Navegando por Palavras-chave "Financial indicators"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise dos impactos da Covid-19 nos resultados das cinco maiores instituições de crédito do Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-05) Araújo, Igor Faria de [UNIFESP]; Costa, Simone Alves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573Sob a ótica das maiores instituições creditícias brasileiras em termos de concentração de crédito, observando-se sua relevância para a sociedade, o estudo objetivou analisar os impactos da pandemia sobre seus ROE, ROA e Índice de Basileia. Neste intuito, extraiu-se, dos relatórios financeiros de cada instituição analisada (Banco Itaú, Banco Bradesco, Banco do Brasil e Banco Santander), os Índices de Basileia e contas contábeis trimestrais necessárias ao cálculo dos outros indicadores, para os períodos de 2016 a 2021. Então, aplicou-se o teste “t” de student para atestar-se possíveis diferenças de médias entre informações observadas no período de 2016 a 2019 (pré pandêmico) e observadas de 2020 a 2021 (pandêmico). Concluiu-se que os indicadores ROE e ROA não apresentaram diferenças estatisticamente relevantes entre os períodos para nenhuma empresa, enquanto o Índice de Basileia apresentou diferenças de médias, à significância de 1%, para os Bancos Itaú, Bradesco e Santander.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos da adoção do CPC 06 (R2) nas demonstrações contábeis de empresas dos setores de varejo e aviação listadas na B3(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-27) Silva, Felipe Augusto Fogaça da [UNIFESP]; Fernandes, Francisco Carlos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3472801221490632; http://lattes.cnpq.br/7952864617034000Este trabalho buscou analisar os indicadores financeiros de 4 empresas pertencentes a 2 setores nos exercícios de 2015 a 2019, de modo a verificar, de maneira quantitativa e qualitativa, de que forma tais indicadores foram impactados pela adoção do CPC 06 (R2). O trabalho analisou os indicadores calculados a partir das demonstrações contábeis de 4 empresas (2 empresas pertencentes ao setor de aviação e duas empresas pertencentes ao setor de varejo), com ações listadas na Brasil Bolsa Balcão (B3). O estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva, e pode ser categorizado como ex-post facto, tendo em vista que visou avaliar os impactos subsequentes à implementação do CPC 06 (R2) nos indicadores financeiros das demonstrações contábeis de uma seleção de empresas. No que tange a abordagem do problema, a pesquisa caracteriza-se como quantitativa. A partir dos indicadores calculados, realizou-se um estudo comparativo, com especial atenção às variações entre 2018 (exercício imediatamente anterior à implementação do CPC 06 (R2)) e o exercício de 2019 (ano fiscal da implementação da norma). A partir das análises realizadas no decorrer dos trabalhos, foi possível observar que os indicadores financeiros das empresas do setor de comércio varejista e aviação foram negativamente impactados pela adoção do CPC 06 (R2), em variados graus, após sua implementação no exercício fiscal de 2019. O estudo mostrou, ainda, que as empresas do setor de aviação da amostra aferiram impactos mais negativos em comparação às empresas do setor de comércio varejista.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O impacto da pandemia da Covid-19 nas empresas dos subsetores de comércio, hotéis e restaurantes e viagens e lazer listadas na B3(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-28) Lima, Laryssa Galdino [UNIFESP]; Henrique, Marcelo Rabelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8872607903177348No ano de 2020 se instalou no mundo um vírus denominado COVID-19 e para evitar sua propagação foram adotadas algumas medidas restritivas que acarretaram grandes efeitos econômicos e sociais. Com base nesse cenário, o presente estudo teve como objetivo analisar o impacto da COVID-19 nas empresas dos subsetores de comércio, hotéis e restaurantes e viagens e lazer que estão listadas na B3. Para o desenvolvimento da pesquisa foram coletados dados da plataforma Economatica®, sendo, as demonstrações e os indicadores financeiros, esses dados foram tabulados e imputados no software Rapidminer gerando modelos para uma análise estatística. O trabalho caracteriza-se com abordagem quantitativa e de natureza bibliográfica, documental e descritiva. Por meio das análises realizadas das demonstrações financeiras, dos indicadores e dos modelos obtidos a partir do software Rapidminer que abordaram o período antes da pandemia que considerou os dados publicados entre março de 2019 e março de 2020 e durante a pandemia que considerou os dados entre junho de 2020 até setembro de 2021, foi possível chegar-se em resultados significativos e ter a conclusão de que a pandemia da COVID-19 impactou diretamente o resultado das empresas dos subsetores estudados. Recomenda-se reaplicar as técnicas utilizadas no presente estudo em outros setores e/ou dividir a análise em mais períodos para identificar a influência detalhadamente.