo de momento (p =0,047), e para a variável ordem inversa foi observado um efeito significativo de momento (p <0,001) e de interação entre momento e grupo (p
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos do uso agudo do donepezil sobre habilidade visuoespaciais de voluntários jovens sadios(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-01-01) Zaninotto, Ana Luiza Costa [UNIFESP]; Pompéia, Sabine [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Rationale: Drugs such as donepezil that increase the availability of acetylcholine (Ach) are known to improve cognition. However, there is no consensus as to the acute nootropic potential of this drug when administered to young, healthy volunteers. In the studies that have investigated this issue donepezil effects were evaluated before peak-plasma concentration was reached. Hence, lack of consistent results may reflect performance at suboptimal and/or variable concentrations of ACh. Objective: To evaluate the time course of cognitive effects of an acute oral dose of donepezil in young, healthy volunteers. Methods: This was a double-blind, placebo controlled, parallel group study of cognitive effects of acute oral donepezil (5 mg). Subjects were tested twice after donepezil ingestion: 90 min (time that coincides with previous testing in the literature) and 210 min. (theoretical peak-plasma concentration). The test battery included tasks that tap cognitive domains that have been shown to be sensitive to ACh manipulations: visuospatial processing, episodic memory, and subcomponents of working memory, in addition to evaluations of mood. Results: Most of donepezil’s effects were observed at both testing times and included improvement in mood, long-term recall of prose, objects recall, recall of static spatial locations and integration of objects with their locations. However, improvement of performance in the central executive measure (backward digit span) occurred only at 210 min. Conclusion: positive cognitive effects of acute donepezil can be observed in various cognitive domains in young, healthy volunteers but its full nootropic potential is more clearly found close to peak-plasma concentration.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Funções executivas em afásicos(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2015) Monteiro, Maria de Fátima Alves [UNIFESP]; Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]; Vaz, Leonardo José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0378607246501551; http://lattes.cnpq.br/3763546320226094; http://lattes.cnpq.br/1234705532844130; Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP]As funções executivas compartilham áreas de conexão e modulação cognitiva para o desempenho de habilidades complexas, como a compreensão e a expressão da linguagem, mas o impacto cognitivo sofrido por afásicos, quando tais áreas são afetadas ainda é pouco investigado. Este estudo transversal pretende investigar a presença de déficits executivos em 26 afásicos, fluentes e não fluentes, sendo comparados a participantes saudáveis pareados por sexo, idade e escolaridade. Todos os participantes foram submetidos a uma bateria de testes composta por tarefas que recrutam as funções executivas, e outras habilidades relacionadas, como memória operacional e atenção. Os afásicos apresentaram pior desempenho nos subdomínios das funções executivas (alternância, atualização, inibição) e no acesso à memória de longo prazo, em relação aos sujeitos controle, mas apresentaram prejuízo em tarefas de planejamento. O desempenho de outras funções cognitivas, como memória operacional e memória semântica, foi inferior nos afásicos, tanto fluente como não fluentes. Ao longo de uma tarefa de atenção sustentada os afásicos não fluentes apresentaram um padrão de resposta tipo desatento, enquanto os afásicos fluentes apresentaram um padrão de resposta tipo impulsivo frente aos estímulos alvo. Tanto afásicos fluentes como não fluentes apresentam prejuízo cognitivos que modulam as funções complexas incluindo déficits nos subdomínios das funções executivas, memória operacional e atenção sustentada
- ItemAcesso aberto (Open Access)Processos cognitivos e linguísticos envolvidos na compreensão da leitura(Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-27) Candal, Daniela Balonyi [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; http://lattes.cnpq.br/6092525127786208Objetivo: Investigar a predição da compreensão de leitura pela memória e velocidade de processamento Método: Dados da avaliação de 66 estudantes do 5º ano do ensino fundamental foram coletados a partir de um estudo original. Eram informações sobre memória fonológica (dígitos na ordem direta e inversa), velocidade de processamento da linguagem (fluência verbal e nomeação automatizada rápida) e compreensão inferencial e literal da leitura de um texto expositivo. A acurácia na leitura de palavras isoladas (35 p.c.p.m.) foi critério de exclusão da amostra de dados. Foram testados modelos de regressão múltipla hierárquica tendo como variáveis de desfecho a compreensão literal ou inferencial. Modelos de mediação simples também foram testados para investigar se a capacidade da memória fonológica operacional pode predizer a compreensão da leitura mediada pela velocidade de processamento linguístico. Resultados: Os processos cognitivos de compreensão literal e inferencial mostraram-se diferentes. Juntas, as variáveis de estudo puderam explicar 28% da variância na compreensão inferencial da leitura. A variância do desempenho em compreensão inferencial foi explicada: em 16% pelo efeito direto e independente da repetição de dígitos na ordem direta e do tempo de nomeação automatizada rápida; 20% pelo efeito direto e independente da repetição de dígitos na ordem inversa e do tempo de nomeação automatizada rápida; 18% pelo efeito direto e independente da repetição de dígitos na ordem direta e da fluência verbal semântica; 20% pelo efeito direto e independente da repetição de dígitos na ordem inversa e da fluência verbal semântica. O efeito indireto da repetição de dígitos na ordem direta sobre a compreensão da leitura, mediado por fluência verbal semântica, explicou 10% da variância do desempenho na realização de inferências. O efeito indireto da repetição de dígitos na ordem inversa sobre a compreensão da leitura, mediado pela fluência verbal semântica, explicou em 14% a variância do desempenho na realização de inferências. Conclusão: Tanto a memória fonológica operacional quanto a velocidade de processamento da informação cognitivo-linguística puderam predizer a compreensão leitora inferencial de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, quando medidas por tarefas específicas: a memória fonológica operacional, medida pela repetição de dígitos na ordem direta e inversa, e a velocidade de processamento da informação cognitivo-linguística, medida pela fluência verbal semântica e pela nomeação automatizada rápida. A análise de mediação mostrou que, a nomeação automatizada rápida e a memória operacional (dígitos na ordem direta e inversa), juntas, mas de forma independente, puderam predizer a compreensão inferencial da leitura. Quando medida pela fluência verbal semântica, a velocidade de processamento linguístico mediou a predição da memória fonológica operacional (dígitos ordem direta e inversa) na compreensão inferencial da leitura.