Navegando por Palavras-chave "Gênero, Educação infantil, Infância"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmbargoConcepções e práticas pedagógicas de professoras da educação infantil sobre questões de gênero(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-09) Moreira, Marialice Fortuna [UNIFESP]; Spaziani, Raquel Baptista [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2223649618057544; http://lattes.cnpq.br/9090806561177634; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)As infâncias são vistas socialmente como uma fase universal e positiva, no entanto, estão especialmente vulneráveis às dinâmicas de poder presentes na sociedade devido a sua posição de alteridade. Como a maior parte do dia de crianças de 0 a 6 anos é passado dentro dos muros de instituições de ensino, essa pesquisa busca compreender as percepções de professoras da Educação Infantil de uma Unidade Municipal de Educação (UME), localizada em uma cidade do interior paulista, no que diz respeito às educações de gênero e infâncias, a fim de refletir sobre seus papéis formadores em relação a essas questões. Para isso, foram realizadas entrevistas com seis professoras da rede municipal de educação, a fim de compreender as suas percepções sobre o conceito de gênero e como se vêem atuantes em relação ao mesmo, e obtendo uma melhor compreensão sobre a visão de educadoras no que diz respeito à sua própria ação e suas práticas contrahegemônicas.