Navegando por Palavras-chave "Interprofessional Collaborative Practice"
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- ItemEmbargoA prática interprofissional colaborativa no trabalho em equipe no cenário profissional de Terapeutas Ocupacionais que trabalham na área da infância(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-11) Campanha, Ana Julia [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3179063226554474; http://lattes.cnpq.br/5812398004565376; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Prática Interprofissional colaborativa (PIC) em saúde é uma estratégia de trabalho para melhorar os resultados das práticas em saúde em todo o mundo, colaborando positivamente para percepção e eficiência das relações de trabalho em equipe e aos cuidados em saúde, revelando-se como uma proposta de alta importância por reverter o modelo de atenção à saúde hegemônico, aumentando a resolutividade do trabalho em equipe, respeitando a integralidade do indivíduo. Este estudo é um recorte de uma pesquisa de Iniciação Cientifica realizado em 2021, para este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o foco serão os profissionais que trabalham com o público infantil. Desta forma o objetivo desta pesquisa foi compreender a Prática Interprofissional Colaborativa no cotidiano do trabalho das equipes de saúde em diferentes serviços na área da infância. Estudo quali-quantitativo de campo exploratório descritivo. Como método optou-se por utilizar a Escala de Avaliação da Colaboração Interprofissional em Equipe (AITCS II-BR), instrumento diagnóstico elaborado para medir a colaboração interprofissional e perguntas abertas. Participaram deste estudo 13 profissionais Terapeutas Ocupacionais que trabalham em serviços da área da saúde, especificamente na infância, sendo alguns profissionais egressos da UNIFESP campus Baixada Santista e outros profissionais formados em outras instituições de ensino superior. Os resultados do instrumento AITCS II-BR foram analisados usando o mapa comportamental de cores, para tal as médias de cada uma das assertivas foram calculadas. Para a entrevista semiestruturada utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam sobre a importância de uma formação acadêmica voltada para a Educação Interprofissional em Saúde, que as práticas compartilhadas colaboram para o aprendizado do trabalho em equipe e da Prática Interprofissional colaborativa, e que o processo vivenciado durante a graduação com a clínica ampliada reflete diretamente no cuidado integral e centrado na pessoa, família e comunidade. Considerações Finais: Há muitos paradigmas e desafios a serem enfrentados, porém, já é perceptível as mudanças que essa prática faz no dia a dia de quem se propõe a usar ou a trabalhar em equipe interprofissional. Ficando evidente que a sociedade se beneficia de profissionais dispostos a dialogar, comunicar e entrar em um consenso sobre cada caso, sem deixar de lado o olhar centrado nas pessoas, família e comunidade.