Navegando por Palavras-chave "Educação em astronomia"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Alfabetização Científica e Astronomia na Educação Infantil: uma exploração lúdica dos conceitos de dia e noite(UNILASALLE, 2021-05) Belli, Giselli [UNIFESP]; Magalhães, Thuane Santos Valverde [UNIFESP]; Amorim, Vitor [UNIFESP]; Izidoro, Emerson; http://lattes.cnpq.br/7509700911509382; http://lattes.cnpq.br/4324131102464072; http://lattes.cnpq.br/8397523106470083; http://lattes.cnpq.br/5505969975499859A alfabetização científica é um processo que promove diálogos e aproximações entre a cultura científica e a cultura experiencial dos indivíduos. Esse processo pode, e deve, estar presente no cotidiano das crianças pequenas e o uso da ludicidade torna-o possível, pois, é necessário pensar sua adequação ao público infantil. Assim, o presente trabalho objetiva apresentar o processo de elaboração, desenvolvimento e resultados de uma intervenção lúdico-didática planejada no contexto de uma disciplina do curso de Pedagogia da Unifesp, oferecida nos primeiros semestres. A metodologia adotada permitiu-nos discutir o uso de elementos educacionais não formais em âmbito escolar por meio de uma intervenção didática baseada em uma sequência de atividades sobre a temática Dia e Noite a saber: desenho animado, roda de conversa, produção artística e brincadeira. Como resultados verificamos, por meio das atividades e falas das crianças, que cada momento contribuiu para ampliar suas experiências e conhecimentos sobre o fenômeno astronômico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação em astronomia para pedagogia no contexto pandêmico: divulgação científica, formação docente e produção audiovisual(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-31) Amorim, Vitor [UNIFESP]; Vieira, Rui Manoel de Bastos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7458884068779779; http://lattes.cnpq.br/8397523106470083Consideramos a produção de recursos de divulgação científica para crianças, realizado por pedagogas, como um tema muito relevante a ser investigado. Tivemos por objetivo, nessa pesquisa, investigar o processo formativo inicial de pedagogas para a educação em astronomia a partir da produção audiovisual de divulgação científica. Além de incentivar a autonomia e o protagonismo docente por meio da produção de artefatos/atividades. Muitas vezes estes profissionais sentem-se desamparados, para suprir essas lacunas, após sua formação inicial. Abordar conceitos de Astronomia para crianças representa um grande desafio, isso leva muitos professores a fugirem dos conhecimentos científicos que não entendem e evitar conversar sobre esses assuntos com os pequenos. Essa insegurança tem como uma das origens, via de regra, lacunas de sua formação inicial. A pesquisa é de caráter qualitativo dentro do campo de Análise de Discurso, onde os participantes são estudantes de graduação do curso de Pedagogia da Unifesp. A coleta de dados foi feita no contexto de uma disciplina, ou unidade curricular (UC), eletiva “Divulgação Científica em Astronomia para Crianças”, oferecida ao curso de Pedagogia da Unifesp no 2º semestre de 2021. Ao longo da UC as pedagogas produziram vídeos de divulgação científica em Astronomia para crianças. Para a coleta dos dados foram selecionadas 4 atividades/momentos principais, no processo de desenvolvimento da disciplina: Experiência Inicial; Produção do artefato/atividade; Produção do Vídeo; Relato de Experiência. Esta pesquisa tem dois focos de investigação: a produção audiovisual de divulgação científica em astronomia e o processo formativo das estudantes em Pedagogia. Para a análise dos vídeos, estabelecemos cinco parâmetros a serem identificados/analisados nas produções: (i) Interdisciplinaridade; (ii) Reprodutibilidade; (iii) Ludicidade; (iv) Simplicidade; e (v) Dialogicidade. Para análise do processo formativo utilizamos os dados obtidos por meio de relatos que analisamos na perspectiva da análise de discurso proposta por Maingueneau (2006, 2013). Essa pesquisa contribui para o estudo sobre o uso de produções audiovisual de divulgação científica em astronomia no processo formativo das estudantes em Pedagogia, promovendo uma educação científica mais acessível, lúdica e interdisciplinar