Navegando por Palavras-chave "Matrizes"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Gamificação em sala de aula: uma sequência didática para o ensino de matrizes e seus determinantes(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-14) Domingues, Larissa Abbade [UNIFESP]; Morais, Rosilda dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8411023309452408Este trabalho propõe uma sequência didática que permite abordar conceitos de matrizes e seus determinantes para alunos do 2º ano do Ensino Médio, de forma atraente e que gera engajamento dos alunos. A gamificação é usada como instrumento disparador para tratar o tema, com a finalidade de despertar o interesse dos alunos e torná-los protagonistas em sala de aula, além de oferecer ao professor a possibilidade de aplicação de uma metodologia ativa. Esta sequência foi desenvolvida com o auxílio de livros técnicos sobre a metodologia da gamificação, livros didáticos com conteúdo de matrizes no Ensino Médio e objetos de aprendizagem disponíveis em repositórios online, como o filme “O Jogo da Imitação”. A proposta construída permite investigar e estudar os temas de matrizes matemáticas, envolvendo subtração e adição, e principalmente, determinantes. O objeto de aprendizagem, o filme “O Jogo da Imitação”, é empregado como base de explicação do conceito de gamificação, na qual, são utilizados elementos existentes dentro dos jogos para a descoberta de um enigma com o uso das mecânicas, dinâmicas e estéticas de jogos, os inserindo no processo ensino aprendizagem. Assim, é proposto que os alunos cumpram a missão nomeada por “O Enigma de Alan Turing” para que calculem os resultados dos determinantes das matrizes com intuito final de desvendar uma mensagem secreta relacionada à história de "O Jogo da Imitação". Somado a uma prática de reconhecimento dos alunos por parte do professor com a distribuição de emblemas pelo desenvolvimento da atividade. Em suma, o trabalho enfatiza que a gamificação pode auxiliar no processo de ensino de matemática para uma aprendizagem mais significativa dos conceitos de matrizes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma introdução ao estudo da álgebra linear no ensino médio: da perspectiva histórico-filosófica da matemática a uma proposta de abordagem(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-08) Oliveira, André Toni Ruas de [UNIFESP]; Kluth, Verilda Speridião [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6294236455477671; http://lattes.cnpq.br/4944826935026457Esta pesquisa teve por objetivo precípuo desenvolver uma discussão com o intuito de promover a perspectiva de uma abordagem significativa de ensino sobre Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares para o Ensino Médio. No sentido de explicitar o que se entende por significativo em termos desses conteúdos, fez-se uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos e textos oficiais, obtendo-se do pesquisado uma perspectiva histórico-filosófica abrangente que culminou em uma perspectiva semiótica fundamentada em Duval que nos apontou caminhos para uma abordagem mais significativa dos conteúdos acima citados entrelaçados às noções/conceitos de Álgebra Linear. Desta forma, ao final das reflexões, o trabalho apresenta uma proposta de abordagem significativa que atende os documentos educacionais curriculares brasileiros da atualidade para o nível médio.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Proposta didática para o ensino interdisciplinar: Óptica Geométrica e Matrizes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-07-31) Oliveira, Arthur Alves De [UNIFESP]; Sakamoto, Kelly Cristina Jorge [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloLight and its behavior have always been the subject of several studies and much discussion, until it has been concluded that light can have a wavy and corpuscular behavior (particles), which characterizes the theory of wave-particle duality. Various optical phenomena can occur from the interaction of light with matter, such as refraction, reflection, diffraction, absorption, among others. What scientists have observed is that depending on the phenomenon and the ease of better understanding, one can choose whether to explain it, using light as a wave or as a particle. For example, by the wave theory, it is possible to understand the diffraction effect that light suffers when passing through a crack (an obstruction) using the Huygens Principle, and well demonstrated by Young's double-slit experiment. Another example is when light strikes the surface of a mirror, which, in this case, can be treated as a particle and as a wave. In the situation where the size of the opening through which the light beam is propagated, it is much larger compared to the wavelength of the light used, the diffraction effect can be neglected and thus, geometric optics can be applied. In this case, ray tracing and geometry tools are used to determine the parameters that make up the optical image system, such as the distances of the object and image planes in relation to the lens position and the sizes of the object in these planes. The didactic proposal of this work explores the formation of image by an optical system, composed of one or more lenses using four different forms, utilizing the algebraic form by using the lens equation; the geometric shape through the ray tracing; in a matrix form by the application of transfer matrices and the last form with practical classes, experimentally setting up the optical system. In this way, this proposal relates geometric optics (image formation) and matrices to be an interdisciplinary teaching of Physics and Mathematics. Several authors defend the interdisciplinarity in the teaching of Mathematics and Physics, for connecting these contents and showing a real application of Mathematics. In addition, the use of practical activities interferes in the teaching of Physics, as the student can visualize and understand a content that appears, in most cases, abstract. Therefore, it is expected that teaching together both concepts can offer contextualization in class, improvements in student learning and teacher satisfaction, reaping the positive results of their work.