Navegando por Palavras-chave "Início de carreira"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Inserção profissional de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental do Município de Mogi das Cruzes e o processo de avaliação da aprendizagem(Universidade Federal de São Paulo, 2021-10-27) Nepomuceno, Carolina Domingues [UNIFESP]; Silvestre, Magali Aparecida; http://lattes.cnpq.br/4428320866575246; http://lattes.cnpq.br/8876934701871694A inserção profissional de professores é uma fase basilar para o seu desenvolvimento profissional e possui características e necessidades próprias. As pesquisas sobre esse período evidenciam que os professores iniciantes enfrentam dificuldades no começo da carreira, que podem levá-los até a desistir da profissão docente. Dentre as dificuldades enfrentadas por esse profissional, optou-se pelo foco na avaliação da aprendizagem. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação dos professores iniciantes com a avaliação da aprendizagem de seus alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de Mogi das Cruzes, constatando como seu (des)preparo para essa ação influencia em seu desenvolvimento profissional. Utilizamos como base teórica, os estudos de Huberman (1992) e Tardif e Raymond (2000) para tratar o início da carreira e a inserção profissional; os estudos de Marcelo Garcia (1999) e Imbernón (2004) para apoiar o aprofundamento do conceito de Desenvolvimento Profissional Docente e os estudos de Luckesi (2011) e Saul (2010) para conceituar a avaliação. Utilizou-se como método a aplicação de um survey para caracterizar os professores do município e, em seguida, um questionário aberto destinado apenas aos iniciantes. Os dados do survey foram organizados por meio da elaboração de gráficos que, analisados, definiram o perfil dos professores do município estudado. Os dados do segundo questionário foram lidos de forma recorrente e analisados pelo método da análise de prosa. Concluiu-se que os professores iniciantes de Mogi das Cruzes também enfrentam os dilemas e desafios descritos na literatura. Há indícios de que a avaliação da aprendizagem está entrelaçada com a avaliação externa do município. Não há evidências da realização de uma avaliação emancipatória, defendida por Saul (2010), cujo conceito foi utilizado como referencial desta pesquisa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Professores iniciantes: as configurações subjetivas dos egressos de cursos de pedagogia inseridos em escolas públicas no estado de são paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-05-27) Souza, Robinson Jacintho de[UNIFESP]; Silvestre, Magali Aparecida[UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4428320866575246; https://lattes.cnpq.br/2951544758068176Esta tese de doutorado focaliza a investigação sobre as configurações subjetivas das docências, especialmente de professores no início de suas carreiras nas escolas públicas do município de Suzano. Ela se insere em um contexto de pesquisa mais amplo e busca responder ao seguinte problema: quais configurações subjetivas constituem a subjetividade dos professores iniciantes em meio à organização espacial e territorial de escolas públicas em região de vulnerabilidade social do Alto Tietê/Cabeceiras, no Estado de São Paulo? Assim, analisaremos a dinâmica constitutiva da configuração subjetiva desde algumas dimensões do professor iniciante em suas múltiplas relações, a saber: 1) a dimensão da subjetividade docente (González Rey, 1996, 1997, 2000, 2001, 2003, 2004, 2005, 2012, 2013, 2015; Mitjáns Martínez, 2005, 2020 entre outros); 2) a dimensão do início de carreira (Marcelo Garcia, 1999, 2009a, 2009b; Huberman, 1995; Veenman, 1984; Papi 2014, 2018, 2019, 2020 e 2021; Papi e Carvalho, 2013; Papi e Martins 2009, 2010 e 2014 entre outros); 3) a dimensão do trabalho e profissionalidade (Curado Silva, 2017, 2018; silva cruz, 2017; Marx 2004, 2008 e 2013, Philippot, 2008 entre outros); e 4) a dimensão do espaço, território e vulnerabilidade social (Harvey, 2005; Lefebvre, 2006; Santos, 2020; Haesbaert, 2004; Pizarro, 2001 entre outros, como mediadores teóricos e simbólicos, que ofereceram perspectivas para entender as produções subjetivas dos professores e como ela influencia a prática docente). Assumimos, portanto, a compreensão da teoria da subjetividade de González Rey (2017), que interpreta o sujeito como capaz de gerar espaço próprio de subjetivação em suas diferentes atividades-relações e adotamos a metodologia-construtivo interpretativa alicerçados na epistemologia qualitativa do mesmo autor (González Rey, 1997, 2011, 2017, 2019; González Rey e Mitjáns Martínez, 2017). A tese, portanto, sustenta que as práticas pedagógicas das professoras analisadas são profundamente influenciadas por suas experiências individuais e interações emocionais-simbólicas, o que configura uma subjetividade que vai além do saber adquirido em sua formação inicial. Questionando perspectivas convencionais que priorizam exclusivamente competências técnicas, este estudo realça a docência como uma vivência subjetiva enraizada nas experiências de vida dos professores. Por meio da metodologia adotada, foi possível perceber como vivências e emoções dos docentes moldam de maneira significativa sua atuação profissional. Assim, a tese defende uma abordagem na formação de professores que reconhece e incorpora a subjetividade, pleiteando a inclusão das dimensões emocionais e afetivas nos processos formativos para contribuir ainda mais com o desenvolvimento profissional de educadores