Navegando por Palavras-chave "Hedge"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do impacto das operações de hedge na lucratividade da Prio durante o período (2018-2023)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-05) Oliveira, Lucianno Gomes da Silva [UNIFESP]; Filho, Bolivar Godinho de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4702666394166112Este estudo investiga o impacto das operações de hedge na lucratividade da PRIO de Petróleo de 2018 a 2023, um período marcado por fases de estabilidade e alta volatilidade econômica. A análise foca em como as estratégias de hedge financeiro em petróleo podem influenciar o retorno aos acionistas, especialmente em contextos de crises globais como a pandemia de COVID-19 e a guerra na Ucrânia. Através dos dados das demonstrações contábeis da empresa, este trabalho examina os tipos de derivativos utilizados nas operações de hedge e analisa seu impacto nos indicadores financeiros, como ROE e ROA, além de considerar a variação nos preços do petróleo. Os resultados mostram que as estratégias de hedge ajudaram a mitigar os efeitos das flutuações de preços no petróleo, contribuindo para a estabilidade financeira da PRIO e a proteção do retorno aos acionistas durante períodos de incerteza econômica.
- ItemRestritoDerivativos, ferramenta de hedge no agronegócio brasileiro(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-10) Chien, Guilherme Lin [UNIFESP]; Oliveira Filho, Bolivar Godinho de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4702666394166112O presente estudo apresenta os conceitos de mercado de derivativos, além do uso para o hedge no agronegócio brasileiro, utilizando de um estudo de caso da empresa SLC Agrícola S/A. Para isso, foi apresentado os quatros tipos de derivativos, sendo eles: swap, opções, termo e futuro. Após a coleta de dados, foi feita uma análise para avaliar o impacto da COVID-19 na companhia, com base nos relatórios da administração.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Utilização de instrumentos derivativos como Hedge cambial para empresas no mercado brasileiro(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-24) Beltran, Lucas Aureliano Petrone [UNIFESP]; Oliveira Filho, Bolívar Godinho de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4702666394166112Estratégias de hedge se fazem de extrema importância para empresas brasileiras que negociam parte de seus ativos ou passivos em moeda estrangeira, nesse cenário, os derivativos se mostram eficientes se utilizados para esse fim. Um derivativo é um contrato entre duas ou mais partes cujo valor é baseado em um ativo financeiro subjacente acordado, sendo os mais comuns: moedas, taxas de juros, commodities, índices de mercado e ações. O presente trabalho se propôs a identificar qual o impacto do uso de derivativos sobre o valor da firma e, para isso, foram levantados os seguintes questionamentos: qual a média dos valores destinados aos derivativos por empresas brasileiras listadas no índice Bovespa e qual é o impacto de seu uso sobre o valor da firma? Para buscar responder, fez-se uso de uma abordagem quantitativa nos dados coletados. Como principal resultado, obteve-se que o uso de derivativos desempenha impacto positivo no valor da firma.