Navegando por Palavras-chave "Governança Corporativa"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise comparativa do nível de divulgação das normas de governança: um estudo de caso entre os diferentes tipos de empresas do setor bancário público(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-29) Silva, Vinicius Santos da [UNIFESP]; Silva, José Milton Almeida da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5352679109500589Este trabalho acadêmico se propõe a realizar uma análise comparativa do nível de divulgação das normas de governança corporativa da COSO entre as principais instituições financeiras públicas do Brasil: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste do Brasil, Banco da Amazônia S.A e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social. O estudo busca compreender como essas instituições, representando diferentes tipos de empresas do setor bancário público, aborda e comunica as práticas de governança, com base na COSO, através da uma análise comparativa entre o Índice Integrado de Governança, de cada uma das organizações no ano de 2017, 2018 e 2021. Os anos de 2019 e 2020 não tiveram dados publicados devido à pandemia do coronavírus. A pesquisa utiliza uma abordagem empírica e qualitativa, combinando análise documental das divulgações de governança dessas empresas, através das suas Cartas Públicas de Governança Corporativa, para avaliar a transparência e o comprometimento com as boas práticas de governança. Os resultados revelam diferenças na quantidade dos princípios e na forma como as principais diretrizes da COSO são comunicadas, bem como o seu relacionamento com o índice geral de governança do TCU revela a necessidade de melhorias na padronização das normas e documentos públicos sobre o tema. Assim, o estudo oferece informações valiosas aos investidores, reguladores, pesquisadores, mas sobretudo para a sociedade, tendo em vista que muitas das atividades bancárias são financiadas através de tributos, destacando também a importância da divulgação transparente e do compromisso com as melhores práticas para a manutenção da confiança dos stakeholders.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A influência da estrutura de governança corporativa para a realização dos controles internos em uma seguradora privada de grande porte(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Carvalho, Matheus Martinho [UNIFESP]; Lugoboni, Leonardo Fabris [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3762938281211058; https://lattes.cnpq.br/7548293195277881A governança corporativa surge nas empresas como uma forma de instruir e de compartilhar as responsabilidades entre os stakeholders, gerando uma maior transparência entre as partes. Frente a isso, é relevante entender como os controles internos são feitos, garantindo eficiência e assertividade das informações que são prestadas na empresa. O objetivo da presente pesquisa é o de compreender como a estrutura de governança corporativa pode influenciar na realização dos controles internos de uma seguradora privada de grande porte. O estudo justifica-se porque a relação entre os dois temas carece de investigação teórica, além da pesquisa auxiliar os gestores a possuírem uma maior compreensão da importância de uma governança corporativa e de controles bem estruturados. Por meio da pesquisa exploratória, foram realizadas entrevistas com 10 funcionários que atuam em áreas de governança, controles internos, riscos e compliance de uma empresa de grande porte do ramo de seguros, onde as respostas foram comparadas com o referencial teórico deste estudo. O resultado das entrevistas mostra que os entrevistados abordaram que a governança corporativa exige transparência, prestação de contas e confiabilidade de informações, impactando diretamente na forma que os controles internos serão elaborados, pois eles surgem como uma ferramenta de acompanhamento das diretrizes estratégicas e da execução da governança corporativa. O Conselho de Administração tem o papel de definir quais diretrizes a empresa irá seguir e o acompanhamento da realização delas será de responsabilidade das áreas de controles internos e riscos por meio de relatórios e dashboards. Nesse sentido, os controles representam uma camada de segurança para que as informações repassadas pela empresa não possuam assimetrias, aumentando o nível de confiança dos stakeholders e promovendo uma maior visibilidade dos temas estratégicos. Além disso, foi possível observar que uma empresa que possui boas práticas de governança e que esteja em conformidade com a legislação, acaba promovendo uma forte cultura de controle. O aculturamento agrega valor e dá importância para a realização dos controles internos, contribuindo para a eficácia e independência deles.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A influência dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI) nas diretrizes desempenhadas pelo Grupo Bradesco Seguros em 2022(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) Duarte, Nicole Correia [UNIFESP]; Levy, Dan Rodrigues [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1450750405466069O presente trabalho tem por objetivo identificar se os Princípios para Sustentabilidade em Seguros têm influência nas atividades e iniciativas desempenhadas pela Bradesco Seguros, conforme Relatório de Sustentabilidade 2022. Sendo assim, foi necessário elencar todos os Princípios e entender cada um deles para, em seguida, averiguar em Relatório de Sustentabilidade quais foram as iniciativas adotadas pela companhia, quais programas desenvolveu e quais diretrizes/regramentos têm seguido, conforme preceitos ASG. A maneira de testar a hipótese se desenvolveu a partir da: 1. avaliação de que a empresa realmente é adepta à iniciativa PSI; 2. compreensão de que as ações realizadas pela Organização foram desenvolvidas através dos quatro princípios; e 3. validação de auditor independente. Como resultado, a resposta encontrada foi favorável à hipótese, tendo em vista os esforços do Grupo Bradesco Seguros em atingir os princípios de sustentabilidade no negócio.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A ligação entre uma boa governança corporativa e o seguro D&O(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-06) Ginesta, Marcela Ramos [UNIFESP]; Netto, Humberto Gallucci [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0094157918263870O presente trabalho tem como objetivo abordar a governança corporativa e o seguro D&O. Visa analisar e compreender a relação estabelecida entre ambos. A pesquisa foi decisiva para a conclusão de que o seguro D&O e a governança corporativa possuem uma estrita relação, onde uma boa governança corporativa impacta nos elementos do seguro e no aceite por parte da seguradora. Além disso, através da pesquisa foi possível compreender o processo da análise de risco feita pela seguradora e os principais fatores que são levados em consideração nesse momento, como a empresa ser listada na Bolsa de Valores e seus últimos três exercícios.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Operação Lava Jato: um marco na evolução da governança corporativa da petrobrás(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-14) Souza, Aline Cristina Silva Leite [UNIFESP]; Sampaio, Joelson Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9134156549907160; http://lattes.cnpq.br/0785685893042425A Operação Lava Jato, deflagrada em 2014, marcou um ponto de inflexão significativo na história da Petrobras, uma das maiores empresas estatais do Brasil. O impacto desse escândalo de corrupção reverberou não apenas nas esferas jurídica e política, mas também teve implicações profundas na governança corporativa da companhia. A partir das investigações, surgiram questionamentos sobre os mecanismos de controle interno, transparência e práticas de governança implementadas pela Petrobras. Este contexto desafiador colocou em xeque a integridade das estruturas de governança da empresa, exigindo adaptações substanciais para restaurar a confiança dos acionistas, investidores e da opinião pública. Neste cenário, esta análise busca explorar e compreender o impacto da Operação Lava Jato na governança corporativa da Petrobras, destacando as transformações e desafios enfrentados pela empresa no rescaldo desse episódio que abalou os alicerces de sua gestão corporativa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Principais diretrizes para a criação da governança corporativa em uma startup no contexto de engenharia biomédica(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-18) Barbosa, Dominique Jäger [UNIFESP]; Moraes, Matheus Cardoso [UNIFESP]; Vital, Daniel Aparecido; http://lattes.cnpq.br/9953367352575096; http://lattes.cnpq.br/1854451408004051; http://lattes.cnpq.br/8208660336830601Startups são novas empresas que surgem no mercado, a partir de empreendedores com ideias inovadoras e relevantes. Muitas vezes essas novas empresas se firmam no mercado em grandes condições de incerteza. Seu investimento vem, em sua maioria, de investidores anjo e projetos de fomento para pequenos empreendedores. Uma das dificuldades para manter os investimentos e organizar as empresas é a governança corporativa. Por serem, em sua maioria, empreendedores com alto conhecimento técnico e poucos conhecimentos na área de gestão. O objetivo deste trabalho é desenvolver um tutorial simplificado de governança, a fim de auxiliar esses novos empreendedores. Esse tutorial será feito com base em quatro pilares da governança corporativa: Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa. O tutorial simplificado foi chamado de “guia de governança”, onde são apresentados diferentes métodos para a organização de projetos, avaliação de funcionários e sócios e um feedback de desempenho. Todos os estudos desse material foram experimentados durante um período de estágio em uma startup de São José dos Campos, onde foi realizada uma coleta de dados e experimentação em campo. Com o material será possível organizar a área de governança corporativa e seus pilares, aplicados a startups, de forma simplificada e coerente, através de um passo a passo objetivo.