Navegando por Palavras-chave "Enem"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)As concepções de estudantes do Cursinho Popular Cardume sobre fracasso escolar e suas influências na preparação para o ENEM(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-16) Araujo, Rafaela Dayse Almeida [UNIFESP]; Roman, Marcelo Domingues [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0228792315328026; http://lattes.cnpq.br/8982215364610623; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os efeitos do processo de escolarização ao qual os sujeitos são submetidos no modelo tradicional de educação influenciam de maneira expressiva na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo central do trabalho é analisar como as concepções de fracasso escolar emergiram em estudantes advindos do ensino público durante a preparação para o ENEM, bem como compreender como se sentem diante do desafio de entrar na universidade e como relacionam sua trajetória escolar e condições de vida com essa preparação. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa cujos procedimentos de produção de dados empíricos foram entrevistas individuais com roteiro semiestruturado de questões. Os procedimentos foram realizados de forma virtual (via internet) com mulheres jovens e adultas que frequentam ou frequentaram o Cursinho Popular Cardume da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, nos anos de 2021 e 2022. A análise qualitativa desses dados lança luz sobre os efeitos subjetivos de processos precários de escolarização no contexto de preparação para o ingresso no ensino superior.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Exame Nacional Do Ensino Médio: Análise Da Reorganização Estrutural Do Exame(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-08-10) Souza, Deise Lopes De [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Study Analyses The Structural And Methodological Reorganization Of The Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem), Conducted In 2009, Searching To Understand Its Political And Educational Bases. In Addition, It Intends To Investigate The `New" Enem Conceptions Of Knowledge And Formation. In Order To Do So, The Research Had Settled As Its Main Purpose The Analysis Of Enem"S Official Documents And Legislation, Its Pedagogical Reports And Some Examination Items. The Analyses Is Based On The Theoretical Studies Of The Classic Authors Of Critical Theory Of Society And Found That: 1) Enem's Reformulation Shows No Ruptures Or Significant Changes In Political And Educational Premises That Underpinned The Exam Creation; 2) The Reformulation Was Carried Out Mainly To Use The Exam As Part Of The Public Higher Education Admission Processes And As A Reference Of Curricular Changes In High School, Both Goals Were Sought By The Government Management Bodies But Were Not Widely Performed Due To The Characteristics Of The Exam