Navegando por Palavras-chave "Informática"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Alternativa viável para a estratégia documental do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Unifesp através da gestão eletrônica de documentos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-03-29) Marolla, Jair [UNIFESP]; Muccioli, Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4512517971941945; http://lattes.cnpq.br/0631419327164571; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Over the years, it has been found the large accumulation of papers in corporations, whatever the sector, business, trade, judiciary, hospital or even in government agencies, and this volume is increasing every day generating resource consumption and environmental impact. The GED is a suite of technologies (hardware and specific software) that enables intelligent management of any document or file of an organization, originally electronic or converted to digital form. Still, the GED is a solution to organize and structure in electronic form documents that require constant search and view the information stored in them. These documents can be from many different backgrounds such as: paper, text files, spreadsheets, microfilm, image, CAD, etc. This paper presents to the Department of Ophthalmology and Visual Sciences of Unifesp, a GED solution, as well as suggests its implementation, with the prerogative that the GED is a technological proposal to make e-business a reality, not only considering the problems of storage and retrieval of information, but It may be an important agent in the understanding and perception of knowledge, becoming a facilitator in making decisions based on knowledge.
- ItemSomente MetadadadosUma nova ferramenta para o estudo da cefalometria radiografica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Ferreira Junior, Cleber de Jesus [UNIFESP]Cefalometria e um metodo de diagnostico e planejamento utilizado na Ortodontia, que estuda o fracionamento do complexo dento-cranio-facial, relacionando cada uma das partes entre si. Atualmente, o ensino dessa modalidade de diagnostico e planejamento nas faculdades de odontologia, se da com a utilizacao de livros-texto que, alem de nao abrangerem todo o conteudo necessario para a transmissao do conhecimento, nao conjugam a pratica a teoria. Estas caracteristicas dificultam o ensino da materia. Para o estudo da cefalometria, e necessaria a aprendizagem da elaboracao da analise cefalometrica, que define, em valores numericos, o relacionamento entre as diferentes partes da cabeca, atraves de medidas lineares e angulares. O material principal da analise cefalometrica e a radiografia lateral do cranio do individuo. A fim de facilitar a compreensao da materia pelo aluno, faz-se necessaria a combinacao de aulas teoricas e praticas. Nestas ultimas, a radiografia lateral e colocada sobre uma mesa de luz para que seja analisada. Este projeto possibilita a interacao entre o aprendizado pratico e teorico, na medida em que oferece todo o conteudo necessario, encontrado em livros-texto de diversas disciplinas e validado por profissionais especialistas na area, bem como exercicios, de forma a estimular a exploracao do programa, favorecendo a iniciativa do aluno. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de aplicativo computacional, valendo-se da hipermidia com recurso de ensino aprendizagem, de modo a possibilitar uma navegacao nao linear e interativa das informacoes, com caracteristicas motivadoras de aprendizagem, baseadas em buscas e associacoes veiculadas em diferentes midias
- ItemAcesso aberto (Open Access)Perspectivas atuais da Informática em Enfermagem(Associação Brasileira de Enfermagem, 2006-06-01) Marin, Heimar de Fatima [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Sociedade Brasileira de Informática em SaúdeNursing Informatics is the area of knowledge that studies the application of technological resources in teaching, in practice, in care, and in the management of care. Resources such as voice recognition, knowledge base, genoma project and even Internet have offered to Nursing a gama of possibilities for a better professional performance and better nursing care to the patient/client. This text reports and exemplifies how these resources are impacting and presenting new oportunities for teaching, research and specially for nursing care, still warns for the importance of humanized care in a high-tech scenario.