Navegando por Palavras-chave "Initial teacher training"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma análise sobre a formação inicial de professores de ciências na Unifesp para o ensino de radiação por meio do uso de mapas conceituais e pirâmide informacional(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Queiroz, Gabriela Carvalho [UNIFESP]; Senise Junior, Carlos Roberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7710810700275382; http://lattes.cnpq.br/6794334522193266Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a formação inicial de professores de Ciências pelo curso de Ciências – Licenciatura na Universidade Federal de São Paulo. Nosso enfoque foi sobre a temática do ensino de radiação voltado ao Ensino Fundamental II. Este curso está estruturado em oito semestres, dos quais quatro correspondem a um ciclo básico, com disciplinas chamadas de Científicas Básicas e disciplinas de Humanidades. Os quatro outros semestres são compostos por disciplinas específicas da habilitação escolhida, a saber: Biologia, Física, Química e Matemática. Para isso, convidamos alunos a partir do 5º semestre, pois, assim, havia maiores chances de que os sujeitos selecionados já tivessem concluído o ciclo básico, tendo cursado disciplinas que abordassem a temática de enfoque deste trabalho. Foi feito um questionário via formulário online para selecionar os candidatos. Setenta pessoas de diferentes habilitações, graduandos e graduados, participaram desta etapa, dos quais doze foram convidados a participar dos processos seguintes, sendo quatro de cada habilitação, dois graduandos e dois graduados, excetuando-se a habilitação em Matemática, por falta de candidatos. Estes doze selecionados responderam um questionário de caracterização de formação básica e superior, e também desenvolveram, individualmente, um mapa conceitual sobre radiação. Foram criados critérios de análise destes mapas, além da utilização de critérios já estabelecidos na literatura. A partir disso, associamos essa análise à pirâmide informacional de Machado (2008), composta por dados, informações, conhecimento e inteligência, bem como à presença de conceitos relacionados às habilidades a serem desenvolvidas que são indicadas pela BNCC. Com isso, observou-se que uma pessoa foi classificada no patamar dos dados, oito pessoas no da informação e três no do conhecimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aspectos das contribuições de Niels Bohr para a história da espectroscopia: uma abordagem para a formação inicial de professores(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Vasconcelos, Stephanie Siqueira [UNIFESP]; Forato, Thaís Cyrino de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1268757747150909; http://lattes.cnpq.br/4399144132405902Um dos desafios de se empregar a história das ciências (HC) no ensino está relacionado à carência de ações mais efetivas na formação dos professores. É preciso fornecer subsídios para que estes futuros professores estabeleçam articulações entre a HC e o ensino. Desse modo, foi elaborada, implementada e analisada uma proposta didática com abordagem histórica das ciências, voltada para professores em formação (física e química), na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – campus Diadema. Partindo de estudos teóricos em historiografia da história das ciências e de referenciais teóricos do ensino de ciências e da formação de professores, foi elaborada uma narrativa sobre um recorte histórico, apresentando um enfoque alternativo às narrativas presentes em materiais didáticos, especialmente no contexto da formação inicial de professores, que usualmente reforçam uma visão de uma história linear, elitista, neutra e produtora de provas irrefutáveis, experimentos cruciais e descobertas acidentais. Partindo deste pressuposto, foram enfatizados modelos atômicos pouco conhecidos, aspectos pessoais de cientistas e alguns elementos do desenvolvimento da espectroscopia na elaboração de alguns modelos atômicos do começo do século XX, particularmente analisando elementos das contribuições de Niels Bohr (1885 – 1962). Buscou-se favorecer a contextualização histórica de conceitos de física quântica e química moderna e de modo a permitir também reflexões sobre a prática científica. Os pressupostos teóricos e metodológicos utilizados na delimitação do episódio histórico e na didatização desse conteúdo consideraram elementos para a transposição didática da história e da filosofia das ciências para o ensino de ciências. A elaboração da proposta didática pretendeu promover atividades didáticas que permitam ao futuro professor conhecer, avaliar e utilizar materiais historiográficos, de modo a promover o aprendizado de conceitos científicos e sobre a prática científica. A proposta foi aplicada durante três semanas em dois turnos (vespertino e noturno), nas unidades curriculares de Práticas Pedagógicas de Física II e de Química II. O planejamento, coleta e análise dos dados foram fundamentados por uma metodologia qualitativa de pesquisa do tipo estudo de caso. Visando a triangulação, foram utilizadas cinco fontes de dados: nas transcrições dos eventos críticos das videogravações; respostas escritas pelos discentes a um questionário; planos de ensino elaborados por eles; correção de propostas didáticas entre pares às cegas, utilizando um roteiro e as notas de campo produzidas pela pesquisadora. Esses dados foram analisados de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos mostram elementos formativos promovidos pela proposta didática, tanto em relação a aspectos epistêmicos e não epistêmicos, mas também limitações de se trabalhar o tema tão complexo e dinâmico em poucas aulas. As categorias de mensagens comunicadas pelos licenciandos destacam benefícios para sua formação, por exemplo, em se avaliar um documentário com perspectiva historiográfica ingênua; o aprendizado de conteúdos científicos e a compreensão de aspectos sobre a prática científica utilizando o texto histórico; os benefícios da avaliação entre pares para promover sua metareflexão, assim como desafios para a construção de planos de ensino; de se trabalhar com uma abordagem histórica, e até mesmo obstáculos em relação aos usos da HC. Perante esses resultados observamos que é possível promover situações de ensino que fomentem a reflexão crítica e a vivência de desafios acerca do uso didático da HC, que poderão oferecer subsídios para aqueles professores que optarem pelo uso da abordagem histórica em sua prática. A explicitação metodológica de toda a construção e implementação da proposta traz uma possibilidade de desenvolvimento de elementos formativos sobre a inserção da HC na formação inicial de professores de ciências.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A formação inicial de professores em ciências: ações mobilizadoras de sentidos no estágio supervisionado(Universidade Federal de São Paulo, 2020-08-07) Silveira, Renata Vasconcelos Alves [UNIFESP]; Maria, Nizete de Azevedo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7363876198229203; https://lattes.cnpq.br/0512661329636884A presente pesquisa situa-se no campo da formação inicial dos futuros professores de Ciências e visa discutir as ações da atividade de estágio que podem mobilizar sentidos para futuros docentes de Ciências. Com base em referenciais da perspectiva histórico-cultural, o sentido é definido como individual e próprio, inerente e único ao sujeito, e reflete o modo como o sujeito se apropria de determinada significação. Significação, por sua vez, é entendida como a generalização do conceito e compreende os conceitos e valores que são estabelecidos cientificamente e socialmente. Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos dados foram produzidos pelo acompanhamento de quatro licenciandos, em atividade de estágio, durante a disciplina Estágio Supervisionado II em Ensino de Ciências e Matemática, do curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) no segundo semestre de 2018. Também selecionamos uma licencianda para aprofundamento dos dados, por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas. O acompanhamento ocorreu durante a realização das atividades de estágio, tanto na escola campo, como nos encontros que ocorrem na universidade, especialmente nas reuniões de orientação. As ações do estágio com potencial para mobilizar sentidos dos estagiários foram analisadas, orientada pelos seguintes indicadores: ações na universidade, ações de pesquisa no estágio, ações comunicativas e ações colaborativas com o professor supervisor. As discussões foram desenvolvidas a partir dos estudos teóricos e imersão nos dados empíricos. Nossos resultados mostraram que, entre as ações que estruturam a atividade de estágio, a docência compartilhada – mais do que reger uma aula, consiste em todo o processo que envolve o estagiário conjuntamente com o professor supervisor nas diferentes ações que formam a atividade docente, como planejar e desenvolver a aula a ser aplicada e o momento em que o estagiário a assume, guiado pelo professor supervisor, com potencial análise crítica sobre a prática de ensino elaborada e sobre os resultados observados no ato do desenvolvimento -, apresentou maior potencial para mobilizar os sentidos da estagiária analisada em maior profundidade. O estudo de caso analisado permitiu observar as seguintes vivências da estagiária: colaboração, construção em conjunto com os demais sujeitos, troca de conhecimentos e de experiências com a professora supervisora, mediação junto aos estudantes, entre outros. Os resultados desta pesquisa reiteram o estágio como um componente curricular para a formação inicial de professores. Entendemos que, para favorecer a construção de sentidos com conteúdos favoráveis, o estágio deve contemplar variadas ações, principalmente as que permitam a colaboração entre os estagiários e os diferentes atores do estágio, como professor supervisor, professor orientador e outros colegas de estágio. Por fim, concluímos que o estágio deve permitir a vivência ativa do estagiário, oportunizando momentos em que o licenciando exerça o “ser professor” e a docência compartilhada.