Navegando por Palavras-chave "Fintech"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Atuação de uma sociedade de crédito direto na democratização do crédito no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-13) Dantas Junior, Roberto Amaral [UNIFESP]; Araújo, Luiz Jurandir Simões de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5610166520631974; http://lattes.cnpq.br/5610166520631974A democratização do crédito no Brasil ocorre através da descentralização bancária. Tal descentralização é proporcionado por instituições financeiras que prestam o serviço de bancarização – dentre as que prestam este serviço destaca-se a Sociedade de Crédito Direto por ser um tipo de Instituição Financeira que faz operações de crédito exclusivamente através de Plataforma Eletrônica. Além disso, o tipo desta Instituição Financeira não a permite realizar operações de crédito com recurso de terceiros – o que gera menor risco de liquidez para seus clientes. Outrossim destaca-se a Regulação Prudencial da Sociedade de Crédito Direto estar enquadrada no segmento S4. Desta forma, o trabalho visa entender como uma Sociedade de Crédito Direto atua no processo de democratização do crédito no mercado de crédito e de capitais brasileiro – as maiores dificuldades, tecnologia e fluxos operacionais. Além disso, visa provar a atuação efetiva de uma Sociedade de Crédito Direto no processo de democratização do crédito no Brasil. Para realizar tal comprovação foi realizado um estudo de caso com a primeira Sociedade de Crédito Direto do Brasil, a QI Tech (QI Sociedade de Crédito Direto S.A.). O estudo comprovou a democratização do crédito através da análise das operações de crédito de diversos clientes da companhia, isto é, o tipo de pessoas que foram afetadas, a quantidade de créditos emitidos e o volume financeiro gerado – além disso, através destas análises, comprovou a relevância de uma Sociedade de Crédito Direto na democratização do crédito no Brasil. Com a descentralização do crédito no Brasil a população pode usufruir de taxas de juros mais competitivas, de esteiras de crédito mais céleres e menos burocráticas, o que gera, inevitavelmente, um crescimento econômico para o país.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fintechs: os impactos da transformação digital na inclusão financeira do Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-16) Brasileiro, João Igor de Goes [UNIFESP]; Oliveira Filho, Bolivar Godinho de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4702666394166112As fintechs – empresas de inovação aplicadas na solução de serviços financeiros – adotam um modelo de negócio inovador que compete com o modelo tradicional do mercado financeiro, e que são impulsionadas pela transformação digital que o setor está passando. Logo pesquisou-se nesse trabalho as inovações no mercado financeiro, observando-se que a tecnologia de ponta é uma estratégia para aprimorar a experiência final do cliente, além de que as fintechs utilizam desse conjunto de tecnologias e inovações advindas da transformação digital para ganharem cada vez mais mercado, e consequentemente impacta na inclusão financeira da população do Brasil, que na sua maioria das vezes ocorre através da oferta de produtos e serviços de crédito, pagamento e serviços digitais, portanto, observou-se também que a aplicação de tecnologias de ponta torna mais acessíveis bens e serviços financeiros essenciais para a população brasileira. Em vista disso, as fintechs podem ser consideradas como um agente intermediário de acesso para indivíduos e empresas ao mercado financeiro, de maneira facilitada, diferente de modelos tradicionais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A jornada do encantamento do cliente Nubank moderada pela experiência e percepção das ações tomadas durante o período da Covid-19 para lealdade(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-19) Miranda, Beatriz Grisotto de Castro [UNIFESP]; Pinochet, Luis Hernan Contreras [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2869923054936837As fintechs surgem a partir da utilização de tecnologia para melhoria constante, atendendo as necessidades que não eram atendidas pelos bancos tradicionais, viabilizando novos negócios e ruptura da cultura bancária atual, trazendo inovação à um setor complexo, com elas surge também a necessidade de entender mais os impactos dessas transformações no mercado e na sociedade. Este estudo tem como objetivo investigar como o Nubank encanta seus clientes a partir da experiência de uso e percepção das ações tomadas durante o período da Covid-19 para construção da lealdade. Apresentamos uma análise transversal de abordagem quantitativa, obtido por meio de uma coleta de dados com pessoas que tem algum vínculo com a instituição Nubank, no período de abril a agosto de 2020. Executamos uma análise multivariada de dados, por meio da modelagem de equação estrutural, com estimação por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM) e efeito moderador utilizando o plug-in PROCESS v.3.4. O modelo mostrou-se consistente, aceitando todas as hipóteses formuladas, sendo a relação entre “Qualidade” e “Imagem Corporativa” de maior significância assim como “Experiência” e “Ações para o Covid-19” variáveis moderadoras aceitas. Os resultados da pesquisa indicaram que a Lealdade pode ser explicada pelos construtos aqui elencados e tem grande impacto no desempenho da organização. Conclui-se que o Nubank desempenha um papel significativo em determinar como o setor financeiro pode avançar no mercado nos próximos anos, construindo uma cultura de como os serviços podem funcionar de forma mais efetiva.