Navegando por Palavras-chave "Formação continuada"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Configuração da formação em serviço destinada ao gestor escolar da rede municipal de ensino de São Paulo: um estudo de caso envolvendo a diretoria regional de educação São Miguel (2013-2020)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-14) Cheles, Joice de Souza; Novaes, Luiz Carlos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9928675880574257; http://lattes.cnpq.br/2141354963700829O objetivo desta pesquisa é o de investigar como se deu a formação continuada, em serviço, destinada aos gestores escolares, no período de 2013 a 2020 e marcada por duas administrações, aparentemente antagônicas na perspectiva político partidária, em uma diretoria regional da rede municipal de ensino de São Paulo (RME-SP). Trata-se de um estudo de caso que toma a Diretoria Regional de Educação de São Miguel (DRE-MP) como promotora e o locus da formação no período considerado. A hipótese inicial da pesquisa é que os modelos de formação em serviço estão implicados em vieses político-partidários, o que interfere em sua estruturação, já que o período considerado é marcado pela gestão de partidos com visões distintas de política educacional. A coleta de dados envolveu análise documental de legislações municipais – decretos, portarias, instruções normativas –, produzidas pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) ou por ela patrocinadas, bem como programas de metas das duas administrações municipais, e, principalmente, as ementas de cursos produzidos e oferecidos pela DRE-MP no período de 2013 a 2020. Para a análise documental, utilizamos as recomendações de Cellard (2008), Evangelista (2012), Shiroma; Campos e Garcia (2005), Shiroma e Santos (2014). Já a abordagem do Ciclo de Políticas (Bowe; Ball; Gold, 1992) foi o nosso referencial teórico-analítico, além de contribuições diversas de pesquisadores deste campo. Após a análise da documentação, concluímos que a formação ofertada no período considerado não revela vieses político-partidários evidentes. Em relação à configuração da formação, concluímos que no segundo período (2017 a 2020), especialmente no primeiro biênio (2017/2018), a oferta de formação em serviço foi mais significativa do ponto de vista quantitativo, mais alinhada ao programa de metas da administração municipal e com maior direcionamento à formação em serviço de gestores escolares, com prioridade para temas relacionados às políticas de avaliação e políticas curriculares. A configuração da formação em serviço ofertada pela DRE-MP é caracterizada pela oferta de cursos de pequena duração, eventos como seminários e palestras, que, consoante aos planos de metas das duas administrações no período considerado, demonstra o predomínio da dimensão prática, com pouco espaço para a dimensão teórica, o que poderá levar, se mantida tal tendência, a uma supervalorização de uma dimensão instrumental de formação em serviço.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação ambiental para a sustentabilidade: formação continuada em foco(FINOM, 2019-05) Viesba-Garcia, Everton [UNIFESP]; Viesba, Leticia Moreira [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415
- ItemSomente MetadadadosA Formação Permanente de Professores na Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos: uma análise sobre concepções divulgadas nos documentos oficiais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-12-13) Rodrigues, Fabiana Lopes [UNIFESP]; Magali Aparecida Silvestre [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4428320866575246; http://lattes.cnpq.br/2207467421764167; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The following research has tried to look into the concepts contained in two of the main official documents of the city department of education in Guarulhos about the teachers’ permanent formation. The main objective of this research by identifying aspects on the concepts of the permanent formation of the net of schools, from the knowledge and the structuring of these guiding principles present on the documents is to contribute to the debate about the subject. For this research, it was used as theoretical references, authors that have been investigating about the subject for some years. They are: Mizukami (2002), Candau ( 1996), Gatti (2008), Imbernón (2009), Libanêo (2007) and Nóvoa (1992). To analyse the official documents which were chosen for this study, we took into account the contribution of Ludke (2008), beyond assumptions of the document analysis present on Calado (2011) and Sá-Silva’s (2011) investigation research. On this perspective, the content analysed was prganized into five categories in order to explain more rigorously the concepts contained in those documents about the permanent formation. It was identified, generally, that there is a distance between the guiding formation theoretical basis of these documents and the practices announced in the formation program offered by Guarulhos department of education.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Podcast Canoa como Ferramenta Pedagógica sobre Cultura Oceânica(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-24) Rasmussem, Luis Forte [UNIFESP]; Torrente-Vilara, Gislene [UNIFESP]; Darido da Cunha, Maíra; http://lattes.cnpq.br/1472529642945802; http://lattes.cnpq.br/7189914468988860; http://lattes.cnpq.br/2661014194144364; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil estabeleceu como política de Estado a criação de um currículo comum mínimo, avançando gradualmente com a criação de instrumentos como o Conselho Nacional de Educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais, e leis como a 13.005/2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação, culminando na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC define diretrizes para o desenvolvimento de competências e habilidades em cinco áreas do conhecimento, permitindo que as escolas adaptem o currículo às realidades locais. Diante do contexto atual, marcado pela Década do Oceano e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 4 - educação de qualidade e o ODS 14 - vida na água, a presente pesquisa buscou investigar as contribuições do uso de podcasts como ferramenta na formação continuada de professores do Ensino Fundamental, interseccionando essa metodologia com a cultura oceânica. A pesquisa explora como essa integração de conteúdos pode apoiar o desenvolvimento das competências da área de Ciências da Natureza da BNCC, destacando a importância de formar professores, que, ao se apropriarem desses conhecimentos, tornam-se multiplicadores fundamentais para seus alunos na educação básica. A escolha do podcast como ferramenta tecnológica se dá por sua acessibilidade, inclusive em áreas remotas, e por seu potencial pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. O podcast contribui para a fixação de conteúdo, o aperfeiçoamento de habilidades e a contextualização do aprendizado com as experiências diárias dos alunos, ampliando o impacto educativo e facilitando a inclusão de temas relevantes, como a cultura oceânica, no dia a dia escolar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A presença do terceiro setor na formação continuada de professores: um estudo em duas escolas municipais da grande São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-15) Lourenço, Marcia Cristina Giupatto [UNIFESP]; Pinto, Umberto de Andrade [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2255702986791645; https://lattes.cnpq.br/1353339929053610Esta pesquisa analisa as possíveis implicações de um processo de formação continuada que envolve acordo de cooperação técnica entre rede pública de ensino com organização do terceiro setor para desenvolvimento de ações de formação continuada, implementadas em duas escolas do município de Mogi das Cruzes no estado de São Paulo. Para tanto, problematiza a incidência cada vez maior da presença de organizações do terceiro setor na formação continuada de professores. A questão norteadora que subsidia a pesquisa parte da seguinte problematização: as ações de formação docente desenvolvidas por instituições do terceiro setor contribuem para o desenvolvimento profissional docente? O aporte teórico é subsidiado pelos estudos sobre o conceito de desenvolvimento profissional docente construídos, principalmente, por pesquisadores como, Marcelo (2009); Nóvoa (2009); Pinto (2012), Almeida (2016); André (2015); Gatti (2008, 2014); Gatti, Barreto & André (2011); Gatti et al (2019); e Tardif (2002). Para compreensão dos aspectos relacionados à presença do terceiro setor na educação e suas respectivas formas de incidência, são analisadas as produções de Apple (2003); Apple & Kenneth (1991); Ball (2005); Castro & Amorim (2015); Shiroma, Moraes & Evangelista (2002); e Adrião & Pinheiro (2012). Fazem parte da revisão bibliográfica, os conhecimentos que já foram produzidos por outros pesquisadores sobre a temática da presença do terceiro setor na formação de professores. O estudo configura-se como uma investigação de natureza qualitativa, apoiando-se na Etnopesquisa Crítica. A coleta de dados é feita por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas e grupos dialogais. Além disso, a análise documental, composta pelos planos municipais de educação, bem como pelo documento pedagógico que norteia as ações de formação continuada da rede, integram a metodologia. A análise dos depoimentos dos participantes, coletados nos questionários, nas entrevistas semiestruturadas e nos grupos dialogais, é feita a partir da análise de conteúdo de Bardin (2010). A pesquisa permitiu concluir que as ações de formação continuada desenvolvidas pelas organizações do terceiro setor nas escolas da rede pesquisada contribuíram para a formação continuada de professores no que diz respeito à ampliação de conhecimentos curriculares. Apoiaram ainda o município na capacidade operacional de realizar ações de formação. Por outro lado, a pesquisa constatou que a atuação destes organismos do terceiro setor tende a operar na lógica da proletarização da prática docente pela perda, mais ou menos sucessiva, do controle sobre de suas atividades, do objetivo e organização de seu trabalho, a partir da lógica controladora da administração pública que está neste momento sendo acentuada com a presença cada vez maior do terceiro setor na agenda educacional.