Navegando por Palavras-chave "Ensino em saúde"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise das ações de um projeto de extensão em educação inclusiva na formação em saúde(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-11) Gomes, Fernanda Bozeda [UNIFESP]; Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7118155019861351; http://lattes.cnpq.br/6918739751766522As atividades de extensão universitária têm como intenção integrar a teoria com a prática efetiva, na qual une o ensino superior com a comunidade e contribuir para a formação dos graduandos. A presente pesquisa teve por objetivo analisar como as ações realizadas pelo projeto de extensão Educação Inclusiva: integrando atenção interdisciplinar em saúde no atendimento educacional especializado influenciaram a formação de estudantes do campus Baixada Santista. A pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira consistiu na análise dos relatórios anuais com a finalidade de descrever as ações realizadas ao longo dos 6 anos de sua existência do projeto. Na segunda etapa foi realizada a aplicação de um questionário por meio do google forms, com intenção de identificar e descrever as contribuições que a participação no referido projeto trouxe para a formação profissional. Do total 23 participantes do projeto, 16 foram contatados via redes sociais e convidados a participar via e-mails. De todos os convidados, 10 responderam o questionário, compondo o total da amostra. Os dados foram analisados e organizados em núcleos temáticos. Todos os participantes são do sexo feminino, sendo cinco do curso de psicologia, quatro de terapia ocupacional e uma de fisioterapia. De acordo com as respostas das participantes, foram elencados os seguintes núcleos temáticos: Aproximação com área da Educação Inclusiva, a interface saúde-educação e o trabalho interprofissional, oportunidade de compreender o cotidiano escolar, importância do brincar e do espaço lúdico na escola e a relação teórico e pratica: vivência da realidade. A pesquisa contribuiu para refletir sobre a importância de participar de um projeto de extensão na formação profissional do graduando. Além disso, este estudo mostra que o ambiente escolar pode ser alvo de intervenções de diversos profissionais, propiciando a inclusão, equidade de direitos, prevenção e promoção da saúde
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os cenários da prática em saúde na formação do psicólogo: concepções de alunos e supervisores/professores de cursos de psicologia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-08-26) Poppe, Andrea Regina Soares [UNIFESP]; Falcão, Marcia Thereza Couto [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)INTRODUÇÃO: O processo de avaliação e reestruturação do ensino superior no Brasil a partir da implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais preconiza a importância da pesquisa e dos cenários da prática na formação do profissional. O foco da discussão tem se pautado nas características de profissional que se quer e que se precisa para a realidade brasileira. Nas Universidades torna-se pauta a discussão sobre a importância da prática ser reconhecida como eixo, a partir do qual se identifica, questiona, teoriza e investiga os problemas emergentes no cotidiano da formação, congregando estrutura curricular, conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem que possibilitem que a construção do conhecimento ocorra de forma contextualizada. OBJETIVO: Analisar a partir das concepções de docentes e alunos de cursos de psicologia do município de Santos / SP, a contribuição que os cenários da prática relacionados à saúde e vivenciados na graduação oferecem à formação do profissional, no contexto das Novas Diretrizes Curriculares. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Para Produção dos dados considerou-se a metodologia qualitativa numa perspectiva sócio-histórica utilizando-se como instrumentos, a entrevista de tipo semi-estruturada e aplicação de grupos focais. Foram realizadas treze entrevistas com professores e coordenadores de curso, bem como realizados dois grupos focais com participação total de quatorze alunos e mais quatro entrevistas individuais. Os dados foram produzidos nos meses de junho a dezembro de 2008. RESULTADOS: Os participantes da pesquisa consideram positivas algumas mudanças nas diretrizes curriculares para o curso de psicologia, dentre elas, a inserção dos alunos em cenários da prática a partir dos primeiros anos do curso e a possibilidade de cada instituição poder escolher as ênfases que serão oferecidas pelos cursos. Sugerem também a necessidade do aprofundamento da discussão acerca de uma formação mais generalista, bem como de uma prática psicológica mais pautada nos princípios do SUS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados, bem como dados da literatura, evidenciam que a maioria das universidades ainda está em processo de adaptação de seus currículos para estar em conformidade com o que preconiza as novas diretrizes curriculares. Apesar de todas as controvérsias que permearam o processo de construção das novas diretrizes curriculares para o curso de psicologia, elas se configuram enquanto um significativo avanço, no sentido de que aspiram à mudança do paradigma na formação do psicólogo.
- ItemEmbargoEspiritualidade e autonomia de pacientes hospitalizados - o papel da enfermagem: um estudo qualitativo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-03) Barros, Fabio Monteiro de [UNIFESP]; Cândido, Viviane Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4541220233773056; http://lattes.cnpq.br/4782323412684145Neste trabalho, apresentamos uma pesquisa qualitativa que pretendeu investigar a possibilidade do(a) enfermeiro(a) reconhecer a espiritualidade de pacientes hospitalizados e contribuir para potencializála na preservação da autonomia deles; por meio de uma entrevista estruturada e uma com a História Oral Temática com pacientes e profissionais. Como resultado, vimos que pacientes entendem autonomia como um fazer, e relacionam espiritualidade com a postura de enfrentamento da doença e d hospitalização. Alguns profissionais relacionaram a espiritualidade com a autonomia do paciente. Na análise da segunda etapa, as narrativas dos pacientes evidenciaram que a espiritualidade é mais do que um contributo para o enfrentamento, é ela que faz com que eles se lembrem de que são. Embora não haja homogeneidade na postura de individualização do paciente na percepção da sua espiritualidade, uma vez que este assunto nem sempre é valorizado pelos(as) enfermeiros(as), suas narrativas evidenciaram que sim, é possível o(a) enfermeiro(a) reconhecer a espiritualidade do paciente hospitalizado e contribuir para potencializá-la na preservação da autonomia destes, uma vez que a entenda para além do fazer, mas relacionada com as crenças, os valores e a identidade do paciente, o que sugere uma contribuição para o ensino em saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A experiência estética da literatura como meio de humanização em saúde: o Laboratório de Humanidades da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)(UNESP, 2013-03-01) Bittar, Yuri [UNIFESP]; Sousa, Maria Sharmila Alina De [UNIFESP]; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study focused on the Humanities Laboratory of the Center for History and Philosophy of Health Sciences, Federal University of São Paulo (UNIFESP). Our objective was to analyze how this educational activity, which is grounded on the aesthetic and reflective experience promoted by reading classic literature, act and impacts on healthcare students and professionals, thereby giving rise to humanistic training and humanization within healthcare. Starting from qualitative methodology, based on participant observation and on the participants' oral life histories, this study sought to assess and understand how an educational activity based on humanities can be proposed as a way towards humanizing healthcare. Our results showed that this was an effective approach, in that the esthetic experience promoted by reading the classics created an effect among the Humanities Laboratory participants, thereby producing reflective momentum that resulted in changes at both professional and personal levels.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde(Ciência e Educação, 2016-10-01) Oliveira, Cláudia Maria de [UNIFESP]; Jesus, Paulo; Junqueira, Virginia [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6642124563233926; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este artigo objetiva compreender os efeitos da atividade de escuta, na formação de profissionais em saúde. Consiste em estudo qualitativo, com análise de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a dezoito estudantes da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Resultados apontam que a escuta sensível afetou os estudantes qualitativamente em relação à subjetividade e à prática profissional futura. Houve, também, valorização da oferta de atendimento humanizado, além da quebra de preconceitos e paradigmas; criação de vínculo terapêutico; superação de diferenças e compreensão de si, a partir da história de vida do outro
- ItemAcesso aberto (Open Access)Intervenção precoce no transtorno do espectro autista: educação permanente fortalecendo a rede de cuidado(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-11) Patti, Lucimara Patricia [UNIFESP]; Nicolau, Stella Maris [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3496625318980062; http://lattes.cnpq.br/3428811474396161; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Ministério da Saúde institui em 2012 a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência que sistematiza a Linha de Cuidado para a Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito do SUS. No município de Praia Grande/SP instituiu-se em 2018 o SIPTEA, serviço que, frente à baixa detecção de risco das crianças com TEA pela Atenção Básica, passa a empreender ações de Educação Permanente em Saúde junto aos profissionais desses serviços a fim de sensibilizá-los e instrumentalizá-los na detecção e intervenção precoce dos sinais de TEA, qualificando ações junto à criança e sua família ainda na primeiríssima infância, fato que comprovadamente impacta positivamente no prognóstico. O objetivo dessa pesquisa é compreender a intervenção precoce no TEA na atenção básica, e os sentidos das ações de educação permanente em saúde para a mudança na abordagem dos profissionais da Atenção Básica, com foco no trabalho em equipe e em rede junto às crianças com sinais de risco para TEA. O estudo realizado teve caráter qualitativo e exploratório com entrevistas semiestruturadas com nove profissionais da atenção primária, transcritas e submetidas à análise temática de conteúdo. Foram identificadas cinco categorias: 1) Protocolo de Puericultura na Atenção Básica: nem todas as equipes seguem as recomendações do ministério da saúde e incluem a identificação de risco para TEA em suas ações. 2) Intervenção Precoce na Atenção Básica: há uma tendência em valorizar sua importância, mas como ação dos serviços especializados. 3) Acesso Avançado na Atenção Básica: equipes se sentem muito pressionadas para responder às demandas não agendadas e com pouco espaço nas agendas e mesmo energia para outros trabalhos, como as ações de identificação e intervenção de risco para TEA. 4) Educação Permanente em Saúde: equipes reconhecem sua importância e identificam algumas mudanças no processo de trabalho após serem sensibilizados sobre o tema. 5) Plano Terapêutico Singular: equipes valorizam a construção conjunta com a equipe do SIPTEA de estratégias de estimulação das crianças identificadas, e da corresponsabilização pelo cuidado. Como produto técnico dessa pesquisa foram criados dois livretos, um para orientar profissionais da Atenção Básica em intervenção precoce e outro para contribuir para formação teórica das famílias inseridas no SIPTEA sobre o processo de intervenção precoce de suas crianças.