Navegando por Palavras-chave "Escuta"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRestritoEscuta e Escrita - Uma Experiência Corporal na Interface entre Saúde e Comunicação(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-23) Cocchiaro, Liliane Oraggio [UNIFESP]; Liberman, Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8790313628912498; http://lattes.cnpq.br/2381698779198156; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Pesquisa-intevenção, norteada pelo Método Cartográfico, realizada na interface dos campos da Saúde e da Comunicação. O campo de produção de dados aconteceu em uma série de dez Oficinas "Corpo Escuta e Escrita - Experimentos Textuais Formativos", que reuniram alunos de pós-graduação, envolvidos em projetos de escrita. O objetivo principal foi desenvolver a sensibilidade de profissionais de saúde, aprimorar as habilidades de linguagem e as formas de expressar por escrito e oralmente as experiências de cuidado, problematizando a qualidade da interação, seja ela com as equipes multidisciplinares, os pacientes e/ou acompanhados e seus familiares. Para além das áreas formais, incluiu a investigação a pulsar na interface entre Cuidado e Expressão, como campos da produção humana e suas nuances, com ênfase nos conteúdos que enriquecem as práticas do autocuidado e do cuidar do outro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Florbela Lopes Leal: Por um encontro entre Florbela Espanca, Adília Lopes e Filipa Leal.(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-25) Menezes, Hellen Oliveira de [UNIFESP]; Gandolfi, Leonardo Garcia Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6521198821657715; https://lattes.cnpq.br/9491181341282346Este trabalho visa analisar comparativamente os poemas das autoras Florbela Espanca, Adília Lopes e Filipa Leal, observando um possível elo entre elas. Para tanto, a metodologia dessa pesquisa segue a análise de alguns poemas do livro Charneca em Flor (1931), de Florbela Espanca, Florbela Espanca espanca (1999), de Adília Lopes, e Adília Lopes Lopes (2014), de Filipa Leal. Dito isso, o objetivo dessa investigação é discutir essas obras a partir de uma leitura sobre a escuta, o diálogo e a sororidade, pois entende-se que, a partir dessas teorias, conseguimos analisar a formação do corpo feminino por meio da escrita, ou seja, à medida que as autoras tecem elos por meio dos seus eus femininos, o corpo feminino ganha cada vez mais liberdade. Dessa forma, utilizaremos o conceito de intertextualidade para entender o diálogo entre os eus femininos e talvez entre as autoras, tendo em vista compreender o elo entre as escritoras como uma possível literatura coletiva.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde(Ciência e Educação, 2016-10-01) Oliveira, Cláudia Maria de [UNIFESP]; Jesus, Paulo; Junqueira, Virginia [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6642124563233926; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este artigo objetiva compreender os efeitos da atividade de escuta, na formação de profissionais em saúde. Consiste em estudo qualitativo, com análise de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a dezoito estudantes da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Resultados apontam que a escuta sensível afetou os estudantes qualitativamente em relação à subjetividade e à prática profissional futura. Houve, também, valorização da oferta de atendimento humanizado, além da quebra de preconceitos e paradigmas; criação de vínculo terapêutico; superação de diferenças e compreensão de si, a partir da história de vida do outro
- ItemAcesso aberto (Open Access)Programa educativo sobre Cuidados Paliativos: promoção de escuta e acolhimento(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-07-03) Santos, Fabiana Tomie Becker Chino Dos [UNIFESP]; Maximino, Viviane Santalucia [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloPalliative Care was defined by the World Health Organization in 1990, being a recent specialty. There is a growing demand for training of health professionals. The aims of this study were: To apply a education training program in Palliative Care to nursing team, and to verify whether the program offered space for listening and welcoming for professionals. The study was an research action, exploratory and descriptive. The project was implemented in a hospital in the municipality of Mauá. An education program in Palliative Care was carried out, directed to the nursing team, lasting 20 hours, divided into 5 meetings of 4 hours each, once a week. The group was composed of 20 nursing professionals, of whom 8 participated in at least 4 meetings. They were assistants, technicians (75%) and nurses (25%), aged 18 to 40 years (61%). Among the themes mentioned, we highlight: Need for information and expression of feelings, work process / organization, personal experiences, perception of the patient / care and comments about the course. During the tour some themes were added to meet the demands raised by the group. The group perceived the food offered as an act of care and listened to it as an opportunity for expression and interaction. We expected death and finitude as the most commented theme, however the daily situations experienced prevailed. Listening proved to be an important strategy for welcoming these professionals, and it can be inserted into an educational program, without prejudice to the content.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Qualidade da presença na escuta para o bem-estar: narrativas de nascimento e morte infantil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-22) Moreno, Diego Ulacco [UNIFESP]; Federici, Conrado Augusto Gandara [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3681092599687250; https://lattes.cnpq.br/2785501636455823; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente dissertação de mestrado dedica-se ao papel da qualidade da presença na escuta para o bem-estar em narrativas de nascimento e morte infantil. Este estudo empregou um processo cartográfico de pesquisa que se baseia em narrativas livres produzidas em encontros individuais com oito participantes que vivenciaram esses eventos sob diferentes perspectivas. As análises e reflexões resultantes conduziram a uma compreensão mais abrangente de saúde, que não apenas contempla o bem-estar individual subjetivo, mas também incorpora o conceito de bem-viver coletivo. Esse enfoque busca compreender não apenas a dimensão pessoal, mas também a coletiva, da experiência humana, e teve como consequência a reflexão acerca da escuta sem julgamentos prévios e o respeito a subjetividade do indivíduo para a prática clínica e os cuidados de saúde em contextos sensíveis como os de nascimento e morte infantil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reflexões sobre a prática da arte e da escuta na educação infantil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-28) Souza, Isabelle Lopes de [UNIFESP]; Araujo, Betania Libanio Dantas de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3104010388590983Este trabalho é um relato de experiência sobre minha atuação como professora de crianças de 5 e 6 anos em uma escola particular no interior de São Paulo, seguindo a abordagem Reggio Emilia. Focado em práticas docentes que promovem investigações a partir dos questionamentos das crianças, o estudo utiliza a escuta ativa e registros para planejar projetos e espaços educativos. O objetivo é contribuir para a Educação com transformações práticas, oferecendo às crianças oportunidades de investigação com o professor como parceiro. O relato é fundamentado em autores como Edwards, Gandini, Forman, Rinaldi e Rodari. O trabalho detalha a importância das artes visuais, o conceito de fantasia e o papel do ambiente como terceiro educador, além de contextualizar o surgimento dos ateliês em Reggio Emilia e a integração entre o papel do professor e do atelierista.
- ItemRestritoTornar-se terapeuta ocupacional: construindo ferramentas de escuta ao sofrimento intenso de crianças e adolescentes(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-06) Nascimento, Karina Mateus [UNIFESP]; Surjus, Luciana Togni de Lima e Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8786999221233177; http://lattes.cnpq.br/0110115164868703; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho se propõe a discutir a utilização de recursos artísticos na construção de ferramentas para escuta do público infantojuvenil em situação de sofrimento intenso. A partir da metodologia das escrevivências de Conceição Evaristo (2017), a autora conta sua trajetória com o público infantojuvenil, narrando cenas significativas do período em que foi estagiária de um CAPSij III. Norteada pelo movimento de autorrecuperação de bell hooks, é feito um resgate de fragmentos que compõe a subjetividade, manifestando através da estética o elo entre o individual e o coletivo. Articulando com a literatura referente ao tema, são formadas amarrações que esboçam os contornos da identidade profissional que vai se formando a partir das experiências de estágio e de produção do próprio trabalho de conclusão de curso.