Navegando por Palavras-chave "Educadores"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação ambiental e do desafio da interdisciplinaridade com o ensino de ciências(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07) Camelo, Clemil de Sousa [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415A importância de investir em Educação Ambiental (EA) foi sendo notada a partir de 1972 em Estocolmo – Suécia, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, onde houve grande repercussão sobre problemáticas ambientais em âmbito global. No Brasil, só obteve êxito com a promulgação da Lei 9.795/99, que aponta que a EA deve permear todos os níveis da educação, ao mesmo tempo que reconhece a instituição de ensino formal – a escola - como parte responsável pela formação de cidadãos éticos, críticos e responsáveis, capazes de desenvolver conhecimentos, valores e condutas que harmonizem a convivência para com a sociedade e o meio que o cerca. Neste sentido, o papel dos educadores assume grande relevância e potencialidade na vida de seus estudantes, incluindo suas concepções sobre questões socioambientais. A temática destaca-se, portanto, ao considerar que a Educação Ambiental deve estar fortemente atrelada às concepções dos educadores. A problemática recai na perspectiva restritiva de que Educação Ambiental e Sustentabilidade concernem somente à área de Ciências na educação básica, premissa que vai contra o instituído em lei, na qual a EA é apresentada como tema interdisciplinar. Nessa conjuntura, a presente dissertação busca compreender questões relacionadas à dificuldade de implementação da EA enquanto frente interdisciplinar de trabalho pedagógico. Para tal investigação, é apresentado um estudo qualitativo, baseado em questionários semiestruturados e entrevistas, realizados com professores, e análise do projeto político pedagógico de uma escola pública de Diadema-SP, configurando uma pesquisa de campo. Os resultados do estudo indicam que muitos educadores possuem um entendimento limitado das concepções que orientam a EA. Apesar dessas limitações, o estudo também revelou aspectos positivos, como o aumento do reconhecimento da importância da interdisciplinaridade por parte de alguns educadores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Influência de Programas Institucionais na Formação do Professor da Educação de Jovens e Adultos: um relato de experiência(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-14) COSTA, Luciano Venancio da [UNIFESP]; Mello, Marina Pereira de Almeida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2995849049404966; http://lattes.cnpq.br/2047595385136765A Educação de Jovens e Adultos é, historicamente, uma modalidade educacional que vem sendo marcada por lutas de movimentos sociais e grupos de educadores. Dentro da universidade, é fundamental que existam ferramentas e projetos que estimulem uma formação de professores significativa e que leve em consideração as especificidades dos indivíduos que frequentam essas salas de aula. Durante minha graduação, me dediquei ao estudo da EJA, e nesta produção, analisei a relevância de duas experiências específicas que tive ao longo da graduação. A primeira delas, o Programa de Monitoria na UC “Educação de Jovens e Adultos: Diversidades e Práticas Educativas”, onde tive o contato direto com a docência dentro do âmbito universitário; a segunda, minha participação na Residência Pedagógica da EJA, onde aprendi um pouco mais, na prática, a experiência docente para jovens e adultos. Analiso essas experiências pela perspectiva de autores como Goffman, Freire, Arroyo, e referenciais fundamentados pela legislação que embasa as ações nessa modalidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Percepções de educadores de creches acerca de práticas cotidianas na alimentação de lactentes: impacto de um treinamento(ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2013-02-01) Longo-Silva, Giovana [UNIFESP]; Taddei, Jose Augusto de Aguiar Carrazedo [UNIFESP]; Konstantyner, Tulio [UNIFESP]; Toloni, Maysa Helena de Aguiar [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This article stresses the importance of the qualification of professionals involved in thefeeding of children in daycare centers, such that they offeradequate food and programs are developed in order to fosterhealthy food habits in infantsfrom birth. Thus, the scope of this paper was to evaluate the impact of a training program for these daycare teachers in their perceptions and practicesin infant feeding. A qualitative approach was used to evaluate the impact of training, with the application of the focus grouptechnique. Sixteen groups were created, eight of whichwere daycare centerswith training and eight without training, the average number of participants being 6 to 11 per institution agedbetween 19 and 66. The discourse of the teachers who took part in the training program is replete with signs of small changes, or at least with the recognition that it is indeed necessary and possible to promote change. The importance of organizing and conducting training programs for the nutritional education of teachers inday care centersis emphasized, with the continuous supervision of the effects of the qualification as a strategy for infant health.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O que educadores brasileiros pensam sobre o consumo de álcool e outras drogas? Um estudo panorâmico nacional(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-09-30) Borges, Alessandra Mieko Hamasaki [UNIFESP]; Avallone, Denise De Micheli [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This dissertation is the result of a national survey on the perceptions and knowledge that educators at all levels of education have about alcohol and drug use. The research sought to interrelate and compare the data on the perceptions of educators with personal use or not and various aspects such as knowledge about the subject, courses, prejudices, fears, conceptions about legalization and decriminalization. The school institution is a privileged space for the development of programs for the prevention of alcohol and drug use, however Education does not seem to have made a commitment to the development of these actions and health promotion. Thus, due to the importance of the theme this qualitative study was developed and had the participation of 1132 educators who were invited to participate through social media and email. The research instrument used was a questionnaire prepared by the authors, consisting of 37 questions of sociodemographic, professional, perceptions about the use and prevention of alcohol and other drugs, and personal use. The survey was conducted through the online platform Surveymonkey and the questionnaire was launched in April 2018 and closed for data collection in October of the same year. For data analysis, the statistical program Statistical Package for Social Sciences (SPSS) was used. From the collected data we can observe that most educators claim to have taken prevention courses, however, the perceptions of the educators regarding some issues have divergent opinions when compared to the group of educators who use some kind of substance and those who never tried it. However, the opinion between the educators who took the course and those who did not are quite similar. Thus, we conclude that demystifying the approach to alcohol and drug use urgently depends on effective public policies; projects that cater to the specific public of each community and especially encourage the initial and continuing quality education for educators to act as prevention agents, without fears, prejudices or misperceptions.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os sentidos do cursinho pré-vestibular comunitário Educafro para seus educadores(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-03) Lima, Marcia Maria [UNIFESP]; Kalmus, Jaqueline [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0502853525156607; http://lattes.cnpq.br/2000360702886918; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Educafro é um cursinho pré-vestibular comunitário que tem como objetivo reunir pessoas que lutam pela inclusão de negros, em especial, e pobres em geral, nas universidades públicas, prioritariamente, ou em uma universidade particular com bolsa de estudos. Todos os educadores do Educafro trabalham de maneira voluntária na entidade, sendo que alguns deles são estudantes universitários ou profissionais formados egressos do próprio cursinho. A presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os sentidos do trabalho no cursinho pré-vestibular comunitário Educafro para os educadores vinculados ao Núcleo Educafro Kalunga, localizado na cidade de São Vicente, litoral de São Paulo. Interessou-nos delinear o perfil desses educadores, encontrar os principais fatores que os influenciaram a engajar-se neste cursinho, saber como compreendem o papel social do Educafro, além de investigar as dificuldades e as realizações coletivas e pessoais que a atuação no cursinho proporciona. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, baseada na realização de entrevistas semi-estruturadas com cinco educadoras do núcleo. As questões ressaltadas foram: a importância da educação popular e da formação de uma consciência cidadã; os desafios que os educadores enfrentam na atuação; a importância das cotas e questões de gênero, raça e classe.