Navegando por Palavras-chave "Escola e família"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Medicalização de comportamentos desviantes na escola: a perspectiva familiar(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-02) Florêncio, Vitória Pacheco [UNIFESP]; Kalmus, Jaqueline [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0502853525156607; http://lattes.cnpq.br/7014484993006201; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho teve como objetivo conhecer a perspectiva de pais e/ou responsáveis de alunos, sobre o encaminhamento da criança a especialistas, devido a problemas de aprendizagem e/ou comportamento na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritivo-exploratória. Foram realizadas duas entrevistas semi-estruturadas com responsáveis de alunos com histórico de queixa escolar, ambos do ensino fundamental I de uma Unidade Municipal de Ensino situada na Zona Noroeste de Santos. As crianças estavam em processo de atendimento diagnóstico por profissionais da saúde, fora da escola. A análise trouxe, de início, o laudo médico como documento diagnóstico especializado que “justifica”, através do discurso médico (biopoder), problemas de comportamento e aprendizagem. Também é instrumento que viabiliza estabelecerem estratégias alternativas para lidar com as questões, com a validação de um especialista. O laudo traz aos familiares a esperança de uma “melhora” destas crianças, promessa esta que dificilmente pode ser cumprida, pois é presa de uma lógica medicalizante que reduz a complexidade e multideterminação dos problemas de escolarização a questões individuais, centradas no aluno. Além disso, a análise das entrevistas trouxe à tona uma rica discussão sobre a relação entre o fracasso escolar e a negação dos direitos básicos e essenciais do cidadão, na medida em que a falha na garantia destes direitos pelo Poder Público acarreta em uma cascata de consequências negativas que prejudicam todos os envolvidos no desenvolvimento da criança. Essa falha pode resultar no fracasso escolar do sujeito que não se adapta aos padrões de ensino. Por fim, o estudo destaca a importância da parceria e boa relação entre família e escola, em prol do bom desenvolvimento do estudante, e de um ensino democrático e de qualidade.
- ItemRestritoTrajetórias de bolsistas em escola particular: o envolvimento de filhos de funcionários da escola(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-28) Maffei, Gabriela [UNIFESP]; Consolim, Marcia Crisina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7913269944875219; http://lattes.cnpq.br/2673769340520633Nas convenções de sindicatos professorais dos estados brasileiros, sempre se estabelece que é dever da escola particular fornecer bolsa integral para os dependentes dos professores e auxiliares de escola – dentro desse segundo grupo, estão todos os outros funcionários da escola. Essa obrigatoriedade acaba por gerar um grupo particular de estudantes que, muito provavelmente, não fosse a bolsa integral, não teriam condições financeiras para custear suas matrículas e mensalidades. Essa pesquisa buscou investigar se é possível estabelecer uma relação entre o engajamento desses bolsistas com a escola e as suas condições como tais, considerando o debate da Sociologia da Educação acerca do que faz com que um aluno tenha um bom ou mau desempenho nas atividades escolares ou se envolva mais ou menos com a escola – debate, esse, muito marcado pelo conceito de capital cultural de Bourdieu. A pesquisa foi realizada em uma escola do município de Santo André, em São Paulo, com estudantes do segundo ano do Ensino Médio, aos quais foram aplicados questionários para, depois de uma seleção, aprofundarmos a análise através de entrevistas com seus pais e professores. O estudo não conseguiu estabelecer uma relação entre a condição de bolsista filho de funcionário e o desempenho escolar, mas deixa lacunas para futuros estudos no que diz respeito à investigação da condição de bolsista sendo filho de funcionário de escola particular (à exceção do próprio professor).