Navegando por Palavras-chave "História das ciências"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Per aspera ad astra: uma viagem pelas esferas celestes de Johannes de Sacrobosco e Dante Alighieri Ciência e arte no medievo para discutir conceitos astronômicos de forma historicamente contextualizada na formação inicial de professores.(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-22) Guilger, Fernando de Jesus [UNIFESP]; Forato, Thaís Cyrino de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1268757747150909; http://lattes.cnpq.br/9487910797920826A história das ciências pode ser entendida como uma abordagem de ensino que acarreta diversos benefícios formativos. Explorar o contexto em que as ideias científicas foram desenvolvidas, por meio da história, permite compreender melhor as problemáticas que tais conceitos buscavam responder originalmente, além de apresentar seu desenvolvimento ao longo do tempo. Esses aspectos apontam para a possibilidade de se discutir a natureza das ciências em sala de aula, e, dentre outros pontos, favorecer a alfabetização científica para promoção da cidadania. Nesse sentido, explorar a relação entre ciência e cultura, em perspectiva histórica, vem sendo apontada como uma estratégia frutífera. Para um melhor aproveitamento dessas estratégias, se tem destacado a importância de professores terem contato com essas abordagens em sua formação inicial. Também se considera importante a disponibilidade de materiais didáticos que atendam aos requisitos de uma historiografia crítica; contextualizando aspectos da construção de explicações acerca do mundo natural, capaz de mobilizar aspectos sociais, epistêmicos e conceituais das ciências. Visando investigar as possibilidades e desafios de se trabalhar com a interface da história das ciências e das relações entre física e arte, este trabalho analisa as contribuições de duas intervenções didáticas na formação de professores de física. O recorte utilizado envolve a história da astronomia medieval. A partir do Tratado da esfera, de Johannes de Sacrobosco, e d’A divina comédia, de Dante Alighieri, promovemos uma discussão contextualizada sobre o geocentrismo medieval, tendo como um de seus motes, fornecer subsídios para o ensino de conceitos de astronomia em sala de aula. A metodologia de pesquisa envolveu três momentos. Os dois primeiros dizem respeito ao que intitularemos de etapa teórica e envolveram a construção de uma narrativa histórica a partir da pesquisa historiográfica e a produção de propostas de aplicação. Para realização destas etapas da pesquisa, produzimos uma narrativa história com recortes das obras medievais selecionadas e desenvolvemos propostas de aplicação, sendo ambos pautados nos parâmetros de Forato (2009), que subsidiaram não só o planejamento, mas também sua efetivação. O terceiro momento diz respeito ao que chamaremos de etapa empírica, referente a aplicação. A metodologia utilizada para a análise de dados se circunscreve na perspectiva da abordagem qualitativa, na vertente do estudo de caso. Após a implementação, os dados coletados foram analisados a partir do método das narrativas autobiográficas (OLIVEIRA; SATRIANO, 2018), visando encontrar nas reflexões traçadas, as contribuições propiciadas por nossa proposta. Nossos resultados incluem, portanto, a composição da narrativa histórica e suas propostas de aplicação. Analisamos estas propostas em duas oportunidades de intervenção didática, denotando aspectos frutíferos, bem como a necessidade de sintetizar o texto didático para o contexto da segunda aplicação. Nossas análises dos dados apontam para desafios proporcionados pelas adaptações necessárias para viabilizar as aulas em formato virtual, bem como as reflexões trazidas a partir do cenário vivido. Também tratam das condições vivenciadas no retorno ao ensino presencial. Ambas as situações experienciadas em virtude da pandemia de covid-19, que acarretou uma série de mudanças no panorama educacional e trouxeram novas perspectivas para o ensino das ciências.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Questão de gênero em um esboço biográfico sobre algumas contribuições de Marta Vannucci para a Ciência(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-25) Santana, Ana Paula Carneiro [UNIFESP]; Forato, Thaís Cyrino de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1268757747150909A questão de gênero na ciência não é um assunto recente, tendo em vista que mulheres já praticavam ciências muito antes desse enfoque mais atual. Entretanto, existe uma lacuna na história que evidencia um apagamento dessas contribuições. Apesar disso, com o passar dos anos, o tema vem obtendo mais destaque e fundamentação em pesquisas temáticas. Marta Vannucci é um exemplo de que mulheres cientistas existem e são capazes de realizar trabalhos fundamentais para a ciência. A partir de uma carreira sólida e com feitos concretos e reconhecidos, Marta carrega consigo 100 anos de história e praticamente oito décadas de contribuições para a ciência. Este trabalho busca relacionar algumas questões de gênero e a história das ciências, a partir da metodologia da história do tempo presente, bem como enunciar algumas das contribuições de Marta Vannucci para a ciência, buscando também propor ideias para abordar seu trabalho no ensino de ciências e na formação de professores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A utilização de história e filosofia das ciências como possível agente de rompimento de barreiras sociais(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Bezerra, Taísa Veloso Barreto [UNIFESP]; Testoni, Leonardo André [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443; http://lattes.cnpq.br/6237986456789512The presence of the female gender in the history of science is rarely noted and it is important to say that the appearances of women, mostly, boil down to Marie Curie and several reasons influence her visibility in the scientific world. The fragmentation, distortion and false sense of linearity of scientific thought contribute to a point of view in which women are erased, as for other minority social classes. The article below allows a reflection on the approach of History and Philosophy of Science, the patriarchy and comics as an active methodology in the teaching-learning process in elementary school. We sought a relationship between history of science and women in science, looking forward to the comprehension of the process in which science is made as complex, demystifying and denying the stereotip of the scientist itself, showing the main role of women in the history of science, during science teaching and searching strategic methods for the teacher to identify ways to bring history of science and social questions to the class while being capable of teach the main content, following the official state documents. With that mindset, the present article is based on the social representation theory by Moscovici, studied by Arruda (2002), and the ideas of the new history of science, taking by the main references the articles by Baldinato and Porto (2008) and Forato et al. (2011), then outlining a critical discussion on the use of history and philosophy of science in the art of breaking down social boundaries and criticizing the stereotypes seen in scientists.