Navegando por Palavras-chave "Histórias em Quadrinhos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)As Histórias em Quadrinhos no ensino da matemática(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-28) Silva, Ana Luiza Ribeiro da [UNIFESP]; Testoni, Leonardo André [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443Este trabalho visou concatenar a importância das Histórias em Quadrinhos (HQs) com o ensino da matemática, respaldando-se no letramento matemático e importância da contextualização. A metodologia dispôs de pesquisa de cunho teórico que se apoia na análise documental, desse modo, contou com levantamento bibliográfico, análise de livros didáticos (LD), como também, a elaboração de uma História em Quadrinhos sobre Função exponencial e Matemática financeira seguida de uma proposta de aplicação. Além disso, almejou-se, a questão da categorização dos quadrinhos, classificações de acordo com seus respectivos objetivos pedagógicos, expondo a necessidade de uma nova categoria de contextualização, de modo a agregar, principalmente, para com o ensino da matemática visando a aprendizagem significativa por parte discente. As Histórias em Quadrinhos, bem como, gêneros semelhantes, estão trivialmente presentes na sociedade contemporânea, posto isso, nota-se forte familiaridade dos alunos para com os quadrinhos, tornando-os um recurso pedagógico em potencial para serem utilizados em sala de aula. Para, além disso, a possibilidade de trabalhar temas diversos, o lúdico e a catarse viabilizam, também, o letramento matemático, foco da pesquisa. Concomitante a isso, a dissertação contou com a apresentação dos indicadores do letramento matemático, correlacionando-o com a alfabetização científica (AC) e, também, destacando e evidenciando sua presença através do levantamento desses indicadores em Histórias em Quadrinhos encontradas em livros didáticos. Portanto, as Histórias em Quadrinhos e suas características no ensino da matemática podem auxiliar na promoção do letramento matemático, além de serem indispensáveis na atualidade, colaborando para a construção de um ambiente de aprendizagem divertido, possibilitando a quebra do pensamento de que aprender matemática depende de um processo mecânico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As Histórias em Quadrinhos nos livros didáticos de matemática: uma proposta de análise(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-24) Silva, Ana Luiza Ribeiro da [UNIFESP]; Testoni, Leonardo André [UNIFESP]; Bertini, Luciane de Fátima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7883451343333340; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443O presente trabalho tem como tema As Histórias em Quadrinhos nos livros didáticos de matemática: uma proposta de análise e buscou apresentar um estudo sobre seu uso como ferramenta para o ensino da matemática na educação básica. O objetivo principal é analisar as Histórias em Quadrinhos (HQs) presentes em livros didáticos de matemática, levando em consideração a estrutura do gênero e, também, o teórico matemático, para, além disso, pontuar as vantagens do uso desse recurso pedagógico para o processo de ensinoaprendizagem dos alunos. O uso de diferentes metodologias auxilia no trabalho do professor, contribuindo para o desenvolvimento e o pensar crítico do aluno, sendo assim, o uso dos quadrinhos é uma possibilidade que pode contribuir tornando mais prazeroso e rico o processo pedagógico. A escolha deste tema surgiu diante do contexto de rejeição que a matemática está inserida e do interesse em estudar os possíveis motivos para essa recusa, em contrapartida com a atração que esse gênero pode gerar nos alunos, visto que, as HQs vêm, há mais de um século, divertindo, informando e educando seus leitores. Porém, notouse que o recurso didático em questão não apresentou presença significativa nos livros didáticos de matemática selecionados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O TENSIONAR DA MEMÓRIA NA ESPANHA E NA GRAPHIC NOVEL EL ARTE DE VOLAR DE ANTONIO ALTARRIBA E KIM(Universidade Federal de São Paulo, 2021-05-27) Silva, Jorge E. P. G.; Nemi, Ana Lúcia Lana; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/cv?id=3238114239917472; Lattes.cnpq.br/1670145737221820A presente pesquisa busca analisar como as representações da memória e do testemunho se manifestam em caráter de resistência ao tempo, na Espanha. Partindo, inicialmente, da análise de Leis, Associações, Imprensa, Arte, Literatura, Cinema, Patrimônios e das Histórias em Quadrinhos, busca-se apresentar uma discussão em torno das relações de apagamento e resistência das experiências traumáticas, que marcaram os eventos como a Guerra Civil Espanhola, o Regime Franquista e o Pacto de Silêncio, durante o processo de redemocratização política. A fonte principal utilizada para esse trabalho é a Graphic Novel El Arte de Volar, publicada pela Edicions de Ponent em 2009, escrita por Antonio Altarriba e ilustrada por Joaquim Aubert, mais conhecido como Kim. A obra apresenta a trajetória de Antonio Altarriba Lope, um ex-combatente anarquista que lutou na Guerra Civil Espanhola, como também na Segunda Guerra Mundial, ao lado dos franceses. Lope passou por campos de concentração na França, viveu anos exilado, presenciou as ações do Regime Franquista e, com isso, cometeu suicídio aos 90 anos. O objetivo principal da pesquisa é mostrar como a Graphic Novel El Arte de Volar, de Antonio Altarriba, filho do personagem principal, motivado pelo choque emocional da perda trágica do Pai e Kim, promove um discurso alinhado às propostas memorialistas desenvolvidas na Espanha, diretamente ligadas às ações políticas da Asociación para la Recuperación de la Memoria Histórica e da Ley 52/2007, de Memória Histórica.