Navegando por Palavras-chave "Instituições de ensino superior"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação crítica e comparativa do gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa de instituições de ensino superior (IES): estudo de caso do Campus Diadema da UNIFESP(Universidade Federal de São Paulo, 2017-03-20) Arantes, Marcus Vinicius Carvalho [UNIFESP]; Moraes, Maria de Lourdes Leite de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Over the last decades, the challenge inherent to the need to implement an chemical waste environmentally management program has been raising environmental awareness in the different segments of the Brazilian and world academic community. The differents actors in these academic segments have come to recognize the potential social and environmental impacts that this type of waste can generate, especially when there is no correct chemical waste management program. In view of this worrying scenario, the Higher Education Institutions (HEI) have been seeking to adapt to this new reality, through the establishment of Chemical Waste Management Programs (CWMP) for chemical residues from their teaching and research laboratories. Bearing in mind, however, the normative dictates of environmental laws related to the subject, such as Resolutions of ANVISA RDC nº. 306/04 and CONAMA nº. 358/05, NBRs and other Technical Standards. The present study proposes to study the CWMP of the Chemical Institutes (CI) of the Cidade Universitária and ESALQ both campi of the University of São Paulo (USP) and the CI of the UNICAMP to subsequently point out possible improvements and adequations (propositions) to chemical waste management implemented at the Diadema campus UNIFESP. The methodology adopted in the present study is based on the transversal analysis between the CWMPs of the three IQs of the HEIs consolidated with the PGRQ implemented at the Diadema campus of UNIFESP. It was verified, through the transversal analysis, that from the experiences of chemical waste management adopted in each HEI evaluated, it was possible to delineate proposals for improvements to the Diadema campus, looking for adequate to the reality of this campus.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Indicadores de sustentabilidade em instituições de ensino superior brasileiras certificadas pela NBR ISO 14001(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-18) Waschinschy, Nicolle [UNIFESP]; Candiani, Giovano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9950995765229751; http://lattes.cnpq.br/0637651397704194Nas últimas décadas um número crescente de instituições de ensino superior (IES) têm se empenhado em incorporar e institucionalizar a sustentabilidade, buscando cumprir e demonstrar seu papel na transição da sociedade para estilos de vida mais sustentáveis. Algumas o fazem implementando um sistema de gestão ambiental (SGA) utilizando os requisitos da norma ISO 14.001. No Brasil, as principais experiências relacionadas à SGAs em IES são consideradas como iniciativas isoladas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é caracterizar os indicadores de sustentabilidade utilizados pelas instituições de ensino superior certificadas com a NBR ISO 14.001 para o monitoramento do desempenho de seus sistemas de gestão ambiental. Esta pesquisa é caracterizada como descritiva e exploratória, cuja metodologia consiste em um levantamento bibliográfico em publicações científicas, pesquisando-se: livros, dissertações e teses em bases indexadas digitais. O percurso metodológico seguiu com a identificação das instituições de ensino superior certificadas no Brasil, a caracterização dos indicadores de sustentabilidade utilizados por estas instituições, pesquisa documental e análise destes indicadores. Os resultados da pesquisa concluíram que as 3 IES certificadas no Brasil utilizaram indicadores de sustentabilidade para monitoramento de seus sistemas de gestão ambiental, mais voltados ao desempenho ambiental e monitoramento de processos, sendo que apenas uma os publicava por meio de relatórios de sustentabilidade. A implementação de SGAs contribuiu para a melhoria do desempenho ambiental em todas as universidades. Contudo, seria importante reportar indicadores voltados ao monitoramento do desempenho em 3 áreas mais relacionadas à educação: campus, currículo e comunidade. Com relação às normas do setor educacional de ensino superior foram registradas: NBR ISO 14001 (meio ambiente), NBR ISO/IEC 17025 (Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração), ISO/IEC 17065 (Avaliação da conformidade - Requisitos para organismos de certificação de produtos, processos e serviços) e a certificação do "UI Green Metric".
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mapeamento de competências dos servidores técnico-administrativos do departamento de administração do campus São Paulo - UNIFESP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-09-30) Tamada, Rosane Cristina Piedade [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8695765272291430; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No âmbito das universidades federais, a Lei nº 11.091/05 que reestrutura o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, determina que a Progressão por Mérito Profissional deve estar baseada em programa de avaliação de desempenho. Os Decretos Federais nº 5.825/06 e nº 7.133/10 vieram regulamentar a realização das avaliações de desempenho individual e institucional e estabelecem que os critérios e fatores devem refletir as competências do servidor, aferidas no desempenho individual das tarefas e atividades a ele atribuídas. Este trabalho teve como campo de estudo o campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que não possui ainda um programa formal de avaliação de desempenho. O objetivo foi mapear as competências dos servidores lotados no Departamento de Administração, através da aplicação do instrumento de autoavaliação proposto por uma Comissão de Avaliação de Desempenho, da análise da autoavaliação de desempenho dos servidores, da identificação das lacunas nas competências necessárias para o desempenho das atividades destes colaboradores e da complementação da matriz de competências do instrumento de avaliação de desempenho. O instrumento proposto foi constituído pelos 5 fatores mínimos e obrigatórios e pelos 5 fatores opcionais estabelecidos na Orientação Normativa nº 07/2011, da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Para cada fator ou competência foram descritos os referenciais de desempenho esperado dos servidores. A primeira parte do questionário apresentou questões para conhecer o perfil dos respondentes. A segunda parte do questionário apresentou os 27 comportamentos ou desempenhos esperados, para os quais foi utilizada uma escala de medição intervalar do tipo Likert, de 5 pontos, sendo: 1 - raramente; 2- às vezes; 3- frequentemente; 4- sempre e 5- acima do esperado. No final do formulário foram incluídas 2 perguntas abertas para permitir a inclusão de outras competências que os servidores julgam importantes para melhorar seu desempenho no trabalho e eventuais sugestões. A coleta de dados foi feita através da disponibilização do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e do questionário na ferramenta Google Docs®, após a aprovação do Projeto de Pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa da Plataforma Brasil. Foram respondidos 25 questionários. A maioria dos respondentes era do sexo masculino, com idade a partir de 41 anos, casados, com tempo de casa de até 10 anos, com nível escolar de PósGraduação e lotados em cargos de nível médio de Assistente em Administração. As médias das respostas foram altas, ou seja, os respondentes se autoavaliaram positivamente em todos as competências. Houve apenas correlação entre a competência ?capacidade de autodesenvolvimento? e a escolaridade dos servidores, uma vez que os de nível superior responderam negativamente em maior frequência para participação em capacitações do que os entrevistados com ensino médio ou pós-graduação. As menores médias foram observadas nas competências ?capacidade de autodesenvolvimento?, ?conhecimento de métodos e técnicas? e ?flexibilidade às mudanças?. Os servidores ressaltaram a necessidade de aprimoramento da competência ?conhecimento de métodos e técnicas? principalmente com relação aos processos de trabalho, dos sistemas de informação corporativos da UNIFESP e de gestão do Governo Federal, além de conhecimento sobre o funcionamento da Instituição como um todo. As principais sugestões foram relacionadas ao aprimoramento das práticas de gestão de pessoas, dos processos de trabalho, ao apoio da gestão e às necessidades de capacitação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)(Re)Produção da Saúde Coletiva nos currículos de Educação Física: subsídios para propor uma metodologia de captação de matrizes(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Galleguillos, Vania Susana Brassea [UNIFESP]; Carnut, Leonardo [UNIFESP]; Guerra, Lúcia Dias da Silva; http://lattes.cnpq.br/8624417896750887; http://lattes.cnpq.br/2575803021196614; http://lattes.cnpq.br/1277236142889488Introdução: A educação física vem se inserindo em espaços importantes na operacionalização das políticas de saúde no SUS, entretanto, as graduações na área de educação física parecem ainda não pautar os conteúdos de saúde coletiva apropriados, ou com a abrangência para solidificar esta inserção. Objetivos: Dessa forma, este estudo visa analisar como as disciplinas de saúde coletiva se apresentam nos currículos de educação física das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Brasil por meio de um método de captação de matrizes que ajudou a problematizar se a presença da saúde coletiva age de forma transformadora ou reprodutora no agregado dos diversos currículos. Método: Assim, analisou-se 148 IES com cursos de educação física em duas fases. Na primeira, quantitativa, optou-se por uma análise da distribuição por macrorregião, do tipo de habilitação, dos níveis de integração curricular e da descrição das disciplinas de saúde coletiva por categorias. Na segunda, qualitativa, optou-se por uma pesquisa documental dos Projetos Políticos-Pedagógicos (PPP)/Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) cujos corpora foram: a ‘relevância e coerência com demanda da área geográfica’, os ‘objetivos do curso’, o ‘perfil do egresso’ e a ‘avaliação do currículo’. Para fins interpretativos, usou-se o referencial de Louis Althusser. Resultados: As disciplinas de saúde coletiva mais frequentes nos currículos se relacionam com a ideia de ‘história da profissão da educação física’; ‘teorias sociais e antropológicas’ e ‘saúde coletiva em geral’. Já os PPP/PPC enfatizam a ‘transformação da realidade’, a ‘transformação social’ e a ‘formação técnico-pedagógica’, contudo, não relacionam o papel das disciplinas de saúde coletiva no alcance dessas transformações, e nem do caráter pedagógico da profissão endossando, em geral, o caráter reprodutor desta formação no Brasil. Foi possível destacar o papel da universidade nessa relação por meio de um currículo que valorize os conteúdos de saúde coletiva e o SUS, e assim, como os desdobramentos que a formação em educação física precisa fazer para alcançar esse objetivo. Considerações Finais: Por fim, por meio de um olhar mais abrangente, buscando superar suas tradicionais ações e contextualizar sua prática a partir das necessidades dos territórios, podem ocorrer alguns desdobramentos advindos de uma formação na perspectiva de ampliar suas conexões com a saúde coletiva de forma mais efetiva, e que são bastante urgentes dentro da área. Produto: Como produto educacional foi realizado um delineamento metodológico, até a construção de um procedimento que pode ser replicado em estudos com objetivos semelhantes, permitindo estudar currículos de graduação em quaisquer áreas do conhecimento no Brasil.