Navegando por Palavras-chave "Favelas"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Compostagem urbana: estudo de caso do Projeto Reciclorgânico(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-11) Carvalho, Getúlio Mendes de [UNIFESP]; Fernandez, Jaqueline Aparecida Bória [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9405886876270419; http://lattes.cnpq.br/9989832706490820Dentre os grandes desafios que a sociedade moderna vem enfrentando está a gestão e o manejo adequado da grande quantidade de resíduos sólidos gerados, principalmente nos grandes centros urbanos. O Brasil aprovou em 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com propostas e orientações para que todas as esferas da sociedade empreendam esforços para superar um dos maiores problema da atualidade. Segundo dados da ABRELPE (2020), no Brasil foram coletados, em 2019, cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU). De acordo com (PMSP, 2021) somente na cidade de São Paulo em 2020 foram coletados cerca de 3.619.316 toneladas de resíduos comuns domiciliares sendo que, cerca de 51% de resíduos orgânicos e sua reciclagem, seja através da compostagem ou de outro mecanismo não atinge a taxa de 0,1%. Este trabalho vem destacar a importância da compostagem como um dos modelos adequado para a destinação dos resíduos orgânicos e apresentar o Estudo de caso do Projeto Reciclorgânico, uma iniciativa que trabalha os resíduos orgânicos nas Favelas Verguerinho e Divineia - Zona Leste de São Paulo. O referido projeto é um dos exemplos de modelo de gestão comunitária dos resíduos orgânicos e seus impactos no território através da percepção dos participantes. A pesquisa, ainda realizou um levantamento de projetos de composteiras comunitária na cidade. As considerações finais destacam a importância dessas iniciativas para o espaço urbano e para o meio ambiente, por serem processos organizativos e participativos, que incentiva o exercício da cidadania na parcela da sociedade envolvida, auxilia na formulação de políticas públicas e de acesso a direitos. A adoção da compostagem comunitária no ambiente urbano além de ser uma alternativa viável, porque contribui com a destinação adequada dos resíduos orgânicos, também possuem alta capacidade de promover a educação ambiental, contrapondo ao modelo de gerenciamento de resíduos na cidade, onde grandes concessionárias operam capturando quantidades exorbitantes de recursos públicos e ao mesmo tempo utilizam imensas áreas para a destinação dos resíduos coletados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gênero e segregação urbana: a fala das mulheres faveladas como potência da reemergência popular(Universidade Federal de São Paulo, 2022-06-13) Teves, Lilian Pontes [UNIFESP]; Raimundo, Silvia Lopes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6052585588650816; http://lattes.cnpq.br/2991306471342227Sob a ótica do pensamento interseccional, como proposto por pensadoras do feminismo negro, este artigo procura pensar a segregação socioespacial em São Paulo a partir de reflexões sobre a formação das favelas na cidade, considerando a importância de uma leitura que leve em conta os marcadores sociais de raça, classe e gênero. Aqui, por meio relatos de diversas épocas, também são abordadas as potências e as tentativas de silenciamento da fala de grupos de mulheres que utilizaram sua voz como forma de mobilização e reemergência popular.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Margens da literatura, sociedade e direito à voz: o valor literário de Capão Pecado, de Ferréz(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-31) Silva, Wallace José; Sales, Alessandro Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8858290296572625; https://lattes.cnpq.br/0736074085325462Das diversas maneiras que se buscou compreender a literatura produzida desde as periferias, boa parte delas apontam — não sem algum ponto de vista mais ou menos enviesado — para uma expressão neo-documental da realidade das margens. Essas perspectivas, entretanto, são as mesmas que tendem a uma desvalorização, ou ainda, uma estigmatização dessas produções. Um dos autores inseridos nesse contexto de produção literária que floresceu nas periferias na virada do século é o paulistano Ferréz, morador da periferia do Capão Redondo, no extremo sul de São Paulo. Sua primeira obra, o livro Capão Pecado (2000) restou capturada por determinadas interpretações que reduziram-na a um retrato da violência, dos sofrimentos, da falta de recursos e de oportunidades das populações que vivem distantes dos grandes centros urbanos. Em nosso trabalho, buscamos tecer outros modos de compreender esse exercício de Ferréz, na tentativa de compor uma leitura em intensidade de sua estréia singular no romance.