Navegando por Palavras-chave "História da África"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)As Áfricas e suas diásporas(UAB Unifesp publicações, 2023-02-08) Schleumer, Fabiana [UNIFESP]; Francisco, Gilberto da Silva [UNIFESP]; Lima, Valéria Sperduti [UNIFESP]; Gamez, Luciano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4278276689410882Este livro é o produto de esforços coletivos ligado ao curso de pós-graduação lato sensu “As Áfricas e suas diásporas”, desenvolvido entre 2020 e 2022 no âmbito da parceria entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unifesp). O objetivo do curso era apresentar aos cursistas uma gama variada de reflexões sobre o continente africano e também sobre a diáspora africana, incluindo debates sobre História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea que trataram, criticamente, a experiência de populações africanas e de pessoas africanas na diáspora. Tal temática foi abordada a partir de contribuições variadas (História, Arqueologia, Antropologia e Literatura). Dessa forma, este livro é o resultado da reunião de contribuições variadas de professores e cursistas, que produziram textos discutindo problemas relacionados a questões enquadradas na ampla periodização acima indicada, mobilizando debates sobre História da África, ensino, inclusão digital, práticas e manifestações culturais, religiosidade e questões étnico-raciais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Diálogos entre o ensino de história da África e as orientações para a área de História presentes na Base Nacional Comum Curricular(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-08) Bernardes, Bruna Ramos [UNIFESP]; Santos, Patrícia Teixeira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5205163871513241; Não possuiA presente pesquisa busca analisar os conteúdos de História da África e Cultura Afro-Brasileira presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que prescreve a formulação dos currículos escolares em todo território nacional. Com isso, foram feitas reflexões sobre qual a concepção de História para a BNCC, e também quais as finalidades do ensino de História da África e Afro-Brasil para a Base, à luz dos objetivos da Lei nº 10.639 e do documento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, de 2004.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Digitalizado e precarizado: o ensino de história da África e afro-brasileira na produção didática da rede pública paulista (2020-2023)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-05) Alves, Taisa Amorim; Neto, Antônio Simplício de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4291908233389825; http://lattes.cnpq.br/8850143325507939Em janeiro de 2023 a Lei Federal nº10.639/2003 - que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino da educação básica - completou vinte anos de existência. Junto a comemorações, também foram lançados debates e reflexões acerca da materialização do plano pedagógico antirracista entre as práticas escolares, sobretudo dentro da rede pública de ensino a qual, atualmente, é alvo do movimento reformista comandado pelo empresariado, interessado em introduzir seus produtos digitais através de plataformas de ensino. Isto posto, o presente trabalho se dedica a examinar as condições teóricas e práticas para o estabelecimento do ensino das relações étnico-raciais através dos slides didáticos produzidos e impostos pela Seduc-SP à rede pública de ensino, no estado de São Paulo.