Navegando por Palavras-chave "Educação de Jovens e Adultos (EJA)"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Jovens e adultos com deficiência intelectual nos CIEJAs paulistanos: o que dizem professoras sobre sobre os desafios de educar para o trabalho(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Silva, Adriana Fernandes; Carvalho, Maria de Fátima; http://lattes.cnpq.br/1875338693729537; http://lattes.cnpq.br/9748831356706522Este trabalho de pesquisa de mestrado aborda a inclusão educacional e profissional de estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos — EJA. Investiga o que dizem professoras, sua posição sobre a proposta educacional orientadora da EJA na cidade de São Paulo e, mais especificamente, sobre o Projeto Político-Pedagógico — PPP (proposta curricular de um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos — CIEJA), com o intuito de verificar se e como os objetivos de preparação de estudantes jovens e adultos com deficiência intelectual para o mundo do trabalho — objeto da proposta desta modalidade de ensino no município — são concebidos pelas professoras e, de que maneira, da perspectiva delas, são trabalhados no âmbito pedagógico escolar de um CIEJA. A fundamentação teórica e a análise de dados têm como base a teoria histórico-cultural de Vigotski e colaboradores sobre o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual e a importância da educação nesse processo, assim como as contribuições de estudos da história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, da Educação especial e inclusiva e, também, sobre a inclusão profissional desses estudantes no Brasil. Trata-se de pesquisa exploratória, conduzida de forma qualitativa e descritiva, incluindo uma abordagem de produções acadêmicas sobre o tema (2008-2022), do currículo da EJA — com sua origem e desenvolvimento — da escola definida como base de trabalho e de um CIEJA paulistano, além de entrevistas semiestruturadas, realizadas com oito professoras desta unidade, escolhida por concentrar o atendimento a esta população. As análises descrevem perspectivas de documentos e das docentes sobre educação inclusiva, deficiência, desenho universal para aprendizagem, educação integral, trabalho escolar de preparação para o mundo do trabalho. Busca-se, de uma perspectiva descritiva, articular entendimentos de professoras, princípios e orientações constantes nos documentos, identificar aproximações e afastamentos e, nesse contexto, responder sobre as contribuições de uma unidade de CIEJA aos desafios já elencados. As considerações finais apontam e retomam descrições do que dizem as educadoras, suas elaborações de conceitos e fatores envolvidos na relação entre os princípios orientadores do projeto e das práticas pedagógicas. Constatam que, do ponto de vista das docentes, para contribuir com a formação para o mundo do trabalho, muitos obstáculos precisam ser superados pela instituição e pela EJA. Evidenciam contradições constitutivas da relação educação-mundo do trabalho para pessoas com deficiência intelectual. Refletem sobre a necessidade de superação de uma concepção de educação de pessoas com deficiência intelectual que se centra na dimensão socializadora do trabalho pedagógico, enfatizando a necessidade de acolhimento afetivo e de leitura de mundo, o que impede um maior investimento em processos de ensino-aprendizagem de conteúdos — como a leitura e escrita, por exemplo — voltados às necessidades jovens e adultas de formação para o mundo do trabalho e do trabalho propriamente dito. A persistência dessa perspectiva contradiz conceitos orientadores e diretrizes do campo da EJA.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Práticas educativas em trajetórias escolares de pessoas não alfabetizadas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-20) Lima, Ayslane [UNIFESP]; Martins, Edna; http://lattes.cnpq.br/1795407379797629; http://lattes.cnpq.br/0023496751209815Ao longo da história da Educação brasileira, constatou-se que a Educação de Jovens e Adultos evoluiu com ganhos tímidos ao longo dos tempos e que necessita de uma constante reafirmação do seu sentido político. Com um olhar sobre essa modalidade de ensino, essa pesquisa teve por objetivo a compreensão dos aspectos que perpassam a trajetória de vida escolar de pessoas não alfabetizadas, aprofundando em uma análise dos impactos familiares e sociais nos processos de escolarização dessas pessoas. A partir de abordagem qualitativa e exploratória esse trabalho contou com entrevistas com a participação voluntária de 5 alunos (maiores de 18 anos) de ambos os sexos que estão matriculados em qualquer ano/série de cursos de Educação de Jovens e Adultos na grande São Paulo. As entrevistas ocorreram a partir de roteiro semiestruturado com questões abertas, a fim de garantir que cada entrevistado pudesse trazer narrativas sobre sua trajetória de escolarização. Essa pesquisa está fundamentada em uma perspectiva Histórico-Cultural elaborada por Vygotsky com a colaboração de seus colaboradores como Leontiev (1904-1979) e Luria (1902-1977), o qual buscaram compreender o humano em suas complexas relações com o mundo social. Os resultados mostraram que condicionantes sociais e históricos tem grande influência na evasão escolar, percebendo-se também que a EJA possui um grande papel, que além de formativo, inclui jovens e adultos na vivência em sociedade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo?(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01) Soares, Elienai B. Gonçalves [UNIFESP]; Graciano, Mariangêla [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8133929640899337Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o Relato de Experiência vivido durante o período de imersão no Programa Residência Pedagógica – Educação de Jovens e Adultos (PRPEJA), destacadamente a elaboração e aplicação da Ação Pedagógica, nos dias 8 e 9 de 2018, no Colégio CEU Pimentas - EPG Jeanete Beauchamp. Tendo por objetivo geral a reflexão compartilhada entre educandos(as) e egressos(as) da EJA sobre: 1) Causas do abandono escolar na infância e adolescência, 2) consequências do abandono escolar e 3) das motivações para o retorno Escolar. O processo de escuta aos educandos foi organizado por meio de Rodas de Conversa (PESCE & ABREU,2013) e as análises das reflexões e proposições do grupo foram feitas à luz das contribuições de Galvão & Di Pierro (2007); Arroyo (2017) Pedralli & Rizzatti (2013) e Freire (2002). Outros teóricos também tiveram sua contribuição: Ferrari (2011); Pesce & Abreu (2013) eCasarino, Quevedo & Gervasoni (2014). Como principais resultados destaco o novo olhar que tenho hoje sobre a EJA. Compreendo melhor essa busca dos educandos pela valorização de sua identidade como educando da EJA que são. Por fim, destaco que todo o processo contribuiu não apenas para minha formação profissional, mas também para a compreensão de minha própria condição como educanda egressa da EJA.