Navegando por Palavras-chave "Educação patrimonial"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRestritoCenários sobre atribuições, ações e atividades em projetos de identificação do patrimônio cultural: pontos possíveis de contatos dos profissionais do designer educacional(Universidade Federal de São Paulo, 2022-06-21) Gabriel, Yara Cristina [UNIFESP]; Mancini, Felipe [UNIFESP]; Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025; http://lattes.cnpq.br/4433119488921195; http://lattes.cnpq.br/9402413026868658Apresente pesquisa pretendeu analisar a política pública de educação patrimonial focalizada na participação popular, via análise das propostas desenvolvidas e aplicadas pela metodologia do Inventário Participativo. Para desenvolver esta pesquisa aplicamos a análise documental como metodologia. Como objetivo aspirou se construir visualidades sobre pontos, possíveis, de contatos existentes entre as operações realizadas pelos profissionais do designer educacional e operações realizadas em projetos de construção de inventários do patrimônio cultural é o que se pretende realizar aqui. A educação patrimonial deixou de ser uma metodologia de conscientização e se apresenta como campo de atuação interdisciplinar que coloca o patrimônio como instrumento/recurso de reconhecimento e afirmação das referências culturais numa perspectiva social. Suas práticas colocam os sujeitos sociais como elaboradores das políticas culturais, via valorização das interações entre as dimensões da vida cotidiana e bens culturais e na desmaterialização dos itens e processos historicamente sacralizados para uma prática de patrimonialização das diferenças. Ressaltamos que a educação patrimonial reestabelece nos indivíduos à noção de bem público comum e recria a percepção cidadã sobre o que é um bem público comum nos atores sociais e geram as condições objetivas para a participação política e a participação democrática dos indivíduos perante sua comunidade, portanto se demonstra como instrumento potente para as políticas publicadas. Busca-se identificar a existência de aderência profissional do designer educacional em cenários distantes ao EAD, isso é, os conceitos e as características que definem o profissional do designer Educacional. Aplica-se, então, os elementos de metodologia projetual (design sistêmico) com base no modelo metaprojetual, para a problematização das habilidades e competências criativas, comunicacionais e interpessoais do designer educacional.
- ItemRestritoEdificações protegidas em São José dos Campos: uma proposta de educação patrimonial(Universidade Federal de São Paulo, 2021-05-07) Ribeiro, Lucas Felipe de Ambrósio [UNIFESP]; Siqueira, Lucília Santos; http://lattes.cnpq.br/0885840108935155; http://lattes.cnpq.br/3004939970083027A cidade paulista de São José dos Campos conta, atualmente, com 31 bens materiais preservados por legislação específica, sendo 16 localizados no centro histórico. Por uma seleção que objetivou incorporar variadas tipologias, décadas de origem, usos e trajetórias, elegeram-se neste trabalho três edificações para a proposição de atividades de Educação Patrimonial que busquem analisar o patrimônio como processo de ressignificação, conflituoso e em construção incessante: o Cine Theatro São José (1909), que é a atual Biblioteca Municipal, o Mercado Municipal (1923), que ainda funciona como tal, e a Antiga Câmara Municipal (1926), que hoje é o Museu Municipal. Pelos processos de proteção oficial, visitas aos bens preservados e análise de outros documentos, buscaremos examinar os sentidos destes processos de preservação e apreender os valores e conteúdos históricos atribuídos a estes bens, visando a montagem de material didático direcionado aos docentes, que relacione os bens preservados com períodos históricos estudados em sala de aula, utilizando a educação patrimonial para explicitar as relações sociais e simbólicas que operam nas mediações entre os cidadãos e os bens preservados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensinando o passado por meio do Patrimônio Cultural(Cláudia R. Plens, 2023) Siqueira, Lucília Santos [UNIFESP]; Plens, Cláudia Regina [UNIFESP]; Paiva, Odair da Cruz [UNIFESP]; Atique, Fernando [UNIFESP]; Godoy, Alexandre Pianelli [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2142424336909827; http://lattes.cnpq.br/0579359295517355; http://lattes.cnpq.br/8425420305118490; http://lattes.cnpq.br/0885840108935155; http://lattes.cnpq.br/2793775444686758A Educação Patrimonial é uma ferramenta criada para suprimir ausências históricas dos livros didáticos e o ensino de história. O livro didático, assim como o patrimônio, também tem um grupo seleto que seleciona o que constará em suas páginas, privilegiando algumas histórias. A partir da perspectiva da Educação Patrimonial, o educador poderá escolher ferramentas, suportes e visões alternativas da história para as necessidades de seu público de conhecer ou aprofundar determinados assuntos. Nesse sentido, o curso de graduação em História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) possui um bacharelado com ênfase na área patrimonial, sendo quatro de suas disciplinas focadas em diferentes aspectos da cultura material. Diferente- mente de textos escritos, já bem conhecidos como fonte essencial de estudo dessa disciplina, a cultura material ainda se apresenta como um desafio teórico metodológico para os historiadores. De modo que entendemos que esse mesmo desafio, muitas vezes, atinja os professores e educadores patrimoniais. Tentando transpor esses desafios, o recorte feito neste livro traz uma primeira visão de professores da área patrimonial do curso de bacharelado em História da Unifesp, das áreas de arquitetura, história, museus e arqueologia sobre a cultura material e o patrimônio para o ensino de História.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sítio do Padre Inácio, Cotia/SP : diretrizes para ação educativa em casas bandeiristas(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-12) Oliveira, Thais Ramos de [UNIFESP]; Siqueira, Lucília Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0885840108935155A presente pesquisa pretende levantar e analisar elementos a respeito da história do Sítio do Padre Inácio e também da sua trajetória de patrimonialização. A partir disso é possível acessar pontos de destaque da história da edificação, os quais são as diretrizes para um projeto de educação patrimonial. Estes são conteúdos do passado que fornecem aos cidadãos ferramentas de reflexão sobre os conflitos existentes no patrimônio, os discursos construídos através da patrimonialização do bem e memória. Dessa forma, tais diretrizes possibilitam a formulação projetos de educação patrimonial que visam a construção de uma relação cognitiva da sociedade com o Sítio do Padre Inácio.