Navegando por Palavras-chave "Fundos de Investimento"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do desempenho dos fundos de investimento imobiliários no Brasil com foco na volatilidade(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-26) Borges, Lucas de Oliveira [UNIFESP]; Oliveira Filho, Bolívar Godinho de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4702666394166112; http://lattes.cnpq.br/8396891424894777Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) são uma modalidade de investimento que vem ganhando cada vez mais popularidade, além de quantidade de investidores e volume negociado, assumindo valores recordes nos últimos anos, e com todo o crescimento também é possível verificar um aumento do risco/volatilidade desse mercado. O presente trabalho visa avaliar o desempenho dos fundos imobiliários brasileiros entre 2016 e 2020, examinando seu efeito de diversificação frente ao mercado de ações em dados contextos econômicos, e análise do risco-retorno dos segmentos desse mercado pelo Índice de Sharpe, indicando aqueles que se destacaram nos últimos anos. Dentre os destaques, a melhor performance é atribuída ao segmento de Logística, e a pior ao de Lajes Corporativas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Evolução dos fundos de investimento em ações no Brasil: uma revisão sistemática da literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-10) Bueno, Aline Maria Perciak [UNIFESP]; Khatib, Ahmed Sameer El [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4342154115808776Esta revisão aborda os Fundos de Investimento em Ações (FIAs) no Brasil, destacando a escassez de estudos específicos. Resultados mostram que taxas de performance podem influenciar positivamente o desempenho dos FIAs. Em comparação com renda fixa, FIAs tiveram maior retorno, mas a avaliação de risco-retorno foi desfavorável devido a altas taxas de juros. Estudos indicam desafios de desempenho para a maioria dos fundos, especialmente em previdência privada. Tendências recentes revelam sucesso de fundos especializados em biotecnologia e saúde, contrariando expectativas anteriores. O mercado de fundos cresceu expressivamente nos últimos dez anos, impulsionado por plataformas digitais, evidenciando a diversificação e acessibilidade. Conclusões destacam a heterogeneidade de desempenho, apontando para a necessidade de considerar fatores específicos e indicando oportunidades para pesquisas futuras.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A evolução regulatória dos fundos de investimento no Brasil: uma análise da resolução CVM nº 175(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-14) Oliveira, Gabriela Mendes Bastos [UNIFESP]; Netto, Humberto Gallucci [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0094157918263870; http://lattes.cnpq.br/3386036885422185A indústria de fundos de investimento no Brasil desempenha um papel crucial no contexto do mercado de capitais nacional. Com a crescente popularização das corretoras de investimentos, os fundos se tornaram ainda mais essenciais para o mercado de capitais, proporcionando um veículo de investimento acessível a investidores com diversos perfis de aversão ao risco. Tendo em vistas as consideráveis movimentações vivenciadas pelo mercado nos últimos anos, tanto os investidores mais cautelosos quanto os mais ousados encontraram nos fundos de investimento uma maneira de direcionar seus recursos. No Brasil, os fundos de investimento são submetidos à regulamentação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e à autorregulação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). Desta maneira, este estudo se propõe a analisar a estrutura regulatória do mercado fiduciário brasileiro, com ênfase na supervisão exercida pela CVM e na autorregulação pela ANBIMA. Adicionalmente, serão abordadas as principais alterações promovidas pela recente Resolução CVM nº 175 e seus eventuais impactos no cenário dos fundos de investimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os principais assuntos de auditoria no novo relatório do auditor e o efeito na cota dos fundos de investimento multimercado(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-09) Ribeiro, Nathalie Gonçalves [UNIFESP]; Ishikura, Edison Ryu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6426821015583960As alterações recentes nas Normas Brasileiras de Contabilidade de Auditoria Independente (NBC TA) que ocasionaram o Novo Relatório do Auditor (NRA), permitem que o auditor apresente maiores informações, mais claras e mais objetivas, facilitando a compreensão do relatório de auditoria pelos usuários das informações, contribuindo assim, para as futuras tomadas de decisões. O presente estudo tem como intuito o foco na NBC TA 701 – Comunicação dos Principais Assuntos de Auditoria, aplicado aos fundos de investimento de classe multimercado, e o possível impacto no valor da cota destes fundos. Dessa forma, foram analisados os valores das cotas dois dias após a divulgação do relatório de auditoria nos dois anos anteriores à aplicação dos PAAs aos fundos, e dois anos após a implementação, e observou-se que a inclusão da comunicação dos principais assuntos de auditoria não teve percepção dos cotistas através do impacto direto no valor da cota dos fundos de investimento multimercado.