Navegando por Palavras-chave "Fotojornalismo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A FOTOGRAFIA DE NAIR BENEDICTO 1970 - 1985: do registro documental ao percurso poético(Universidade Federal de São Paulo, 2019-11-27) Lima, Solange Teixeira de [UNIFESP]; Araújo, Virgínia Gil [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8687854675231868; Não possuiEssa pesquisa estuda a produção da fotógrafa Nair Benedicto (1940, SP) com o recorte entre os anos de 1970 a 1985, período em que ainda vivíamos a ditadura civil militar no Brasil. Formada em TV e Rádio pela USP em 1972, foi ativista opositora do regime e presa política em 1969. Ao ser solta inicia na fotografia integrando parte da geração de fotojornalistas que buscou maior autonomia na luta por direitos autorais e trabalhistas e uma abordagem mais pessoal na expressão da fotografia e fotorreportagens. Às circunstâncias artísticas, políticas e sociais contextualizadas na análise da produção de Nair Benedicto e a reflexão sobre a fotografia do fotojornalismo e a fotografia considerada artística, somou-se, nessa pesquisa, uma retomada de abordagens teóricas, beneficiando nosso olhar crítico sobre a poética das imagens estudadas. A ideia geral é difundir a já consagrada carreira e importância de Benedicto na história da fotografia brasileira e enfatizar sua visibilidade no estudo da História da Arte.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Geração Blow-up de fotógrafos no Brasil dos anos 60/70(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-07-30) Silva, Diego Cesar Da [UNIFESP]; Araujo, Virginia Gil [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis is a study of the Blow-up movie (1966), by Michelangelo Antonioni, that questions the photography objectiveness analyzing the echo of the movie in Brazil from the photography image perspective. Our proposal is to think about photographers who took the movie as a reference to produce images linked to the artistic universe and photojournalism during the Brazilian Civil-Military Dictatorship. Starting from the idea that this artwork contributed to the reflection on the photographic image as statement of the real, we studied images produced by the photographers Armando Prado and Boris Kossoy, in order to observe photographies that moves from critical images in a subtle way to images that denounce the country’s political situation. Afterwards, from the collection of the photographers Armando Prado and Miguel Aun’s testimonies, we verify the repercussion of Blow-up in their trajectories, in an attempt to identify influences on the imaginary of artist-photographers in the construction of a critical and revolutionary visual culture as thought by Walter Benjamin (1994) in his essay the author as producer.