Navegando por Palavras-chave "Ensino híbrido"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Plataforma digital Graspable: proposições para o ensino de álgebra na educação básica(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-30) Sousa, Diogo Ferreira de [UNIFESP]; Oliveira, Evaldo Araújo de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1070857667624232; http://lattes.cnpq.br/0230897353173333A compreensão que se tem sobre a escola atual é que não houve grandes mudanças há décadas, principalmente sobre o formato do ensino que se baseia, predominantemente, em salas dispostas em fileiras e o professor como um transmissor de conhecimento. Por outro lado, nossos alunos que nasceram imersos em um mundo digital com acesso rápido e fácil a milhares de informações, não encontram grandes motivações no ensino atual, em particular no ensino de matemática. A aprendizagem de matemática, em especial a de álgebra, pode ser frustrante e às vezes um tanto difícil, pois há muitas regras para memorizar e procedimentos para decorar. O acesso rápido e fácil à informação promovidos pelo rápido avanço tecnológico, trouxe um novo desafio, pois não é mais necessário se preocupar em armazenar os conhecimentos, mas sim, pensar em como construir e conectar tudo isso. É preciso considerar que o acesso às informações se tornou mais rápido, e os alunos estão cada vez mais protagonistas de sua aprendizagem. Pois as novas tecnologias e mídias sociais estão promovendo uma verdadeira revolução no mundo. Nas escolas, de forma geral, houve um rompimento quanto às barreiras da resistência e ao uso de recursos tecnológicos, seja por meio de livros digitais, videoaulas, uso de celulares, TVs, lousas digitais, acesso à internet sem fio (wifi) entre outros. Nesta nova abordagem de ensino, através de novas experiências, pode-se encontrar alternativas que tenham o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho buscou investigar, através da literatura, quais são as concepções mais relevantes que se têm sobre álgebra, metodologias de ensino, o baixo rendimento em avaliações externas, as atuais dificuldades no ensino básico, as orientações norteadoras para o ensino de álgebra no Brasil, um breve relato sobre o ensino híbrido e a tendência do uso de tecnologias de comunicação nas escolas. Por fim, foi apresentado o aplicativo GRASPABLE MATH (GM) que tem por finalidade auxiliar no processo de ensino-aprendizagem em álgebra e fomentar a utilização de recursos digitais nas aulas de matemática, bem como um passo a passo para a utilização do GM e proposições de uso deste aplicativo para o ensino de álgebra.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As tecnologias de telecomunicações no ensino híbrido vantagens e desvantagens(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-04) Maria, Gabriel Rodrigues [UNIFESP]; Kassama, Paola Andrea Gaviria [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1157956417719223A pandemia da COVID-19 antecipou e enfatizou a possibilidade de mudanças em várias atividades sociais, dentre elas as desenvolvidas pela escola. Esta pesquisa tem como objetivo principal encontrar e justificar vantagens e desvantagens na utilização de tecnologias no Ensino Híbrido, a partir do fundamental II. Para isso, por meio de um levantamento bibliográfico foi feita uma contextualização das mudanças sociais e necessidades de mudança no ensino, tornando-os assim o Ensino Híbrido uma possibilidade. Por fim destacam-se as vantagens e desvantagens deste modelo de ensino, compreende-se que o método propicia vantagens relacionadas ao desenvolvimento da autonomia, personalização, engajamento, flexibilização de tempo e espaço e observa que as desvantagens como limitação de recursos, falta de padronização podem se tornar oportunidades por meio da formação e desenvolvimento profissional de professores, a fim de atendimento das necessidades e desafios impostos à educação contemporânea. É possível concluir que o método pode se tornar eficaz quando se conta com ambientes propícios e profissionais formados para este tipo de ensino, mas que ainda possui desafios que precisam ser superados para isso.