Navegando por Palavras-chave "Evasão escolar"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Evasão ou expulsão escolar? Contribuições do debate acadêmico para compreensão da trajetória escolar de estudantes LGBTI na Educação Básica(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01) Deslandes, Gustavo Grimaldi; Finco, Daniela; http://lattes.cnpq.br/5868721280642490; http://lattes.cnpq.br/6375198495493841Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo problematizar a relação entre evasão escolar com a discriminação LGBTIfóbica, identificando quais os entraves e desafios para a construção de uma Pedagogia que inclua a diversidade de gênero e sexual. Tem como base uma pesquisa bibliográfica, com base em uma análise quali-quantitativa, realizada a partir do levantamento de pesquisas publicadas entre 2013 a 2020, no Grupo de Trabalho 23 - Gênero, Sexualidade e Educação, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPed) e em dois periódicos científicos no campo da educação e no campo de gênero e diversidade sexual, buscando analisar as contribuições do debate acadêmico sobre a trajetória escolar de estudantes LGBTI na Educação Básica. Considerando os retrocessos no cenário das políticas públicas educacionais, esta pesquisa busca contribuir na construção de ações para o enfrentamento da violência, do preconceito e da discriminação no ambiente escolar, favorecendo a inclusão educacional e a qualidade do ensino
- ItemAcesso aberto (Open Access)O papel da escola no processo da evasão escolar: racismo e discriminação racial(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-08) Nascimento, Patrícia Barbosa [UNIFESP]; Crochick, José Leon [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5516424346600815; http://lattes.cnpq.br/2527883598160167A presente dissertação tem por objetivo refletir sobre o papel da escola no processo da evasão escolar, e se é devido também ao racismo e à discriminação racial de jovens evadidos em idade escolar. Para tanto, procede a uma revisão bibliográfica-documental sobre o tema à luz da Teoria Crítica da Sociedade, com aporte teórico de obras de Theodor W. Adorno e com base em entrevistas de educadores, bem como mediante a consulta de atas escolares; atas de reuniões de educadores; as atas de resultados finais e também as autodeclarações da cor da pele dos alunos evadidos nos anos letivos de 2016 a 2019. As entrevistas foram em formato semiestruturadas, realizadas com professores, coordenadores pedagógicos e diretores das duas escolas públicas de ensino fundamental II. As entrevistas possuem roteiro com perguntas abertas, devidamente gravadas por áudio de voz e algumas também por meio de videoconferência através da ferramenta GOOGLE MEET no GMAIL e em seguida transcritas e analisadas por meio de protocolo segmentado em categorias de análise. O escopo da pesquisa abrange duas escolas públicas de Ensino Fundamental II, inseridas em territórios socioeconomicamente distintos: uma próxima ao centro de São Paulo e outra situada na Zona Leste de São Paulo, cujos alunos evadiram. Para a escola “C” um dos motivos para a evasão é a “baixa frequência”, porém observa-se que há um índice alto indicando que “não constam providências” da escola em relação ao processo da evasão escolar do aluno. Já a escola “M” indica um alto índice de evasão escolar no ano letivo de 2017, e que na maioria dos casos da evasão escolar não constam os motivos para a evasão; também observamos que na maioria dos casos “não constam providências” por parte da escola em relação ao combate e prevenção da evasão escolar. As autodeclarações da cor da pele da escola “C” apontaram para uma proporção maior entre alunos pardo-pretos que evadiram no ano letivo de 2016 somando um total de 06 alunos pardos e apenas 01 branco. A escola “M” não forneceu as autodeclarações. A análise das entrevistas aponta que alguns professores, coordenadores e diretores acreditam que exista o racismo e discriminação racial mesmo que implicitamente no ambiente escolar, outros acreditam que ele exista apenas entre os alunos. Alguns acreditam que não há racismo na escola, e identificam apenas como “uma brincadeira”. Apenas o diretor da escola “C” concorda que a escola corrobora para o processo da evasão escolar. Compreendemos que a evasão escolar é um processo que atravessa vários viés do ambiente escolar e que os alunos podem estar expostos ao racismo e preconceito racial neste ambiente, mas que ainda há dificuldades por parte da instituição escolar em reconhecer, manejar e combater essas formas de violência que por vezes são normalizadas e silenciadas. De acordo com os dados levantados em nossa pesquisa o racismo parece ter levado uma parte dos alunos a evadirem do ambiente escolar, mas novos estudos são necessários para continuar e testar essa hipótese.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Perfil de evasão discente na pós-graduação stricto sensu na área da saúde na Unifesp(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-01) Palazzuoli, Mauricio dos Santos [UNIFESP]; Novoa, Claudia Galindo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0921515386096454; http://lattes.cnpq.br/6991491816090142Introdução: Evasão discente é o ato de saída definitiva do aluno de um curso sem completá-lo. A evasão discente na pós-graduação é um fenômeno reconhecido e considerado pela administração das instituições, porém é um tema menos discutido do que a evasão na graduação e outros níveis de ensino. Tem possíveis consequências, na formação de profissionais, econômicas e sociais. Entender os motivos que levam à evasão deve ser do interesse de gestores dos cursos de quaisquer instituições de ensino. Objetivos: Este projeto tem como objetivo investigar o perfil da evasão discente na pós-graduação stricto sensu da área da saúde na Unifesp através da investigação das ocorrências de evasão nessa instituição. Métodos: A metodologia contará com o estudo do caso Unifesp através do levantamento de dados históricos da evasão na pós-graduação stricto sensu na área da saúde, inquérito sobre as ocorrências de evasão via questionário e entrevistas, análise mista qualitativa e quantitativa dos dados e triangulação dos resultados. Resultados: Foram convidados para a pesquisa 583 ex-alunos evadidos, 89 responderam ao inquérito online sendo realizadas 6 entrevistas. Os dados apresentam evidências da temática do relacionamento discente-orientação como ponto focal do motivo da evasão. Outro tema emergente correlato é o da exigência de dedicação exclusiva por parte dos orientadores. Conclusão: A grande maioria dos alunos não desistem espontaneamente, são forçados a cancelar, por uma série de fatores e pressões que somados desencadeiam a ocorrência. Assim como o discente se sente pressionado pelo sistema da pós-graduação stricto sensu, a orientação também sofre do mesmo problema.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Práticas educativas em trajetórias escolares de pessoas não alfabetizadas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-20) Lima, Ayslane [UNIFESP]; Martins, Edna; http://lattes.cnpq.br/1795407379797629; http://lattes.cnpq.br/0023496751209815Ao longo da história da Educação brasileira, constatou-se que a Educação de Jovens e Adultos evoluiu com ganhos tímidos ao longo dos tempos e que necessita de uma constante reafirmação do seu sentido político. Com um olhar sobre essa modalidade de ensino, essa pesquisa teve por objetivo a compreensão dos aspectos que perpassam a trajetória de vida escolar de pessoas não alfabetizadas, aprofundando em uma análise dos impactos familiares e sociais nos processos de escolarização dessas pessoas. A partir de abordagem qualitativa e exploratória esse trabalho contou com entrevistas com a participação voluntária de 5 alunos (maiores de 18 anos) de ambos os sexos que estão matriculados em qualquer ano/série de cursos de Educação de Jovens e Adultos na grande São Paulo. As entrevistas ocorreram a partir de roteiro semiestruturado com questões abertas, a fim de garantir que cada entrevistado pudesse trazer narrativas sobre sua trajetória de escolarização. Essa pesquisa está fundamentada em uma perspectiva Histórico-Cultural elaborada por Vygotsky com a colaboração de seus colaboradores como Leontiev (1904-1979) e Luria (1902-1977), o qual buscaram compreender o humano em suas complexas relações com o mundo social. Os resultados mostraram que condicionantes sociais e históricos tem grande influência na evasão escolar, percebendo-se também que a EJA possui um grande papel, que além de formativo, inclui jovens e adultos na vivência em sociedade.