Navegando por Palavras-chave "Interdisciplinar"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ciência & Arte na Educação: uma experiência nos anos iniciais em tempos de Pandemia(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-20) Reis, Virginia Costa dos [UNIFESP]; Santos, Emerson Izidoro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5505969975499859; http://lattes.cnpq.br/1281596685541612Este trabalho, realizado sob a metodologia pesquisa-ação apresentará uma sequência didática, assim como os resultados de como foi desenvolvida. Essa abordou a temática atual da Pandemia da COVID-19, com turmas de 2º ano do ensino fundamental, durante aulas online. Os principais objetivos são de elaborar e desenvolver uma atividade que relacione artes e ciências de forma interdisciplinar, bem como fomentar a curiosidade, imaginação e criatividade das crianças. Para tal, é utilizado como fundamentos teóricos os de Henri Wallon e Lev Vigotski, sobretudo no que toca ao processo de formação da criança e suas relações de cognição e afetividade.
- ItemSomente MetadadadosComparação entre intervenções: terapia interdiscipinar, treinamento físico isolado ou educação em saúde sobre o comportamento alimentar e consumo de alimentos ultraprocessados em adultos obesos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-06-26) Cuesta, Maria Gabriela Soria [UNIFESP]; Caranti, Danielle Arisa [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: Obesity is a chronic multifactorial disease and its prevalence has been increasing unabated, representing a challenge for public health today. Therefore, assessing nutritional intake in the treatment of obesity is of paramount importance, but analyzing variables related to eating behavior becomes more and more necessary. Aims: The aim of the present study was to evaluate changes in eating behavior and consumption of ultra-processed foods (UPF) by obese adults after three types of intervention: interdisciplinary therapy, isolated physical training or health education. Methods: 52 obese adults (BMI 35.5 ± 2.7 kg/m², 39.6 ± 5.9 years old) participated in a randomized clinical trial and completed 28 weeks of interdisciplinary therapy - INT (n=21), physical exercise - EXE (n=17), and health education - HE (n=14). Anthropometric measurements, body composition, serum markers (blood glucose), eating behavior and consumption of ultra-processed food were assessed on two occasions: at the beginning and the end of the 28 weeks of interventions. Results: The main findings of this study were a significant decrease in the scores of the "emotional eating" and "external eating" food styles and a significant decrease in UPF consumption in the INT group. There was a positive correlation between UPF consumption and food style "emotional eating" in the INT group. INT therapy was effective in significantly reducing body mass, BMI and waist and neck perimeters. Conclusion: The interdisciplinary treatment was effective on changing the "emotional feeding" and "external feeding" food styles and reducing the UPF consumption. The correlation between UPF consumption and "emotional eating" indicates that the lower the UPF consumption, the lower the emotional eating.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O EDUCADOR FÍSICO EGRESSO DA UNIFESP: Há espaço para atuação interprofissional no mercado de trabalho?(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-12-17) Rocha, Guilherme de Campos [UNIFESP]; Junqueira, Virginia [UNIFESP]; Tranchitella, Marina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2670477880566228; http://lattes.cnpq.br/5029984524343235; http://lattes.cnpq.br/3637225972591144; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No mundo contemporâneo o conceito de trabalho interprofissional se faz cada vez mais presente nas diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, em especial na área da saúde devido à necessidade de uma visão global e por sua melhor eficiência no cuidado ao paciente. Ocorre que constantemente é abordada e questionada sua aplicabilidade e aceitação no mercado atual na área da saúde, sobre tudo nos campos da Educação Física. É nesse contexto, interprofissional, que o curso de Educação Física da UNIFESP está incluso, sendo assim o objetivo do presente estudo foi investigar a inserção profissional do educador físico com formação interdisciplinar, egresso da UNIFESP, no mercado de trabalho por referência à atuação interprofissional. A metodologia se pautou na construção de um questionário fechado, que contemplou perguntas relacionadas à expectativa, realidade e perspectiva dos egressos do mercado de trabalho, sendo construído e enviado eletronicamente através do Google Docs. Nossa amostra foi de 72 egressos do curso de Educação Física da UNIFESP e a análise dos dados foi efetuada através de macros desenvolvidos no Microsoft Excel 2010, que nos mostram a distribuição da frequência das respostas, expressados em gráficos e tabelas. Os resultados demonstram que grande parte dos egressos acredita e deseja atuar no campo de trabalho interprofissional e que uma pequena parcela já consegue desenvolver o trabalho de forma interprofissional. No entanto, com o presente estudo foi possível concluir que a maioria, dos educadores físicos egressos da UNIFESP, não está atuando efetivamente de forma interprofissional principalmente pela falta de estrutura do mercado
- ItemEmbargoMULHERES NAS CIÊNCIAS DO MAR: estudo de caso sobre o campo e sobre os programas de pós-graduação no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-27) Lippi, Adriana [UNIFESP]; Gonçalves, Leandra Regina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8461942312318325; http://lattes.cnpq.br/2643757442215280; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Em 2020, mulheres eram 33% das docentes de Programas de Pós-Graduação (PPGs) de Oceanografia, uma das áreas que compõem as Ciências do Mar (CM). A Década do Oceano da ONU se propõe também em fomentar uma ciência mais diversa, partindo da premissa que uma maior diversidade na ciência melhora a produção de conhecimento. Essa pesquisa busca compreender as barreiras e incentivos para a diversidade de gênero nas CM e o cenário de gênero nas CM no Brasil, a partir do recorte de PPGs, inovando em trazer métodos mistos para analisar o tema. A partir da revisão de literatura (protocolo PRISMA) foi identificado que a produção sobre mulheres nas CM têm crescido a partir de 2019 e é mais focada no Norte Global. As principais barreiras apontadas pela revisão são do tipo “Práticas e Processos”, “Sociais” e “Institucionais”. Dentre os incentivos descritos, os mais numerosos são “Institucionais” e “Sociais”. Analisando os PPGs de CM, as mulheres representam 28,6% dos docentes e 51% dos discentes. O Quociente de Inclusão de Gênero apresentou uma tendência de queda nos PPGs analisados. A partir de entrevistas com 11 docentes mulheres dos PPGs de CM coletamos diferentes experiências. As docentes com as maiores idades apresentam menor incômodo com as barreiras enfrentadas pelas mulheres e as com as menores idades mais incomodadas. A maioria das entrevistadas sofreu ou notou microagressões em espaços de gestão. Apenas 1 docente relatou não ter sofrido assédio nem microagressões ao longo de sua vida acadêmica. Das que sofreram assédios graves em ambiente acadêmico, nenhuma fez denúncia. O trabalho de cuidado se mostrou um dos principais fatores para a diminuição ou suspensão de trabalhos de campos ou embarcados de longa duração. A maioria das entrevistadas não foi contemplada por ações afirmativas ao longo de sua carreira e a minoria tinha proximidade com o conceito. As entrevistadas sugerem que as principais ações para a retenção das mulheres nas CM são “Institucionais” (suporte ao trabalho de cuidado, incentivo a mulheres em posições de liderança, políticas de acolhimento e cotas de contratação para mulheres), “Individuais” (premiar e aumentar a visibilidade de pesquisadoras, dar mais oportunidades para mulheres ocuparem cargos de liderança) e “Sociais” (diminuir a sobrecarga de mulheres na sociedade e conscientizar as mulheres sobre as barreiras). Esta pesquisa aponta para a necessidade de elaboração e implementação de políticas de diversidade de gênero nas instituições de CM que contribuam para a retenção de mulheres na carreira. As políticas devem focar em suporte ao trabalho de cuidado, combate a assédios e conscientização sobre diversidade de gênero. Questionar e expandir os conhecimentos existentes sobre o oceano, reexaminar as práticas científicas vigentes e construir melhores políticas pode contribuir para não apenas avançar no conhecimento técnico e científico, mas também promover uma ciência mais justa e equitativa, refletindo assim um verdadeiro deslocamento no paradigma das CM.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma proposta de ensino interdisciplinar(Faculdade do Noroeste de Minas, 2022-02-10) Mota, Luiz Felipe Farias [UNIFESP]; Amorim, Vitor [UNIFESP]; Vieira, Rui Manoel de Bastos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8397523106470083Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma Iniciação Científica, sua aplicabilidade está voltada para um ensino de interdisciplinar capaz de integrar conceitos de física e música. Nossa proposta tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino, na qual focamos em “no que ensinar", “como ensinar” e “por que ensinar". A proposta de ensino sugere a utilização práticas experimentais em sala de aula, para compô-las apresentamos os seguintes materiais disponíveis: um xilofone, um piano digital acompanhado de um conjunto de 4 teclados fabricados de papel, porém pintados com materiais diferentes, além de teclas “avulsas” constituídas de diversos materiais. A proposta tem a intenção de tornar evidente o diálogo entre o estudo de ondulatória e a produção de sons no xilofone e no piano digital, e dessa forma reforçar a ideia de que o saber se constitui como um todo e não de modo fragmentado.
- ItemSomente MetadadadosRevisão Das Atuais Propostas De Tratamento Para O Diabetes Mellitus Tipo 2 Sob A Ótica De Uma Abordagem Interdisciplinar Para A Prática Clínica Na Atenção Primária À Saúde(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-07-27) Panico, Caroline Thomaz [UNIFESP]; Pititto, Bianca De Almeida [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Diabetes Mellitus (DM) is a chronic disease of high prevalence and with inherent risk of disability and mortality, mainly due to its micro and macrovascular complications, being thus a serious public health problem in Brazil and in the world. Because it is an insidious and asymptomatic onset disease, the diagnosis of type 2 (T2DM) diabetes often occurs when the disease has been in place for months or years. In screening studies, about 50% of individuals with diabetes did not know how to have the disease, and when diagnosed, few patients reach the expected glycemic target. Glycemic control and management of cardiovascular risk factors commonly associated with DM2 is important for the prevention of chronic DM2 complications. The high occurrence of the disease and its complications both in Brazil and in the world led to therapeutic and pharmacological innovations, but even with this progress, reaching glycemic targets remains a challenge in the treatment of DM. In this context, this work aims to review current recommendations on DM2 management through a literary search conducted in three bibliographic databases - PubMed, EMBASE and LILACS containing articles and guidelines of the last 5 years and thus to identify similarities and divergences in the literature and the effect of an interdisciplinary team on DM2 control. The American (ADA) and Brazilian (SBD) recommendations are similar in several aspects as in the case of diagnostic criteria, primary prevention, in the individualization of the therapy orienting the change of the habits of life like consuming a varied diet, performing physical activity, weight control , cease smoking, but there are differences as in the case of glycemic targets and dietary recommendations such as the amount of intake of sugars, potassium, fats and protein. 7 Treatment and care with DM2 is complex and has been approached by several scientific societies in the form of Guidelines or Guidelines. In addition to discussions on pharmacological treatments, these guidelines reinforce the importance of taking into account the individual characteristics of the patients, multiprofessional and interdisciplinary treatment, periodic follow-up, as well as health education as self-care measures and can be given through consultations with the ESF doctor and the primary care team. In Brazil, the vast majority of patients with T2DM are followed up in the Brazilian public health system, with about 80% of primary health care having low glycemic control. Therefore, one of the relevant factors is the training of primary care professionals in DM2 care. A review of the main guidelines regarding the management of T2DM may contribute to the greater appropriation of health professionals in this regard in order to contribute to improve the scenario of the lack of glycemic control and the progression of chronic complications of DM2 still worrying in Brazil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Visualização e compartilhamento de dados utilizando GIS com participação pública(Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-13) Eduardo, Tiago [Unifesp]; Lima Junior, Walter Teixeira [Unifesp]; http://lattes.cnpq.br/5189390968642420; http://lattes.cnpq.br/8506599814208801Este é um trabalho de cunho interdisciplinar que exige que busquemos conhecimentos em áreas de estudos diversos, como tecnologia, comunicação e ciências sociais. Essa abordagem de conhecimentos especializados é necessária, pois quando trabalhamos com problemas complexos é fundamental um olhar disruptivo e amplo. Torna-se de grande importância a busca de conceitos e métodos de diferentes disciplinas do conhecimento humano para o desenvolvimento de uma solução efetiva para o problema pesquisado. Com o foco em explorar o problema de falta de informação estruturada sobre a situação de infraestrutura em áreas periféricas, e a baixa cobertura de noticiário local sobre, propõe-se utilizar conceitos de Participação Pública (PP) combinada com tecnologia GIS (Geographic Information System) na coleta de informações georreferenciadas (longitude e latitude), com o propósito de montar uma base de dados pública, e a partir desta gerar recomendações de criação de notícias hiperlocal utilizando inteligência artificial generativa (IAG). A partir do desenvolvimento do aplicativo móvel Lupa NH que habilita cidadãos do bairro Novo Horizonte em Macapá (AP) a cadastrarem ocorrências sobre o fornecimento de serviços de iluminação pública, calçadas e asfalto, coleta e tratamento de esgoto, coleta de lixo, limpeza urbana e água potável, objetiva-se implementar um algoritmo de priorização e seleção desses dados a partir de sua geolocalização, e com o uso do ChatGPT gerar recomendações de narrativas para criação de notícias. Tanto o conteúdo coletado, quanto as recomendações compõem um portal para compartilhamento da informação. Será decorrido aqui a contextualização do problema de pesquisa, seus impactos identificados na literatura, além de demonstrar um caminho possível para minimizar a falta de conteúdo hiperlocal com o uso de tecnologias digitais georreferenciadas com participação pública.