Navegando por Palavras-chave "Math"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A interdisciplinaridade no ensino da matemática: problemas matemáticos oriundos do estudo do sistema solar(Universidade Federal de São Paulo, 2018-05-21) Godoi, Maycon Cristian [UNIFESP]; Bianchi, Angelo Calil [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In this work we bring as a theme “The interdisciplinarity in mathematics teaching: mathematical problems arising from the study of the Solar system”, where we propose the study of how interdisciplinary themes can enrich a class of Mathematics, raising issues such as “contextualization of teaching” and “historical development ”, making use of current technologies and creating dynamic models for lessons from the perspective of Seymour Papert. It will be done a case study of how it is possible to develop mathematics through astronomy, recreating historical problems that have leveraged both sciences.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma investigação sobre os fundamentos da lógica numa perspectiva transcendental idealista da matemática(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-26) Primon, Gabriel Kiredjian [UNIFESP]; Castilho, Tiago Nunes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3625805263038470; http://lattes.cnpq.br/0030122542000919Este trabalho dedica-se a investigação de como se justificam alguns conceitos e definições básicos da matemática, mais detidamente acerca das tabelas-verdade na lógica clássica. Como pergunta norteadora temos: "como é possível justificar os princípios lógicos e as definições das tabelas-verdade da lógica clássica, assim como alguns fundamentos da matemática, usando do referencial fenomenológico?". Procurou-se estabelecer uma justificativa fenomenológica dos princípios lógicos (identidade, não-contradição e bivalência) e das definições de algumas tabelas-verdade básicas (negação, conjunção e condicional). No início da dissertação explicou-se brevemente as escolas de pensamento matemático buscando pontuar como elas se distinguem nos seus princípios. Logo, viu-se que existe, de um certo modo, visões distintas dentre as correntes filosóficas do pensamento matemático. O referencial teórico adotado neste trabalho é o da fenomenologia tal como explicitada na referência Mathematics and Its Applications: A Transcendental-Idealist Perspective (SILVA, 2017). Neste trabalho objetivamos prospectar uma interface dos termos da fenomenologia com os fundamentos da lógica e da matemática. Investigamos uma abordagem fenomenológica buscando verificar como é possível investigar os fenômenos a partir das fontes intencionais. Esta pesquisa também propôs explicitar o uso de alguns conceitos básicos da fenomenologia num contexto do âmbito de ensino da matemática a fim de analisar fenômenos que ali aparecem. Também alguns exercícios de lógica clássica são propostos. Como contribuições desse estudo, podemos potencializar e reavaliar o modo como os alunos veem o mundo intervindo em suas “verdades” já pré-estabelecidas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um olhar atento à Educação Matemática com pessoas surdas: uma metanálise de pesquisas do Estado de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2021-05-06) Nascimento, Vitor Oliveira do [UNIFESP]; Souza, Renato Marcone José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8984902656508635; http://lattes.cnpq.br/2634146856994249O objetivo deste trabalho é investigar o que tem sido discutido nas pesquisas do Estado de São Paulo na área de Educação Matemática relacionado a alunos surdos. Para constituirmos o material da análise, foi feito um levantamento seguindo critérios pré-estabelecidos no banco de pesquisa da CAPES, UNIFESP, UNESP, IFSP, USP, UFSCAR e UNIAN em busca de dissertações de mestrado e teses de doutorado que tratavam da temática. Foram selecionadas para a análise dez dissertações de mestrado e três teses de doutorado, todas publicadas entre os anos de 2013 e 2017. Metodologicamente, esse estudo se caracteriza como uma metanálise, um estudo documental na qual se busca fazer uma revisão sistemática de um conjunto de pesquisas, visando a realização de uma síntese dessas produções. Através da leitura dessas pesquisas selecionadas, emergiram categorias que permitiram realizar a metanálise dos textos, de forma a promover o diálogo entre eles, destacando suas similaridades e discrepâncias. A análise das pesquisas nos mostrou que a aprendizagem do aluno surdo não difere em grande parte da aprendizagem do aluno ouvinte, mas a questão da Língua Brasileira de Sinais é sim aspecto dificultador desse processo. Além disso, reforça a necessidade de uma concepção de valorização das possibilidades em detrimento das incapacidades, a necessidade de investir na formação de professores e na inserção da disciplina de libras nos cursos de licenciatura, o bilinguismo como a proposta considerada mais viável para a formação dos surdos e as dificuldades encontradas na relação entre matemática e surdez. Na conclusão do trabalho é apresentado um compilado entre essas pesquisas.