Navegando por Palavras-chave "Mathematical literacy"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)As Histórias em Quadrinhos no ensino da matemática(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-28) Silva, Ana Luiza Ribeiro da [UNIFESP]; Testoni, Leonardo André [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443Este trabalho visou concatenar a importância das Histórias em Quadrinhos (HQs) com o ensino da matemática, respaldando-se no letramento matemático e importância da contextualização. A metodologia dispôs de pesquisa de cunho teórico que se apoia na análise documental, desse modo, contou com levantamento bibliográfico, análise de livros didáticos (LD), como também, a elaboração de uma História em Quadrinhos sobre Função exponencial e Matemática financeira seguida de uma proposta de aplicação. Além disso, almejou-se, a questão da categorização dos quadrinhos, classificações de acordo com seus respectivos objetivos pedagógicos, expondo a necessidade de uma nova categoria de contextualização, de modo a agregar, principalmente, para com o ensino da matemática visando a aprendizagem significativa por parte discente. As Histórias em Quadrinhos, bem como, gêneros semelhantes, estão trivialmente presentes na sociedade contemporânea, posto isso, nota-se forte familiaridade dos alunos para com os quadrinhos, tornando-os um recurso pedagógico em potencial para serem utilizados em sala de aula. Para, além disso, a possibilidade de trabalhar temas diversos, o lúdico e a catarse viabilizam, também, o letramento matemático, foco da pesquisa. Concomitante a isso, a dissertação contou com a apresentação dos indicadores do letramento matemático, correlacionando-o com a alfabetização científica (AC) e, também, destacando e evidenciando sua presença através do levantamento desses indicadores em Histórias em Quadrinhos encontradas em livros didáticos. Portanto, as Histórias em Quadrinhos e suas características no ensino da matemática podem auxiliar na promoção do letramento matemático, além de serem indispensáveis na atualidade, colaborando para a construção de um ambiente de aprendizagem divertido, possibilitando a quebra do pensamento de que aprender matemática depende de um processo mecânico.