Navegando por Palavras-chave "Formación Profesional"
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- ItemSomente MetadadadosExpressões dos fundamentos do Serviço Social na produção sobre a formação profissional: um estudo a partir de Anais do Encontro Nacional de Pesquisadoras/es em Serviço Social(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-09-24) Maddalena, Mariana de Almeida Pecci [UNIFESP]; Batistoni, Maria Rosângela [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Considerando el supuesto de que el actual proyecto de formación profesional, como se establece en las Directrices Curriculares de la Asociación Brasileña de Docencia e Investigación en Trabajo Social, es la objetivación de la concepción de los fundamentos del Tabajo Social en su asunción y base en la perspectiva de la totalidad, en esta disertación, buscamos tener en cuenta algunas expresiones de los fundamentos en la producción de formación profesional en trabajo social en Brasil. La base de datos fue constituida de las comunicaciones agrupadas en tres ediciones de los Anales del Encuentro Nacional de Investigadores en Trabajo Social, específicamente, las organizadas en el énfasis de la formación del eje temático “Trabajo social: fundamentos, formación y trabajo profesional”, en 2012, 2014 y 2016. Para ello, se realizó una investigación cualitativa, en forma de encuesta bibliográfica y documental. El análisis señaló que, aunque en un pequeño número de producciones sobresalientes, las comunicaciones seleccionadas, en sus diferencias, almacenadas sus densidades, apropiaciones y explicaciones de contenidos teóricos, sugieren referencias importantes y están dentro de la relación entre la formación y los fundamentos del trabajo social.
- ItemEmbargoA prática interprofissional colaborativa no trabalho em equipe no cenário profissional de Terapeutas Ocupacionais que trabalham na área da infância(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-11) Campanha, Ana Julia [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3179063226554474; http://lattes.cnpq.br/5812398004565376; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Prática Interprofissional colaborativa (PIC) em saúde é uma estratégia de trabalho para melhorar os resultados das práticas em saúde em todo o mundo, colaborando positivamente para percepção e eficiência das relações de trabalho em equipe e aos cuidados em saúde, revelando-se como uma proposta de alta importância por reverter o modelo de atenção à saúde hegemônico, aumentando a resolutividade do trabalho em equipe, respeitando a integralidade do indivíduo. Este estudo é um recorte de uma pesquisa de Iniciação Cientifica realizado em 2021, para este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o foco serão os profissionais que trabalham com o público infantil. Desta forma o objetivo desta pesquisa foi compreender a Prática Interprofissional Colaborativa no cotidiano do trabalho das equipes de saúde em diferentes serviços na área da infância. Estudo quali-quantitativo de campo exploratório descritivo. Como método optou-se por utilizar a Escala de Avaliação da Colaboração Interprofissional em Equipe (AITCS II-BR), instrumento diagnóstico elaborado para medir a colaboração interprofissional e perguntas abertas. Participaram deste estudo 13 profissionais Terapeutas Ocupacionais que trabalham em serviços da área da saúde, especificamente na infância, sendo alguns profissionais egressos da UNIFESP campus Baixada Santista e outros profissionais formados em outras instituições de ensino superior. Os resultados do instrumento AITCS II-BR foram analisados usando o mapa comportamental de cores, para tal as médias de cada uma das assertivas foram calculadas. Para a entrevista semiestruturada utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam sobre a importância de uma formação acadêmica voltada para a Educação Interprofissional em Saúde, que as práticas compartilhadas colaboram para o aprendizado do trabalho em equipe e da Prática Interprofissional colaborativa, e que o processo vivenciado durante a graduação com a clínica ampliada reflete diretamente no cuidado integral e centrado na pessoa, família e comunidade. Considerações Finais: Há muitos paradigmas e desafios a serem enfrentados, porém, já é perceptível as mudanças que essa prática faz no dia a dia de quem se propõe a usar ou a trabalhar em equipe interprofissional. Ficando evidente que a sociedade se beneficia de profissionais dispostos a dialogar, comunicar e entrar em um consenso sobre cada caso, sem deixar de lado o olhar centrado nas pessoas, família e comunidade.