Navegando por Palavras-chave "Materiais de ensino"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosCurso de especialização em Saúde indígena a distancia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Leite, Maria Teresa Meirelles [UNIFESP]; Sigulem, Daniel [UNIFESP]No contexto da Educacao na Saúde, esta tese investiga como uma abordagem pedagogica, reconhecida por formar profissionais em sintonia com os principios do SUS, pode se adaptar as caracteristicas da Educacao a Distancia mediada pelas tecnologias de informacao e comunicacao (TIC). O objetivo geral e: oIdentificar as caracteristicas do processo de planejamento e desenvolvimento do curso de Especializacao em Saúde Indigena da Universidade Aberta do Brasil (UAB)/Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para, com base na experiencia observada, propor parametros para organizacao do processo de planejamento e desenvolvimento de cursos a distancia no padrao UAB, com fundamento na Pedagogia Historico Critica (PHC) A investigacao foi realizada na forma de pesquisa exploratoria, de carater qualitativo, e foi desenvolvida como pesquisa participante, ja que a pesquisadora participava da equipe pedagogica que oferecer suporte ao curso. O processo de investigacao incluiu: 1) revisao da literatura, que considerou os seguintes enfoques tematicos: as tendencias pedagogicas na formacao de profissionais da Saúde, o contexto do sistema Universidade Aberta do Brasil no Departamento de Informática em Saúde (DIS), da UNIFESP; o curso a distancia de Especializacao em Saúde Indigena na perspectiva da PHC e os principios da aprendizagem apoiada pelas tecnologias de informacao e comunicacao; e 2) acompanhamento do processo de implantacao e desenvolvimento do curso. As informacoes organizadas na revisao da literatura orientaram a coleta e a analise dos dados da pesquisa, que se realizou no ambiente virtual do curso. Os resultados obtidos na analise do curso permitem afirmar que as disciplinas do curso foram desenvolvidas de acordo com os principios basicos da PHC. Houve coerencia entre a proposta do curso e as propostas dos docentes para suas disciplinas. Os recursos utilizados estiveram limitados as funcionalidades do ambiente virtual adotado. A PHC pode manter-se contemporanea e ser adequada a modalidade a distancia. Para isso, recomenda-se que sejam consideradas as peculiaridades do processo de ensino e aprendizagem e, mais especificamente, aquelas inerentes a educacao a distancia, incorporando recursos das midias digitais, ao mesmo tempo em que desencadeia processos de reflexao sobre a pratica social. A conclusao evidencia a necessidade de revisao continua dos recursos tecnologicos para a Educacao, e de valorizacao de teorias e praticas pedagogicas, de carater nao instrucionista, em funcao de seus principios e fundamentos teoricos, que podem se revelar compativeis com as necessidades contemporaneas da Educacao na Saúde
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estruturamento de banco de imagens mamográficas(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-08) Cordeiro, Natália Monteiro [UNIFESP]; Elias, Simone [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7745925386381770; http://lattes.cnpq.br/8752549854090482Objetivo: Estruturar um banco de imagens mamográficas digitais com objetivo de ensino e pesquisa em saúde, disponibilizado em plataforma online de acesso gratuito. Métodos: Nosso banco de mamografias foi construído em uma plataforma de gerenciamento de imagens médicas e composto a partir da seleção retrospectiva de cem exames realizados pelo Hospital São Paulo - Universidade Federal de São Paulo entre os anos de 2019 e 2023. O projeto tem por premissas segurança, versatilidade e usabilidade e exigiu busca ampla da ferramenta adequada no mercado. Características essas compatíveis com produto disponibilizado pela Ambra Health, empresa americana que desenvolveu software baseado em nuvem e se mostrou como a alternativa ideal. Sua plataforma atende a critérios internacionais de segurança de dados e permitiu a customização criteriosa pretendida, além da possibilidade de associar anexos e realizar anotações compatíveis com estudos em inteligência artificial. Assim, o banco foi organizado de acordo com variáveis diversas. Categorias foram criadas em conformidade com os descritores BI-RADS®, cenários clínicos variáveis e materiais adicionais disponibilizados - e essas categorias foram base para o recurso de pesquisa avançada, que filtra intuitivamente os exames que atenderem simultaneamente aos critérios selecionados. A plataforma foi integrada a um sistema de anonimização automática ao f, garantindo a privacidade dos dados. Após envio, os exames permanecem em área restrita ao administrador para conferência da anonimização, categorização, anotações e manejo de anexos para posterior liberação para o usuário final. Almejando abrangência geográfica, os descritores foram inseridos em inglês americano - respeitando a origem do léxico BI-RADS® - enquanto para a estrutura do site, optou-se por tradução automática para a língua padrão do navegador de acesso. Reforçando a premissa da usabilidade, o sistema é responsivo, ou seja, pode ser acessado em dispositivos móveis. Resultados: Nosso site está ativo e disponível em www.mamografia.unifesp.br com acesso concedido após simples processo de registro. Cem casos anonimizados, 62% com imagens em 3D, podem ser filtrados a partir da combinação de 171 variáveis clínicas e imaginológicas, assim como da disponibilidade de conteúdo anexo. vii O idioma base é adaptável à língua nativa do usuário e as buscas categorizadas podem ser acessadas diretamente do navegador ou ter download em formato de dataset personalizados. Além disso, funcionalidades como salvar buscas específicas ou favoritar exames específicos também estão disponíveis. Conclusão: Construímos banco online e gratuito de mamografias digitais anonimizadas em densa, mas fluida, interface de busca que é compatível com tomossínteses e anexos diversos, permitindo estreita correlação clínica dos casos. Essas características tornam nosso projeto inovador em sua versatilidade: compatível com ampla gama de perfis de usuário e com potencial para atender demandas tanto pedagógicas como
- ItemAcesso aberto (Open Access)Novas tecnologias e a prática docente: um estudo a partir do livro-texto digital "aprendendo a estudar"(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Pittamiglio, Silvia Elsa Lizarralde de [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo desta tese é avaliar a interação docente/software educacional a partir do hipertexto “Aprendendo a Estudar” (livro-texto digital), investigando a receptividade deste tipo de intervenção instrucional, avaliando os estilos de navegação (construção de um hiperdocumento a partir do hipertexto) e descrevendo a relação dos docentes com a novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) no cotidiano de sua prática. A metodologia constou da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas a 21 docentes, alunos do Mestrado Ensino em Ciências da Saúde 2004/CEDESS . As perguntas fechadas foram tabuladas e as abertas submetidas a análise de conteúdo. Os mapas de navegação foram classificados conforme os estilos: linear, não-linear e misto. Os resultados mostram que os docentes têm pouca familiaridade com as NTICs porém concordam com o potencial educativo de objetos de aprendizagem digitais e reconhecem a relevância da incorporação das NTICs na prática docente. Demostram uso incipiente dos recursos de informática como auxílio à elaboração de material didático e de recursos eletrônicos de comunicação assíncrona (listas ou grupos de discussão). A apropriação de software educacional em aula presencial e o uso das NTICs como recursos auxiliares à pesquisa são restritos. Há prevalência de estilos de navegação lineares e mistos sugerindo predominância de estilos cognitivos serialistas. Manifestam intenção de usar o livro-texto digital no ensino presencial e como desafios citam a falta de infraestrutura física adequada e de familiarização com as NTICs. A relação dos docentes com as NTICs tem se comportado como um processo de aprendizagem e aproximação progressiva , mesclando muito o papel de aluno e professor. Sua incorporação adequada nos ambientes de aprendizagem é motivo de reflexão quanto à sua influência na prática docente e um desafio a ser enfrentando por todos os atores envolvidos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Quebra-cabeça tridimensional com texto em braille e QR Code com áudio-descrição para pessoas com deficiente visual direcionado à habilidade EF05CI07 da Base Nacional Curricular Comum (BNCC)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-09-05) Carvalho, Cynthia [UNIFESP]; Santos, Vagner Rogério dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0921491281575273Objetivo: Desenvolvimento de material didático com a utilização da tecnologia de impressão 3D para o ensino de anatomia para alunos com deficiência visual que estudam em colégio regular, seguindo as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que determina as aprendizagens essenciais para a formação do aluno por meio de competências e habilidades. Métodos: Para atender a BNCC foi definida a anatomia do Coração para elaboração do modelo de representação da estrutura anatômica e do fluxo sanguíneo do coração. Para a descrição do modelo, foi elaborado um texto descritivo da estrutura e do fluxo sanguíneo que, por sua vez, foi convertido no software Braille Creator para impressão do material em Braile. Os arquivos de texto também foram convertidos em áudio, utilizando o software Balabolka, e os QR Codes respectivos aos textos foram produzidos no QR Code Generator para que os alunos pudessem ouvir a narração do texto em áudio. As peças plásticas que compõem a estrutura anatômica e os identificadores em Braille foram modelados no software FreeCAD versão 0.20 e impressos nas impressoras Creality Ender 3 e 3D Micromake L2. Resultados: Foi desenvolvido um kit de educação, composto por um quebracabeças de cor branca que, após montado, representa a estrutura do coração humano, legendas escritas em braile, Arial 24 e QR Code com as explicações das partes do coração. Para a orientação do uso do kit foi elaborado um manual em fonte ampliada com um QR code em cada página do manual. Letras em braile foram impressas em 3D e coladas nas peças do quebracabeça para orientar os alunos durante as atividades didáticas, assim como foram produzidas setas para identificar o fluxo sanguíneo. Conclusões: Foi possível, por meio do uso da tecnologia de impressão 3D, produzir um kit de ensino que atendeu as diretivas da BNCC EF05CI07. Foi disponibilizado para o Colégio Padre Chico um material acessível e que pode ser inclusive comercializado para outras escolas. O método de elaboração do kit é adequado para a produção de outros materiais pedagógicos nos campos de experiência propostos pela BNCC e pode potencialmente revolucionar a educação em diferentes áreas.