Navegando por Palavras-chave "Genocídio"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Do conceito de necropolítica à experiência de genocídio brasileiro: discurso da legítima defesa e o corpo negro como campo estratégico de intervenção estatal(Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-25) Martins, Rosângela Cristina; Teles, Edson Luis de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5980075193497120; http://lattes.cnpq.br/5586514043275030A presente dissertação oferece uma reflexão sobre como a violência racial perpetrada pelo Estado, fundamentada no escopo da legítima defesa, anula os limites entre o estado democrático de direito e o estado de exceção e, em consequência, produz um corpo-vítima, matável por sua alteridade territorial negra. Em diálogo com Achille Mbembe e outros referenciais teóricos que abordam a violência antinegra como dispositivo colonial, a pesquisa sustenta que a legítima defesa empregada pela polícia brasileira para justificar os assassinatos de civis não é apenas um instituto legal, previsto em lei, mas também o fundamento de um discurso mobilizador da política de extermínio do corpo negro. Dito de outra forma, é uma estratégia de gestão política da morte. Uma aproximação cuidadosa com a realidade brasileira significa dizer que se trata de uma continuidade do "genocídio do povo negro brasileiro", como aponta Abdias Nascimento, engendrado pelo sistema jurídico-político que legitima a violência institucional em nome da autopreservação do Estado e de sua ordem. Para tanto, se estabelece um diálogo com o pensamento negro de Denise Ferreira da Silva, Sueli Carneiro, além de teóricos Charles W. Mills e Abdias do Nascimento, para uma interpretação da guerra antinegra como base normativa do direito de matar o sujeito racializado visto como inimigo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Genocídio da juventune negra: uma configuração do racismo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-03-15) Andrade, Julio Cezar de [UNIFESP]; Baierl, Luzia Fátima [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This, the present work seeks to investigate the genocide of black youth with the objective of analyzing racism and its impacts on Brazilian socioeconomic formation and contemporaneity, from the neighborhoods chosen in the East Zone: Cidade Tiradentes, Guaianases, Lajeado and Itaim Paulista. It is a quantitative and qualitative bibliographical and documentary research, for an approximation of the reality, that seeks the relation of the deaths with the racism. Priority was given to data from the Youth Development Report (2007), the Map of Violence (2018), and the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) (2010), in the territories surveyed. among others to give elements and subsidies for the research. The research chose as hypothesis the insufficiency of public policies, aimed at the youth, is one of the factors that raises the level of violence, leading to deaths resulting from police actions or trafficking.
- ItemRestritoA retirada da guerra: o uso de mecanismos de resolução de conflitos étnicos por entidades internacionais no Burundi(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-25) Fernandes, Luanna de Andrade [UNIFESP]; Bressan, Regiane Nitsch [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0123316221379741Diversos países da África ainda padecem com os resultados de anos de exploração dos recursos naturais, apagamento cultural e a interdependência econômica em relação aos países do norte global, fruto da colonização europeia. Após a saída das metrópoles do continente africano, as tensões de um Estado nacional artificial ficaram cada vez maiores, por consequência a eclosão de sucessivas guerras civis, a exemplo o conhecido caso do massacre em Ruanda nos anos 1990, tanto quanto outros pouco abordados e escolha de tema deste projeto, o país vizinho Burundi. Por consequência, Organizações Internacionais frente a este problema sistêmico regional de violação dos direitos humanos após a Guerra Fria, intervém nos assuntos locais, dado que a segurança do sistema internacional é ameaçada enquanto houverem guerras civis. Contudo, a participação destes atores ocorre com com viés e motivações individuais nem sempre alinhadas aos interesses do Estado em questão. É dentro deste contexto que a pesquisa tem como objetivo compreender quais são os recursos para a resolução de conflitos de origem étnica utilizados no Burundi e os impactos dessa intervenção para a sociedade e política local.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Vidas Silenciadas: Determinações de gênero em processos genocidários a partir do encontro dos genocides studies com os enfoques feministas na Teoria das Relações Internacionais.(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Correia, Amanda Pires [UNIFESP]; Zagni, Rodrigo Medina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4034927222180042O tema está centrado no fenômeno da violência de gênero em processos genocidários, e como nestes homens e mulheres vivem experiências diferentes devido às concepções de gênero estereotipadas partilhadas nas mentalidades. Em um cenário de conflito em que a violência é empregada de forma acirrada e pela via armada, as violações contra as mulheres são engendradas de uma maneira mais elevada. O estupro, por exemplo, é uma violação comumente perpetrada contra o gênero feminino. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo geral dar luz a questão de gênero em contextos de genocídio, utilizando-se dos genocides studies e da teoria feminista das Relações Internacionais de maneira complementar. Sendo os objetivos específicos: verificar se a assimetria das relações entre os sexos tem reflexo nas ações de violências perpetradas contra homens e mulheres; compor um aporte teórico respaldado nas novas abordagens dos genocides studies e dos estudos de gênero na Teoria das Relações Internacionais; compreender as diferentes experiências e consequências para as vítimas do sexo masculino e as do sexo feminino, a partir da análise dos símbolos sócias em torno do gênero.