Navegando por Palavras-chave "Inclusão financeira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação financeira na educação básica: uma proposta de trabalho para o ensino médio(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-15) Silva, Yan Nicollas Rodrigues [UNIFESP]; Morais, Rosilda dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8411023309452408Este projeto de pesquisa tem por interesse problematizar a Educação Financeira na Educação Básica com ênfase no Ensino Médio com o objetivo de oportunizar a estudantes ainda nessa etapa da formação situações de ensino e aprendizagem sobre a temática da Educação Financeira de modo que, com informação, formação e orientação, a partir de situações que estejam diretamente relacionadas aos seus cotidianos, possam desenvolver valores e competências mínimas para se tornarem mais conscientes sobre seus ganhos, gastos, consumo consciente e melhor gestão de recursos. A justificativa para a realização deste trabalho se deu disparada, em primeira instância, por uma dificuldade deste autor em lidar com a temática da Educação Financeira e, ainda, pela constatação de que o tema é pouco ou quase nunca abordado na Educação Básica e na Formação Inicial de Professores, temas explorados neste texto. Como resultado deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pretende-se apresentar uma proposta de trabalho com Educação Financeira (EF) no Ensino Médio. Por certo que poder-se-ia ampliar para toda a Educação Básica, mas os limites de tempo de realização de um TCC justificam o recorte. Para o desenvolvimento deste trabalho foram consideradas matrizes teóricas, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pesquisas sobre Educação Financeira e livros didáticos buscando responder às seguintes interrogações: Como trabalhar a Educação Financeira no Ensino Médio visando iniciar estudantes nessa etapa da formação a uma melhor compreensão da gestão de seus recursos? Como, a partir de projetos desenvolvidos no Ensino Médio, se pode promover o consumo consciente do cidadão?
- ItemAcesso aberto (Open Access)O impacto da pandemia da Covid-19 nos brasileiros desbancarizados(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-10) Viana, Brunna Stefani Santos [UNIFESP]; Henrique, Marcelo Rabelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8872607903177348Este trabalho tem por objetivo identificar de que forma a pandemia da Covid-19 impactou na hipotética diminuição no número de brasileiros desbancarizados e aumento no uso de pagamentos digitais, realizando uma análise do perfil do desbancarizado entre 2017 e 2021 e impacto das ações do governo durante este período. Primeiramente é realizada uma análise teórica a respeito do tema, apresentando diferentes conceitos sobre inclusão e exclusão financeira, e são apresentados dados de estudos anteriores. Em seguida é apresentada a metodologia adotada para coleta de dados que responde ao objetivo de pesquisa. Considerando este cenário, o desenvolvimento dos pagamentos digitais e popularização das Fintechs, foi elaborado um formulário para identificar a percepção sobre a frequência de pagamentos durante a pandemia segundo diferentes perfis socioeconômicos. Os respondentes foram convidados a participar da pesquisa por meio de um questionário eletrônico, foram respondidos 101 questionários, atingindo a amostra calculada, sendo constituído o instrumento de pesquisa por 21 questões de múltipla escolha e escalas do tipo Likert de cinco pontos (1 – discordo totalmente a 5 concordo totalmente). Como resultado, foi possível identificar que independente da renda os respondentes sentem-se incluídos financeiramente, assim a renda não é um fator de sentimento de exclusão financeira entre os participantes. Além disso, conclui-se que a pandemia influenciou no aumento do uso de pagamentos digitais e acesso aos serviços bancários online. É um tema oportuno para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre o comportamento financeiro dos brasileiros, crescimento da inclusão financeira durante o período da pandemia e de que forma a pandemia acelerou este processo.