Navegando por Palavras-chave "Lixo no mar"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os impactos do lixo no mar na pesca artesanal- estudo de caso na Praia do Perequê, Guarujá(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-06) Lourenço, Sofia Brito [UNIFESP]; Gonçalves, Leandra Regina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8461942312318325; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O lixo no mar é uma problemática que assola diversas comunidades ao redor do mundo, direta ou indiretamente, e os pescadores artesanais são grupos que sofrem com as consequências desse tipo de poluição de forma nítida. Os pescadores artesanais de camarão, da praia do Perequê, no município de Guarujá-SP, são exemplo de trabalhadores com contato direto com o lixo no mar, visto que muitos são envolvidos no projeto "Nós da Ação: Engajando pescadores artesanais no combate ao lixo no mar" através da ONG SOS Rio do Peixe (organização com objetivo de reabilitação ambiental do manguezal), por reconhecer esse problema. Essa pesquisa tem o objetivo de discutir o impacto do lixo no mar na vida desses pescadores artesanais, por meio de revisão bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas realizadas com os mesmos na praia do Perequê, em Guarujá. As entrevistas e a revisão apresentaram pontos importantes quanto ao impacto do lixo na vida desses pescadores, indicando que o lixo pode gerar problemas financeiros, por espantar o pescado e causar danos aos aparelhos de pesca; problemas de saúde, visto que o lixo pode tornar o arrasto do pescado mais pesado, prejudicando pescadores mais idosos; além de problemas de produtividade do trabalho, por causa do maior tempo que se leva para limpar o pescado que vem com o lixo. Por meio da revisão bibliográfica foi possível perceber a baixa quantidade de artigos realizados com esta temática, indicando ser um tema ainda pouco estudado; entretanto, os poucos resultados encontrados corroboram com os resultados das entrevistas. Essa pesquisa ressalta a importância de uma maior atenção para esse conflito ambiental, por parte dos órgãos públicos, academia e sociedade civil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um olhar sobre as organizações não-governamentais que realizam ações de educação ambiental focadas em lixo no mar no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2020-05-22) Menck, Elisa Van Sluys [UNIFESP]; Rabinovici, Andrea [UNIFESP]; Turra, Alexander; http://lattes.cnpq.br/9028595280598723; http://lattes.cnpq.br/4506171831521594; http://lattes.cnpq.br/8106082889869908Parte dos resíduos sólidos gerados nas atividades humanas atinge o ambiente marinho por múltiplos caminhos, causando inúmeros prejuízos. Como parte da solução do problema, o tema passou a ser foco de atividades de Educação Ambiental (EA) e entre os atores que promovem esse tipo de atividade educativa destacam-se as Organizações Não-Governamentais (ONGs). Entretanto, para além de sua atuação com atividades de limpeza de ambientes costeiros, pouco se conhece a respeito de suas estratégias educativas ao abordar a temática de lixo no mar. Assim, este estudo pretendeu i) fazer um levantamento dessas ONGs que atuam no Brasil, compreender aspectos institucionais e de suas atividades sobre lixo no mar; ii) verificar de que maneira é abordada a temática, considerando as vertentes Conservacionista/Pragmática e Crítica da EA; e iii) identificar os potenciais e desafios para a atuação dessas ONGs considerando sua articulação de ações de lixo no mar. Para o levantamento das ONGs foram utilizadas estratégias complementares como um levantamento colaborativo com o uso de formulários online e os cadastros na Rede Mares Limpos. No total, foram levantadas 50 organizações atuantes com lixo nos mar no Brasil. Dessas, 12 ONGs foram selecionadas seguindo critérios como, por exemplo, ter organizado mais do que uma atividade de limpeza de ambiente costeiro nos anos de 2017 e 2018. Assim, essas instituições tiveram seus(as) coordenadores(as) de ações entrevistados(as) e para obter os resultados, foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas. Encontrou-se que, apesar do amplo cardápio de atividades e ferramentas pedagógicas utilizadas pelas instituições, há um predomínio de ações pontuais de sensibilização/mobilização, cuja finalidade pretendida é a mudança de comportamento individual. Contudo, verificou-se que o cenário sóciopolítico, em que as ONGs estão inseridas, não contribui para o fortalecimento institucional das mesmas e consequentemente de suas ações educativas. Visto a visibilidade que a temática do lixo no mar e dos oceanos vem recebendo, o diagnóstico e a análise poderão subsidiar a elaboração de novas estratégias de EA cujo tema gerador é o lixo no mar, de maneira que sejam mais estruturantes, continuadas, que tenham seus resultados acompanhados e que caminhem para ampliar a abordagem crítica da temática.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os impactos socioambientais do lixo no mar para os pescadores artesanais de Paraty-RJ(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-17) Scagnolatto, Giovanna [UNIFESP]; Gonçalves, Leandra Regina [UNIFESP]; Oliveira-Monteiro, Nancy Ramacciotti de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4064588869236649; http://lattes.cnpq.br/8461942312318325; http://lattes.cnpq.br/0641319462335515; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Resíduos sólidos estão presentes em todo o oceano e geram impactos socioambientais e econômicos vinculados a esse tipo de poluição. A pesca artesanal enfrenta diversos conflitos ambientais, dentre eles, a captura acidental de resíduos sólidos que impactam a atividade e, por consequência, a subsistência dos pescadores. O objetivo desta pesquisa é avaliar os impactos do lixo no mar para a pesca artesanal de Paraty-RJ. Para tanto, uma análise diagnóstica e um levantamento das percepções dos pescadores artesanais foram realizadas com o propósito de compreender a interrelação entre a pesca e o lixo no mar. A pesquisa incluiu uma abordagem interdisciplinar e empregou a metodologia diagnóstica DAPSI(W)R(M) a qual relaciona os Drivers (Forçantes), Atividades, Pressões, Estado, Impactos no bem-estar, Resposta e Medidas, além de entrevistas semiestruturadas com os pescadores artesanais da cidade de Paraty, no intuito de captar a visão daqueles que trabalham diretamente no mar, a respeito da interação lixo no mar e pesca artesanal. O estudo integra o projeto Nós da Ação: engajando pescadores artesanais no combate ao lixo no mar, sob responsabilidade da orientadora.