Navegando por Palavras-chave "Educação Física e treinamento"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar(UNESP, 2012-06-01) Roble, Odilon José; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; Scagliusi, Fernanda Baeza [UNIFESP]; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study aimed to analyze an experience in developing physical educators as mental health practitioners, within an interdisciplinary team. The investigation took place in the second semester of 2009, in a psychosocial support center in Santos, state of São Paulo, Brazil. The projects and reports produced by the students were used as investigation materials. Their most significant excerpts were extracted, grouped according to their key messages, and discussed. This was qualitative data gathering that generated a reflective essay. Three key themes were identified: a tendency towards a sedentary lifestyle among the users; possibilities of actions for physical educators; and mutual significant learning. Physical educators appeared as interlocutors in the therapeutic dialogue: people who came to talk about the body or to the body of the human being affected by mental distress. Our results corroborate the importance of these professionals in this context and unveil new horizons for this intervention.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O tema saúde no discurso dos professores de Educação Física no município de Itanhaém-SP(Universidade Federal de São Paulo, 2023-04-27) Borges, Eduardo Oliveira [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/5124218221237646; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O enlace da saúde com a Educação Física esteve presente na área desde sua gênese e na escola esse elo influenciou o modo em que a disciplina foi desenvolvida, sua legitimidade e a compreensão generalista como a única responsável pelas ações de saúde. Essa relação apresentou uma predominância do viés da aptidão física, uma causalidade entre atividade física e saúde de maneira restrita, que acaba por desconsiderar os condicionantes e determinantes sociais envolvidos nesse processo, o que faz necessário investigar como pensam e em quais perspectivas o tema saúde vem sendo explorado pelos professores da disciplina. Desse modo, o objetivo do estudo consistiu em compreender o discurso dos professores de Educação Física no ensino fundamental II em relação à saúde em escolas públicas no município de ItanhaémSP. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de campo exploratória com professores de Educação Física do ensino fundamental II do município de Itanhaém-SP. Participaram do estudo 16 professores, de ambos os sexos, efetivos da rede municipal de educação. O instrumento de coleta de dados utilizado no estudo foi a entrevista semiestruturada e a análise dos dados ocorreu por meio de categorias não-apriorísticas. Como resultados foi possível identificar no discurso dos professores o predomínio de uma concepção e relação restrita de saúde. Contudo, apesar da carência de definição teórica, surgiram também, indícios que caminham na direção de uma prática pedagógica com uma concepção ampliada de saúde. Essa escassez de arcabouço teórico pode ser consequência de uma formação com pouca aproximação e debates relacionados às questões de saúde. Pode-se concluir que a abordagem do tema saúde tem sido desenvolvido próximo de uma concepção restrita de saúde. Esse tipo de abordagem está relacionado a uma vertente fomentadora de saúde. Além disso, os professores de Educação Física parecem fundamentar o tema saúde, principalmente, por meio da informação