Navegando por Palavras-chave "Eletrocardiograma"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aplicação de aprendizado de máquina em exames de ECG - Holter para a detecção de dispositivos cardíacos implantáveis e arritmias.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-05) Santos, Paulo Henrique Marques de Souza Correia dos [UNIFESP]; Berton, Lilian [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9064767888093340Cardiac arrhythmias affect a large portion of the world’s population, causing more than 300,000 deaths a year in Brazil. Several arrhythmias can be detected by electrocardiogram, making its application very important nowadays. This work applied the Support Vector Machine (SVM), Naive Bayes, k-Nearest Neighbors (kNN), Decision Tree and Multilayer Perceptron (MLP) methods to detect cardiac arrhythmias and use of implantable cardiac devices, such as pacemakers and internal cardioverter defibrillators. the dataset was obtained from tables with information about the electrocardiogram. The evaluation metrics were accuracy, precision, sensitivity, specificity and F-Score. For the detection of diseases, the decision tree and multilayer Perceptron classifiers obtained better results, with F-scores of 67.7% and 74.2%, while for the detection of implantable devices the best evaluated were the decision tree and kNN, with F-scores of 91.8% and 92.8%, respectively.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aplicação de redes neurais artificiais para o diagnóstico de arritmias cardíacas usando processamento de sinais de eletrocardiograma.(Universidade Federal de São Paulo, 2022-10-14) Lima, Victor Mendes Cunha [UNIFESP]; Santos, Sergio Ronaldo Barros dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0608523738367987; http://lattes.cnpq.br/9949464804738379Este trabalho trata da aplicação de redes neurais artificiais (RNAs) como método de diagnóstico de arritmias cardíacas, a exemplo de infarto no miocárdio, utilizando técnicas de processamento de sinais de eletrocardiograma obtidos a partir de um conjunto de dados com informações de diagnóstico de pacientes saudáveis e de pacientes com diversas patologias cardíacas. Os dados utilizados para treinamento e teste das RNAs foram obtidos a partir da extração dos espectros das derivações dos sinais de eletrocardiograma. Em seguida os espectros obtidos foram filtrados e, a partir deles, foram calculadas as potências espectrais em sete bandas de frequências distintas pelo método de Burg. Após a obtenção das potências espectrais fez-se a separação dos dados em grupo de treinamento e grupo de teste, usados para, respectivamente, treinar e testar as redes. Os treinamentos foram realizados por meio do algoritmo backpropagation e do algoritmo LMS. A rede com melhor desempenho apresentou taxa de acerto de 80,97%, enquanto a de pior desempenho apresentou taxa de acerto de 78,94%. Mesmo com valores abaixo do esperado, de acordo com outras literaturas, o método apresentou resultados próximos com diferentes separações de dados, revelando boa precisão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Construção de um protocolo assistencial para o primeiro atendimento do enfermeiro ao paciente com dor torácica(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-18) Lopes, Paulo Willians [UNIFESP]; Machado, Regimar Carla [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1310723429860987; http://lattes.cnpq.br/2126398211094927Objetivo: Construir um protocolo assistencial para o primeiro atendimento do enfermeiro ao paciente com dor torácica. Método: Estudo metodológico de desenvolvimento de tecnologia em saúde, realizada em duas etapas, sendo a primeira voltada à revisão de escopo e a segunda para a construção de um protocolo assistencial por meio da revisão e da experiência empírica dos autores. Na primeira etapa, com a finalidade de embasar os tópicos relevantes do protocolo, foi realizada a revisão de escopo com a pergunta estruturada por meio da estratégia PICo. Os descritores utilizados foram de acordo com as Ciências da Saúde (DeCS) e o Medical Subject Headings (MeSH), como Dor torácica (Chest Pain); Síndrome Coronariana Aguda (Acute Coronary Syndrome); Guias de Prática Clínica como Assunto (Practice Guidelines as Topic); Padrões de Prática em Enfermagem (Practice Patterns, Nurses'); Eficácia (Treatment Outcome). As bases de dados consultadas foram a Biblioteca Virtual em Saúde - BVS (BIREME); Web of Science; e National Library of Medicine (PubMed). Para a seleção dos estudos pertinentes à pergunta norteadora utilizaram-se os critérios de inclusão e exclusão. Na segunda etapa de desenvolvimento do estudo, construiu-se tópicos e itens destinados ao primeiro atendimento do enfermeiro ao paciente com dor torácica. Resultados: Dezessete estudos compuseram o corpus de análise para a síntese qualitativa, os quais versam sobre estudos primários, experimentais e observacionais, publicados em periódicos nacionais e internacionais. Após a revisão de escopo, estabeleceram-se 04 tópicos: Tópico 1: Preparo da unidade para resposta rápida ao paciente com dor torácica; tópico 2: Resposta rápida à dor torácica; tópico 3: Acompanhamento intra-hospitalar; tópico 4: Prevenção secundária pós Síndrome Coronariana Aguda. Conclusão: O protocolo elaborado a partir da revisão de escopo, o qual incluiu dezessete artigos, destina-se para o primeiro atendimento do enfermeiro ao paciente com dor torácica, que contempla quatro tópicos e vinte e dois itens assistenciais. Este instrumento tem o potencial de guiar e auxiliar o enfermeiro na tomada de decisão frente ao paciente com dor torácica até a chegada do médico para continuidade do atendimento.