Navegando por Palavras-chave "Interactivity"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E MULTIMODALIDADE: um estudo sobre a linguagem dos ambientes digitais de ensino(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-16) Silva, Karina Huf dos Reis Zachias Soares da; Silva, Sandro Luis da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769037P0&tokenCaptchar=03AGdBq24W8R9dH1UJLr47Rd9DfTroby0ndPt5Jb_-DCrvwG96tLIgJ5FOGE06Ru7g6ufEUQdEqrDqxW1yN5s_JEVlg-QdgKwFCU-1_KoKRAWnqkImfCRbU7Yn7tjA10tgL-OFkB5cEe8K_oGUCESOihfsMRG4zPUuvUS_CTNW5hxqU5mk-xNMot-Wd3h99bPmSQdReI_cUNetppdIAdUHG1HizI8KO-ipS8Mp4VwjokdlEYfzGCCcrnf0rdyl062EM3DIl0vnHJxmXs-cSswpeuQzDVcowOdZ7keLZruD8F-UbPCQOOoMH6bwWU4NwU-cdEY_FifmXQmm93Ycey2Ivr1wz1p8jMKlABZWcAZhKGPF2fc3-ALBG1G2kEDNxfoUYG0KSODFtee7sFKwGP8PTRnYm3d2h2ySWYsOpnALnq3HXIrQsPKP4ci0ZI46rBNVkjsoC7exHRXWe6mGrVEcFwTJnWUlJJBhUw; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8609713E6&tokenCaptchar=03AGdBq25aRItHStRXuwBCeouk4BohjCXrrZX9k-2TmADLOZ9EaxK1-otoLX0Ud9JEUYcVtwOccWo8Ig6jUZ34ux7vE9113HB0lYgP-iwlcZgd6z5yFbMwqDRcd9Da7R-nalEv1Dw_W2ePPNTCidJ3tRlaQ1PpzhZo0je0j-VPDchLxXO-vrrVLMgCHYg9tiVekItIh9oL5-Rl_aWUjeW-xYneG-T8d37NwOs1iPA4nF-x2QGKb8XVqlwlqLB3SvP1SeuSFcf06LYZvGtp4-DvHxRIueojLW2I5cNrLcP2wc7HNEPacV-N_1qX5M94VgUSoxMSdKva9YIWmNgsjXRyrVi1qokBpcXCi-attNoBd3ky8ZZq6SspcyR4mLhTK-qyJry4gljBXnkfYzrfsjWhSQf1p8ERA2bA1Dn8M7Y7feEyfM2t-ae37lCbWTpBdw-nBMZkcthY-K27Este estudo está inserido no campo da Linguística Aplicada em diálogo com a Análise do Discurso e tem como objetivo evidenciar como os recursos multimodais de materiais didáticos digitais de um repositório educacional desenvolvem a competência discursivas dos alunos para a produção de texto. Busca-se, ainda, averiguar se esses instrumentos de aprendizagem promovem a interatividade, a fim de auxiliarem na construção de saberes de forma autônoma. O corpus da pesquisa é constituído por cinco Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) de Língua Portuguesa, do eixo de Produção Textual, inseridos no portal Escola Digital, de acesso livre a docentes e gestores da educação. A ideia central que impulsionou este estudo foi a observação das potencialidades apresentadas pelas ferramentas digitais de ensino-aprendizagem, no que tange ao desenvolvimento da autonomia do aluno e do professor, representadas pela linguagem multimodal (MAINGUENEAU, 2015), hipertextualidade e interatividade (SILVA, 2010), os quais são proporcionados por esses ODA. Analisou-se se os ODAs, através de sua configuração multimodal, promovem a interatividade e, consequentemente, o desenvolvimento de competência discursiva (MAINGUENEAU, 2008) ao sujeito. A pesquisa foi iniciada com o levantamento de reflexões acerca dos novos ambientes de aprendizagem trazidos pelos avanços tecnológicos do século XXI, observando questões sobre a construção de saberes nesse novo contexto, a interação e a interatividade, a configuração da linguagem e o desenvolvimento de competência discursiva, bem como os conceitos de multiletramentos e letramentos digitais, entendidos, nos limites desta dissertação, como competência necessária ao sujeito neste cenário. A partir das discussões iniciais, foram selecionadas as categorias que serviram ao processo de análise do corpus. Analisou-se o portal Escola Digital, como sendo um repositório de recursos digitais, compreendendo sua finalidade, bem como os materiais didáticos nele disponíveis, os ODAs, averiguando sua configuração e suas potencialidades. A partir da análise realizada nesta pesquisa, concluiu-se que os repositórios educacionais podem contribuir grandemente para o desenvolvimento da autonomia de alunos e professores, além de ser possível observar a rica exploração dos recursos multimodais nos ODAs, que permite o desenvolvimento de competência discursiva para a produção de texto. Constatou-se, ainda, a escassez de ODAs atuais e variados, que possibilitem a interatividade no processo de ensino-aprendizagem, em especial quanto à produção textual. Trata-se, portanto, ser um repositório que pode se tornar um aliado na prática pedagógica, satisfazendo as exigências do século XXI, na medida em que mais ODAs forem melhor elaborados, promovendo uma aprendizagem mais significativa para os sujeitos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Videoaula de língua portuguesa via YouTube : multimodalidade, interatividade e ethos discursivo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-02-28) Lima, Heloisa Dandara Ribeiro De [UNIFESP]; Silva, Sandro Luis Da [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis dissertation, based on the French line of Discourse Analysis (AD), more specifically from the studies postulated by Dominique Maingueneau, has as main objective to analyze how Multimodality contributes with the possible interactions between the subjects for the construction of the discursive ethos in the genre of video discourse. The corpus of the research are Portuguese grammar video lessons from the YouTube channel, whose main theme is pronouns. This study is justified as the understanding that technological advance has considerably changed teaching methodologies, including the increasingly proximal reach between subjects and reality for the construction of knowledge, and also the autonomy of learning by the subjects involved in it. Multimodal resources have permeated the teaching-learning process in all areas of knowledge. Technologies also contribute significantly to pedagogical practices in Portuguese grammar classes. Several technological resources are present, such as learning objects, digital educational objects, the digital textbook, among others, which enable the use of different strategies for the development of the discursive competence of the subjects who participate in the teaching-learning process. These devices also enable the emergence of different languages, which, within the limits of this research, characterize as multimodality. Besides analyzing the influence of the multimodal resources on the gender in question, we seek to verify to what extent and which discursive ethos is built through these resources presented in the analyzed samples. The theoretical input used is Bakhtin (2003) and Maingueneau (2005, 2006, 2008, 2010, 2012, 2013, 2015, 2016 and 2018) regarding the definition of the discourse gender. At the same time, we rely on multimodality concepts by Kress (2003), Dionysus (2005), Dionysus and Vasconcelos (2011), Ribeiro (2016) and Walsh (2011). Considering cyberspace as an educational space and the need to rethink the new concepts of education, we base ourselves on Toledo (2007), Recuero (2009), Marquesi, Elias and Cabral (2008). The studies of Oliveira and Stadler (2014) help to contextualize and approach videos and video classes. In Silva (2014) we looked for issues related to interaction and interactivity as inseparable aspects of the video lesson genre. And finally, we returned to Maingueneau (2013; 2016) to revisit the postulates on discursive ethos. The result we have reached demonstrates that multimodality as a characteristic resource of video classes contributes to the construction of discursive ethos in this genre of discourse and that ethé are produced considering also the interactivity present in this virtual genre.