Navegando por Palavras-chave "Financial education"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação financeira no ensino fundamental II(Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-22) Akamine, Isadora [UNIFESP]; Morais, Rosilda dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8411023309452408Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido no segundo semestre de 2023 no curso de Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Matemática. Relata-se sobre a trajetória profissional que levou à problematização sobre a importância da Educação Financeira, especialmente para os estudantes do Ensino Fundamental II. A pesquisa se fundamenta nos preceitos da Educação Matemática Crítica e tem como objetivo principal encontrar maneiras de trabalhar a Educação Financeira por meio de situações-problema de forma que os estudantes se tornem participantes ativos do processo de ensino e aprendizagem. O referencial teórico e metodológico da pesquisa baseia-se no princípio de que a Educação Financeira vai além do ensino de conceitos financeiros e envolve os estudantes em uma reflexão profunda sobre as implicações sociais e econômicas das decisões financeiras. Além disso, discute-se a importância da Educação Financeira no contexto das políticas públicas no Brasil e o papel da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) na promoção da educação financeira e previdenciária da população. Outro ponto abordado na pesquisa é a relação entre Educação Financeira e inflação, destacando a importância de compreender o impacto da inflação no poder de compra dos consumidores. É abordada a necessidade de incluir o conceito de inflação no ensino da Educação Financeira, especialmente considerando o contexto econômico brasileiro. Ademais, a pesquisa analisa a presença da Educação Financeira nos documentos oficiais a fim de contextualizar o histórico da Educação Financeira e sua evolução nos currículos educacionais. Por fim, propõe-se uma sequência didática para o Ensino Fundamental II, que inclui o desenvolvimento de conceitos sobre inflação, poupança, investimentos financeiros, gestão de recursos e consumo consciente, por meio de situações-problema.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Motivações para (não) se fazer a gestão das finanças pessoais(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-23) Carvalho, Jefferson da Silva [UNIFESP]; Khatib, Ahmed Sameer El [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4342154115808776O objetivo deste estudo é entender as principais motivações para a não realização de planejamento e orçamento pessoal, através de entender como as pessoas julgam seu nível de educação financeira, como esse conhecimento se manifesta na prática, e como as pessoas que planejam seu orçamento o fazem. O endividamento da população brasileira cresceu em 2021 e está maior do que em anos anteriores e 52,1% não tem o costume de poupar, o que mostra a o longo caminho a ser percorrido para democratizar as finanças pessoais, de modo a elevar o padrão de vida de toda a população, melhorando sua saúde financeira. Demonstra também a importância do estudo do tema. Este estudo tem como alvo, todos aqueles interessados em como adquirir mais conhecimento sobre educação financeira, e como colocá-lo em prática e como ajudar outrem a fazer o mesmo. Para isso foi realizado uma pesquisa descritiva, um survey através de um questionário online com 10 questões de múltipla escolha, contando com 77 respondentes. Nesta pesquisa constatou-se que o principal motivo para a não realização da gestão das finanças pessoais foi a procrastinação, seguida pela falta de conhecimento sobre o assunto e a falta de tempo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Percepções a respeito de algumas propostas curriculares de matemática: educação financeira entre 1990 e 2010(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-02) Barbosa, Thaís Goncalves [UNIFESP]; Bertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]; Stoco, Sergio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1841861158078886; http://lattes.cnpq.br/7883451343333340; http://lattes.cnpq.br/0157275249260424Esse trabalho tem como objetivo apresentar elementos da historicidade do tema educação financeira em documentos brasileiros de orientação para a Educação Básica, entre as décadas de 1990 e 2000. Para isso, foram selecionados documentos oficiais de orientação para o ensino de matemática no referido período histórico, bem como dois livros didáticos com edição nessas décadas. Ao longo do trabalho, foram observadas algumas diferenças entre as propostas apresentadas nos documentos oficiais e aquilo que estava proposto nos livros didáticos. O termo “educação financeira” não aparece na maioria dos documentos, mas há indícios dele nos conteúdos de matemática financeira e na proposta interdisciplinar de alguns documentos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Viabilidade econômica da instalação de painéis solares para uso residencial quando comparada a investimentos tradicionais(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-10) Bandeira, Victor Augusto Andrade [UNIFESP]; Sakurai, Cledson Akio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1944141304162246; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Gerar energia elétrica de forma limpa tornou-se necessário em todo o globo fazendo com que, pressionados por uma descarbonização de seus setores elétricos, alguns países sigam em busca de tecnologias sustentáveis e com preços competitivos. A geração de energia elétrica através da conversão fotovoltaica da radiação solar é uma das alternativas mais econômicas e se tornou uma importante fonte de energia na matriz energética de países que possuem potencial para esse setor menor que o Brasil, como Alemanha, Itália, França e Espanha. Dessa forma, o Brasil, por ter o clima intertropical em maior parte do seu território, tem potencial para se tornar um dos principais produtores e consumidores do setor energético solar do mundo. Um assunto muito debatido atualmente está vinculado à instalação de painéis solares para uso residencial e qual o retorno deste investimento. O objetivo deste trabalho foi analisar a viabilidade econômica da instalação de painéis para uso residencial na cidade de Santos/SP, comparando o retorno deste investimento com os investimentos tradicionais do mercado financeiro. Definiu-se os modelos, dimensões, investimentos e a consequente viabilidade da implementação das placas solares para uso residencial, além da montagem das carteiras de investimento para cada perfil de investidor modelado pelo software solver. Em conclusão, foi observado que o investimento em placas solares mostrou-se viável para uso residencial em Santos, com retorno superior à rentabilidade dos investimentos de perfil conservador e inferior aos perfis moderado e agressivo, embora a estratégia de investimento no mercado financeiro possa trazer bons resultados a longo prazo para todos os perfis.