Navegando por Palavras-chave "Histórias de vida"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Jovens universitários medicalizados durante a infância: marcas subjetivas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-27) Pereira, Ednara Caroline [UNIFESP]; Kalmus, Jaqueline [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0502853525156607; http://lattes.cnpq.br/4964595493202316; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa parte da relação entre o fenômeno da medicalização com a área da educação, através da qual ocorre o processo de responsabilização individual pelos problemas de escolarização, em que perde-se a complexidade e a multideterminação do fenômeno do fracasso escolar. Esse processo tem como uma de suas faces a atribuição de supostos transtornos de aprendizagem aos alunos. A partir desse cenário, objetiva-se compreender quais as possíveis repercussões e marcas subjetivas deixadas pelo processo de medicalização nos anos iniciais de escolarização em jovens universitários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em entrevistas semi-estruturadas, com quatro estudantes universitárias que na infância e/ou adolescência foram portadoras de queixa escolar, foram encaminhadas a especialistas e receberam laudos de supostos transtornos, tendo sido medicadas ou não. A maior parte das entrevistadas possuíam laudo de dislexia, provavelmente o transtorno predominante na época em que foram diagnosticadas. A análise das entrevistas ocorreu com base na Análise de Conteúdo Temática. As entrevistas indicaram além da medicalização, outros processos de exclusão presentes no ambiente escolar, como a multirrepetência. As entrevistadas carregam marcas de histórias escolares perpassadas por práticas de humilhação e de hierarquia e uma visão de si mesmos permeada por julgamentos morais, sentimento de incapacidade, de inadequação e de culpa. Há distintas posturas com relação ao laudo: há a ideia de que ele contribuiria para o alívio da culpa, já que explicaria os problemas de escolarização; por outro lado, ele é introjetado pelas estudantes, que passam a atribuir dificuldades comuns ao processo de escolarização a seu suposto transtorno. Ainda, aparece a visão de que uma parcela da responsabilidade seria do Sistema de Ensino, deslocando-se do campo individual. Frente às barreiras impostas pelo Sistema Escolar constatou-se que as estudantes constroem estratégias de enfrentamento, entre elas a realização de anotações, estudo na biblioteca da universidade, leituras, uso de caderno de caligrafias e relações interpessoais que atuam como apoio durante a graduação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Registrar e amplificar memórias: um estudo sobre a atuação do Museu da Pessoa(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-20) Silva, Fabiana Neves da [UNIFESP]; Paiva, Odair da Cruz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0579359295517355O presente trabalho tem como objetivo analisar a presença dos museus na internet e suas finalidades e possibilidades fornecidas pela rede de comunicação a partir da análise de um caso brasileiro. A pesquisa aborda a experiência do Museu da Pessoa, um museu virtual de histórias de vida que visa captar, organizar e disponibilizar narrativas de todos os tipos de pessoa, sem distinção de qualquer natureza, num movimento de guarda e valorização da memória. A pesquisa dá destaque a valorização das histórias de vida como fonte de memória, identidade, ancestralidade e fonte de saber e conhecimento e a potencialização que este movimento ganha através do processo de pesquisa e divulgação realizado pela instituição museológica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Renovadora e perseguida: Maria Nilde Mascellani - a trajetória profissional e intelectual de uma educadora paulistana (1931-1999)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-28) Oliveira, Lucas Barbosa de [UNIFESP]; Cândido, Renata Marcílio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9931089607245261; http://lattes.cnpq.br/0754777450102502Localizado no campo dos estudos históricos educacionais, este trabalho tem como finalidade reconstituir a trajetória profissional e intelectual de Maria Nilde Mascellani (1931 - 1999) e destacar sua atuação durante as décadas de 1950 a 1990, na busca pela renovação e propagação do ensino no estado de São Paulo. Pedagoga formada pela Universidade de São Paulo (USP), Mascellani teve como pontos de destaque em sua carreira as passagens como orientadora pedagógica das primeiras classes experimentais secundárias da rede pública paulista de ensino, coordenadora-geral do Serviço do Ensino Vocacional (SEV), diretora-geral dos Ginásios Estaduais Vocacionais de São Paulo (GEV´s) e docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A paulistana, que participou ainda de programas de instrução básica e capacitação profissional para jovens e adultos desempregados, teve sua tese de doutorado em Educação aprovada pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)em 08 de dezembro de 1999, apenas 11 dias antes de sua morte. Este trabalho abordará também a severa repressão sofrida pela pedagoga durante a Ditadura Militar, período em que foi aposentada de forma forçada da rede pública paulista de ensino, presa por 76 dias e submetida a torturas. O projeto anseia contribuir com a historiografia da Educação, tornando-se uma fonte abrangente e organizada, que reúna os detalhes da carreira de Mascellani. Sendo a pesquisa de natureza historiográfica, sua metodologia consiste em análises de documentos, decretos, periódicos, documentários, publicações acadêmicas, textos da própria educadora e relatos de seus ex-colegas de trabalho, ex-alunos e familiares.