Navegando por Palavras-chave "Heidegger"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A emergência ontológica do Ser.com: análise do corpo e alma em Pierre Lévy e Heidegger(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-12-06) Nunes, Marcos Vinicius Lourenço [UNIFESP]; Silveira, Fernando de Almeida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4032075843318626; http://lattes.cnpq.br/4675180352148783; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O trabalho filosófico-tecnológico de Pierre Lévy tem destacado a idéia da Internet e suas virtualidades como transformadoras do mundo e da constituição do “eu”. Através de sua obra “O Que É O Virtual?”, Lévy ressalta aspectos relativos ao virtual no âmbito filosófico: seu cerne semântico e evolução humana pelo virtual. Em “Cibercultura”, o foco é o virtual como vertente tecnicista, tendo desmembramentos antropológicos ao longo da escrita, como o impacto das novas tecnologias sobre a construção do homem. Heidegger, por sua vez, visa o encontro daquilo que nomeia de Verdade do Ser, objeto fundamental e primado da filosofia. Em sua “Carta Sobre O Humanismo” responde às indagações sobre o significado do humanismo após duas guerras mundiais sucessivas e vê que seu estudo não seria humanista, pelo fato do homem não ser o objetivo essencial, e sim, o Ser e sua Verdade. A partir de tais análises, procura-se investigar as possíveis e hipotéticas mudanças de concepções sobre o Ser, nos livros “O Que É O Virtual?” e “Cibercultura” de Pierre Lévy, fundamentadas principalmente na relação corpo-alma, mergulhadas na conexão virtual como remodelação dos limites corpóreo-mundanos, culminando no ponto de emergência de uma nova ontologia que abarque este Ser contemporâneo, tendo como contraponto – crítico e complementar - a noção de Ser e Verdade em Heidegger no seu livro “Carta Sobre O Humanismo”. Além destas obras, “Ser E Tempo – Parte I” de Martin Heidegger será utilizado como alicerce contextual nas questões do Ser e dos existenciais heideggerianos
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre o Tejo e o Reno – linguagem, poesia e pensamento em Martin Heidegger e Alberto Caeiro(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-06-17) Teixeira, Lucas Carvalho Lima [UNIFESP]; Burnett Junior, Henry Martin [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThe aim of the present work is to reconstruct and analyze, in the way of a parallel study, three pre-selected fundamental axes that, for us, would make possible an articulation between the thinking of Martin Heidegger and the poetry of Alberto Caeiro, the head figure among the so called hereronyms attributed to Fernando Pessoa. These three axes consist in three major themes that Heidegger and Caeiro dealt with, namely: the question concerning the human position in the world, the question concerning the nature of language and the question concerning the place and meaning of the sacred. The parallelism that is adopted hier as a method will make the Heideggerian and Caeirian projects confront each other around the same issues, so that, in the end, in the part entitled (in)conclusive Interludes, we seek to outline possible confluences and divergences between them.
- ItemEmbargoFenomenologia da existência: que coisa narro quando sou? Uma travessia pelas margens do ser-aí(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-13) Rolim, Marcela de Salles [UNIFESP]; Silveira, Fernando de Almeida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4032075843318626; http://lattes.cnpq.br/5298990467150906; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho é um convite para vivenciar as possibilidades de ser do Dasein (ser-aí) e das múltiplas identidades representadas nos heterônimos de Fernando Pessoa. Pensar em modos de existir oferece uma perspectiva que vai além da concepção de um ser imutável: neste cenário, a singularidade de cada existência é reconhecida como uma jornada em constante construção e transformação. Assim, nesta monografia, busca-se explorar a experiência humana sob a ótica fenomenológica da existência, com o apoio das conjecturas ontológicas de Martin Heidegger em Ser e Tempo (2012) e das representações do ser fragmentado em Fernando Pessoa. A partir da temática heideggeriana do ser-aí e sua variante coletiva, o ser-com, bem como das personalidades múltiplas de Pessoa, examina-se a complexidade e fluidez do ser, em constante projeção no mundo. Esta abordagem destaca tanto o ser-no-mundo de Heidegger quanto a pluralidade interna de Pessoa, revelando as ambiguidades e potencialidades que tecem o próprio "eu". O ensaio, assim, estimula o reconhecimento da natureza dinâmica do ser, que se expressa na busca de tornar-se aquilo que se é, à luz dos existenciais do Dasein e das identidades narrativas poéticas de Pessoa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Finitude e transcendência: estudo sobre o primeiro Heidegger(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-10-13) Morgado Junior, Pedro Donizeti [UNIFESP]; Codato, Luciano [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho tem por objetivo analisar as questões relativas à finitude e à transcendência do ser humano, tomando como referência algumas das obras escritas por Martin Heidegger durante a década de 1920-30, período que se convencionou chamar de “primeiro Heidegger”. Trata-se de observar que a finitude do ser humano não consiste, segundo Heidegger, em uma abstração, mas em sua condição estrutural. A questão da transcendência não mais é compreendida nos termos da metafísica moderna, conforme a relação sujeito/objeto. Mediante o projeto de uma analítica existencial, Heidegger dá início à desconstrução dos conceitos sedimentados na história da ontologia tradicional, de modo a viabilizar um caminho de interpretação sobre o sentido do ser e sobre o Dasein humano. O ser-aí, segundo Heidegger, é um poder-ser constituído pelo ser-no-mundo que se angustia em seu ser-para-a-morte. Essa constituição, por sua vez, consiste no horizonte da transcendência e da finitude humanas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A possibilidade da morte como fundamento da vida: um estudo teórico sobre a perspectiva de Heidegger e Lacan(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-12-06) Ribeiro, Jéssica de Paiva [UNIFESP]; Lourenço, Lara Cristina D'Avila [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8911626796010820; http://lattes.cnpq.br/9753275570000820; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo deste trabalho é verificar a hipótese, construída por Martin Heidegger e por Jacques Lacan, de que o fenômeno da morte, que confere finitude e portanto temporalidade à vida, é o que permite que se construa um projeto de vida. Utilizaremos como substrato teórico principal o desenvolvimento do conceito de ser-para-morte, presente na obra 'Ser e Tempo' de 1927, de Heidegger (1927/2008); e as ideias sobre falta e desejo, desenvolvidas por Lacan, no seminário VII, 'A ética da psicanálise' (1959-1960/2008). A pesquisa foi realizada por meio de análise crítica de bibliografia, sem intenção de nivelar conceitos de autores cujos princípios epistemológicos são distintos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Verdade e historicidade em Heidegger: continuidades e rupturas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-27) Guimaraes, Deborah Moreira [UNIFESP]; Tranjan, Tiago [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)We intend to research how Heidegger thinks of the concept of truth during the 1920s, when he develops his main work, Being and Time (1927), and during the 1930s, when he develops his unpublished work Contributions to Philosophy (Of the Event) (1989). The problem of truth is directly related to Heidegger’s project of a hermeneutic-phenomenological ontology, which confronts the philosophical tradition by challenging different conceptions of truth as adequacy, evidence, and consistency. Heidegger's engagement with Husserl's transcendental phenomenology and Dilthey's historical hermeneutics leads him to the conception of truth as unveiling. Beyond disruptions, we attempt to investigate continuities between Being and Time on one side and Contributions, on the other. We expect to find not a failure in the former, but rather an insufficiency on Heidegger’s questioning of truth. Such insufficiency should be considered within the scope of the transition from the problem of truth to the problem of historicity, since the fields of meaning opened by the world opening existentials are historically constituted. Based on the hypothesis that Being and time must rescue the hermeneutics of the facticity project to consolidate a practical genesis of significance, the objective of this thesis is to explain to what extent historicity becomes the key to read for possible continuities and ruptures. Therefore, this thesis consists of the formulation that the thinking after the turning is capable of realizing the aspirations of existential analytics by realizing that historicity is the basis of the problems of meaning and truth.